A representação da cultura e da identidade brasileira em mauais de PLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hong, Yu
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/43895
Resumo: Esta é uma dissertação sobre manuais brasileiros para o ensino de PLE e a apresentação da cultura do país que neles é feita. Interessa-se por identificar os processos linguísticos e multimodais através dos quais a cultura brasileira é apresentada aos aprendentes de PLE. Recorrendo aos pressupostos da Análise Crítica do Discurso (Fairclough: 1989, 2001; Van Dijk: 1993), o estudo procede a uma análise quantitativa dos textos de 12 manuais para o ensino de PLE, representativos da edição atual brasileira, organizando dos tópicos selecionados em torno de quatro grandes domínios. Esta análise revela a prevalência de determinados tópicos sobre outros e as inclinações dos autores para o tratamento de categorias centrais na apresentação da cultura brasileira. A análise qualitativa recai sobre uma escolha de textos considerados representativos do panorama editorial brasileiro revelando processos linguísticos e multimodais que são postos ao serviço das duas imagens predominantes: a do Brasil, grande democracia, país pertencente aos BRICS, turístico, carnavalesco e futebolístico e a do Brasil com a sua cultura variada, profunda. A primeira destas representações está presente nos manuais através de uma estereotipação positiva; a segunda, é descorada e faz-se através de estereótipos negativos. Confirma-se a preponderância do manual de ensino de uma língua não materna na difusão da cultura e identidade por detrás da língua que é aprendida.
id RCAP_0bb54a874e59f71e85abad64424f72d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/43895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A representação da cultura e da identidade brasileira em mauais de PLELíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosManuais de ensino - Brasil - História e críticaManuais de ensino - Edição - BrasilBrasil - Manuais de ensino - BrasilTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEsta é uma dissertação sobre manuais brasileiros para o ensino de PLE e a apresentação da cultura do país que neles é feita. Interessa-se por identificar os processos linguísticos e multimodais através dos quais a cultura brasileira é apresentada aos aprendentes de PLE. Recorrendo aos pressupostos da Análise Crítica do Discurso (Fairclough: 1989, 2001; Van Dijk: 1993), o estudo procede a uma análise quantitativa dos textos de 12 manuais para o ensino de PLE, representativos da edição atual brasileira, organizando dos tópicos selecionados em torno de quatro grandes domínios. Esta análise revela a prevalência de determinados tópicos sobre outros e as inclinações dos autores para o tratamento de categorias centrais na apresentação da cultura brasileira. A análise qualitativa recai sobre uma escolha de textos considerados representativos do panorama editorial brasileiro revelando processos linguísticos e multimodais que são postos ao serviço das duas imagens predominantes: a do Brasil, grande democracia, país pertencente aos BRICS, turístico, carnavalesco e futebolístico e a do Brasil com a sua cultura variada, profunda. A primeira destas representações está presente nos manuais através de uma estereotipação positiva; a segunda, é descorada e faz-se através de estereótipos negativos. Confirma-se a preponderância do manual de ensino de uma língua não materna na difusão da cultura e identidade por detrás da língua que é aprendida.This is a dissertation about Brazilian textbooks for teaching of Portuguese as a foreign language (hereinafter as PLE), as well as how the culture of the country is presented in them. Concerning to identify the linguistic and multimodal processes through which Brazilian culture is presented to foreign learners. Using the assumptions of Critical Discourse Analysis (Fairclough: 1989, 2001; Van Dijk: 1993), the study goes along a quantitative analysis of the contents of 12 representative PLE textbooks of the current publications, organizing topics selected around four major domains. This analysis reveals the prevalence of certain topics over others and the authors' inclinations in dealing with the central categories in the presentation of Brazilian culture. The qualitative analysis relies on a choice of texts considered representative of the Brazilian editorial panorama, revealing linguistic and multimodal processes that are used to achieve the two predominant images: the image of Brazil being a great democratic country, one of the members of BRICS, touristic, carnivalesque and football; and that of a country with diverse and profound culture. The former is presented in the textbooks through a positive stereotyping; whilst the second is disregarded and is done through negative stereotypes. It can be included that there exists a preponderance of non-maternal language teaching textbooks in the diffusion of culture and identity behind the learnt language.Avelar, António Manuel dos SantosRepositório da Universidade de LisboaHong, Yu2020-06-24T12:53:16Z2019-03-292019-02-082019-03-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43895TID:202214087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:44:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:36.819659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A representação da cultura e da identidade brasileira em mauais de PLE
title A representação da cultura e da identidade brasileira em mauais de PLE
spellingShingle A representação da cultura e da identidade brasileira em mauais de PLE
Hong, Yu
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Manuais de ensino - Brasil - História e crítica
Manuais de ensino - Edição - Brasil
Brasil - Manuais de ensino - Brasil
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A representação da cultura e da identidade brasileira em mauais de PLE
title_full A representação da cultura e da identidade brasileira em mauais de PLE
title_fullStr A representação da cultura e da identidade brasileira em mauais de PLE
title_full_unstemmed A representação da cultura e da identidade brasileira em mauais de PLE
title_sort A representação da cultura e da identidade brasileira em mauais de PLE
author Hong, Yu
author_facet Hong, Yu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Avelar, António Manuel dos Santos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Hong, Yu
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Manuais de ensino - Brasil - História e crítica
Manuais de ensino - Edição - Brasil
Brasil - Manuais de ensino - Brasil
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Manuais de ensino - Brasil - História e crítica
Manuais de ensino - Edição - Brasil
Brasil - Manuais de ensino - Brasil
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Esta é uma dissertação sobre manuais brasileiros para o ensino de PLE e a apresentação da cultura do país que neles é feita. Interessa-se por identificar os processos linguísticos e multimodais através dos quais a cultura brasileira é apresentada aos aprendentes de PLE. Recorrendo aos pressupostos da Análise Crítica do Discurso (Fairclough: 1989, 2001; Van Dijk: 1993), o estudo procede a uma análise quantitativa dos textos de 12 manuais para o ensino de PLE, representativos da edição atual brasileira, organizando dos tópicos selecionados em torno de quatro grandes domínios. Esta análise revela a prevalência de determinados tópicos sobre outros e as inclinações dos autores para o tratamento de categorias centrais na apresentação da cultura brasileira. A análise qualitativa recai sobre uma escolha de textos considerados representativos do panorama editorial brasileiro revelando processos linguísticos e multimodais que são postos ao serviço das duas imagens predominantes: a do Brasil, grande democracia, país pertencente aos BRICS, turístico, carnavalesco e futebolístico e a do Brasil com a sua cultura variada, profunda. A primeira destas representações está presente nos manuais através de uma estereotipação positiva; a segunda, é descorada e faz-se através de estereótipos negativos. Confirma-se a preponderância do manual de ensino de uma língua não materna na difusão da cultura e identidade por detrás da língua que é aprendida.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
2019-02-08
2019-03-29T00:00:00Z
2020-06-24T12:53:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/43895
TID:202214087
url http://hdl.handle.net/10451/43895
identifier_str_mv TID:202214087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134508823347200