Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, José Fernando A.
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Gomes, António Rui, Dias, Cláudia S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/5348
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da avaliação da eficácia de duas intervenções psicológicas realizadas junto de dois treinadores (e respectivas equipas) de andebol, dos escalões de formação desportiva (juvenis). O objectivo das intervenções constitui em promover e melhorar a relação treinador – atletas, tendo subjacente o Programa de Formação para Eficácia dos Treinadores de Smith e colaboradores (1978;1997) e a teoria cognitivo-comportamental de Bandura (1986). Os resultados dos dois estudos de caso sugerem a eficácia das intervenções psicológicas realizadas na promoção de comportamentos mais positivos e adequados dos treinadores, na sua relação com os atletas.
id RCAP_0bccf02429884c77972905eb02346201
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5348
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebolLiderançaRelação treinador-atletaTreino de jovensPsicologia do desportoAndebolAthlete-coach relationshipSport psychologyHandballEste trabalho apresenta os resultados da avaliação da eficácia de duas intervenções psicológicas realizadas junto de dois treinadores (e respectivas equipas) de andebol, dos escalões de formação desportiva (juvenis). O objectivo das intervenções constitui em promover e melhorar a relação treinador – atletas, tendo subjacente o Programa de Formação para Eficácia dos Treinadores de Smith e colaboradores (1978;1997) e a teoria cognitivo-comportamental de Bandura (1986). Os resultados dos dois estudos de caso sugerem a eficácia das intervenções psicológicas realizadas na promoção de comportamentos mais positivos e adequados dos treinadores, na sua relação com os atletas.Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)Universidade do MinhoCruz, José Fernando A.Gomes, António RuiDias, Cláudia S.19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/5348por"Psicologia : Teoria, Investigação e Prática". ISSN 587-609. 2:3 (1997) 587-609.0873-4976info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:49.079183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol
title Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol
spellingShingle Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol
Cruz, José Fernando A.
Liderança
Relação treinador-atleta
Treino de jovens
Psicologia do desporto
Andebol
Athlete-coach relationship
Sport psychology
Handball
title_short Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol
title_full Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol
title_fullStr Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol
title_full_unstemmed Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol
title_sort Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol
author Cruz, José Fernando A.
author_facet Cruz, José Fernando A.
Gomes, António Rui
Dias, Cláudia S.
author_role author
author2 Gomes, António Rui
Dias, Cláudia S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, José Fernando A.
Gomes, António Rui
Dias, Cláudia S.
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Relação treinador-atleta
Treino de jovens
Psicologia do desporto
Andebol
Athlete-coach relationship
Sport psychology
Handball
topic Liderança
Relação treinador-atleta
Treino de jovens
Psicologia do desporto
Andebol
Athlete-coach relationship
Sport psychology
Handball
description Este trabalho apresenta os resultados da avaliação da eficácia de duas intervenções psicológicas realizadas junto de dois treinadores (e respectivas equipas) de andebol, dos escalões de formação desportiva (juvenis). O objectivo das intervenções constitui em promover e melhorar a relação treinador – atletas, tendo subjacente o Programa de Formação para Eficácia dos Treinadores de Smith e colaboradores (1978;1997) e a teoria cognitivo-comportamental de Bandura (1986). Os resultados dos dois estudos de caso sugerem a eficácia das intervenções psicológicas realizadas na promoção de comportamentos mais positivos e adequados dos treinadores, na sua relação com os atletas.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/5348
url https://hdl.handle.net/1822/5348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia : Teoria, Investigação e Prática". ISSN 587-609. 2:3 (1997) 587-609.
0873-4976
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132827692826624