Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/5348 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados da avaliação da eficácia de duas intervenções psicológicas realizadas junto de dois treinadores (e respectivas equipas) de andebol, dos escalões de formação desportiva (juvenis). O objectivo das intervenções constitui em promover e melhorar a relação treinador – atletas, tendo subjacente o Programa de Formação para Eficácia dos Treinadores de Smith e colaboradores (1978;1997) e a teoria cognitivo-comportamental de Bandura (1986). Os resultados dos dois estudos de caso sugerem a eficácia das intervenções psicológicas realizadas na promoção de comportamentos mais positivos e adequados dos treinadores, na sua relação com os atletas. |
id |
RCAP_0bccf02429884c77972905eb02346201 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5348 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebolLiderançaRelação treinador-atletaTreino de jovensPsicologia do desportoAndebolAthlete-coach relationshipSport psychologyHandballEste trabalho apresenta os resultados da avaliação da eficácia de duas intervenções psicológicas realizadas junto de dois treinadores (e respectivas equipas) de andebol, dos escalões de formação desportiva (juvenis). O objectivo das intervenções constitui em promover e melhorar a relação treinador – atletas, tendo subjacente o Programa de Formação para Eficácia dos Treinadores de Smith e colaboradores (1978;1997) e a teoria cognitivo-comportamental de Bandura (1986). Os resultados dos dois estudos de caso sugerem a eficácia das intervenções psicológicas realizadas na promoção de comportamentos mais positivos e adequados dos treinadores, na sua relação com os atletas.Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)Universidade do MinhoCruz, José Fernando A.Gomes, António RuiDias, Cláudia S.19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/5348por"Psicologia : Teoria, Investigação e Prática". ISSN 587-609. 2:3 (1997) 587-609.0873-4976info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:49.079183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol |
title |
Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol |
spellingShingle |
Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol Cruz, José Fernando A. Liderança Relação treinador-atleta Treino de jovens Psicologia do desporto Andebol Athlete-coach relationship Sport psychology Handball |
title_short |
Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol |
title_full |
Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol |
title_fullStr |
Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol |
title_full_unstemmed |
Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol |
title_sort |
Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: eficácia de intervenções psicológicas no andebol |
author |
Cruz, José Fernando A. |
author_facet |
Cruz, José Fernando A. Gomes, António Rui Dias, Cláudia S. |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, António Rui Dias, Cláudia S. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, José Fernando A. Gomes, António Rui Dias, Cláudia S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderança Relação treinador-atleta Treino de jovens Psicologia do desporto Andebol Athlete-coach relationship Sport psychology Handball |
topic |
Liderança Relação treinador-atleta Treino de jovens Psicologia do desporto Andebol Athlete-coach relationship Sport psychology Handball |
description |
Este trabalho apresenta os resultados da avaliação da eficácia de duas intervenções psicológicas realizadas junto de dois treinadores (e respectivas equipas) de andebol, dos escalões de formação desportiva (juvenis). O objectivo das intervenções constitui em promover e melhorar a relação treinador – atletas, tendo subjacente o Programa de Formação para Eficácia dos Treinadores de Smith e colaboradores (1978;1997) e a teoria cognitivo-comportamental de Bandura (1986). Os resultados dos dois estudos de caso sugerem a eficácia das intervenções psicológicas realizadas na promoção de comportamentos mais positivos e adequados dos treinadores, na sua relação com os atletas. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/5348 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/5348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Psicologia : Teoria, Investigação e Prática". ISSN 587-609. 2:3 (1997) 587-609. 0873-4976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132827692826624 |