Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, António R P S
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2251
Resumo: Estamos convencidos que para desenvolver a competência dos praticantes no jogo e assegurar a sua motivação e interesse durante as sessões de treino, os conteúdos do Andebol não devem aparecer como fruto do livre arbítrio do treinador, mas ao invés devem ser criteriosa e sistematicamente selecionados em função das capacidades e habilidades dos jovens, demonstradas em campo durante a atividade competitiva (Ribeiro e Volossovitch, 2008). Para tal o propósito deste estágio foi o de consolidar e aperfeiçoar as minhas competências como treinador de jovens atletas. Para conseguir organizar, planificar, concretizar e executar o meu papel de treinador foram definidos como temas de reflexão e análise o papel do treinador e as suas diferentes funções e principais capacidades, os diferentes estilos de treinador, a análise do feedback pedagógico dos treinadores, a planificação e periodização do treino e as diferenças básicas entre estes, qual a finalidade de uma equipa (formação, lazer e competição) e como definir os objetivos de uma época desportiva. Outros aspetos que mereceram a nossa reflexão foram os objetivos essenciais a definir numa equipa (físicos, técnicos individuais, táticos coletivos, psicológicos e teóricos), a caraterização dos processos de treino, a análise dos quadros competitivos, as principais leis e ideias de treino e jogo, como organizar, programar, executar Microciclos, Macrociclos e também o treino integrado como meio de treino. Para concluir, propusemo-nos realizar um estudo acerca da importância que os treinadores atribuem ao Guarda-Redes (GR) em equipas de formação de Andebol no Distrito da Guarda. A motivação máxima para esta temática prende-se com o facto de entender que no Andebol atual o GR é o jogador que pode decidir um jogo com as suas ações defensivas, defesas, e ofensivas contra ataque.
id RCAP_0fa8533ecf61b47d0d686754e8d0b9a6
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/2251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPGEstágioAndebolJovens atletasTreinadorTreinoEstamos convencidos que para desenvolver a competência dos praticantes no jogo e assegurar a sua motivação e interesse durante as sessões de treino, os conteúdos do Andebol não devem aparecer como fruto do livre arbítrio do treinador, mas ao invés devem ser criteriosa e sistematicamente selecionados em função das capacidades e habilidades dos jovens, demonstradas em campo durante a atividade competitiva (Ribeiro e Volossovitch, 2008). Para tal o propósito deste estágio foi o de consolidar e aperfeiçoar as minhas competências como treinador de jovens atletas. Para conseguir organizar, planificar, concretizar e executar o meu papel de treinador foram definidos como temas de reflexão e análise o papel do treinador e as suas diferentes funções e principais capacidades, os diferentes estilos de treinador, a análise do feedback pedagógico dos treinadores, a planificação e periodização do treino e as diferenças básicas entre estes, qual a finalidade de uma equipa (formação, lazer e competição) e como definir os objetivos de uma época desportiva. Outros aspetos que mereceram a nossa reflexão foram os objetivos essenciais a definir numa equipa (físicos, técnicos individuais, táticos coletivos, psicológicos e teóricos), a caraterização dos processos de treino, a análise dos quadros competitivos, as principais leis e ideias de treino e jogo, como organizar, programar, executar Microciclos, Macrociclos e também o treino integrado como meio de treino. Para concluir, propusemo-nos realizar um estudo acerca da importância que os treinadores atribuem ao Guarda-Redes (GR) em equipas de formação de Andebol no Distrito da Guarda. A motivação máxima para esta temática prende-se com o facto de entender que no Andebol atual o GR é o jogador que pode decidir um jogo com as suas ações defensivas, defesas, e ofensivas contra ataque.Instituto Politécnico da Guarda2016-04-14T15:58:11Z2016-04-142013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2251http://hdl.handle.net/10314/2251TID:201005913porGuerra, António R P Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:03Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:56.140594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG
title Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG
spellingShingle Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG
Guerra, António R P S
Estágio
Andebol
Jovens atletas
Treinador
Treino
title_short Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG
title_full Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG
title_fullStr Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG
title_full_unstemmed Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG
title_sort Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG
author Guerra, António R P S
author_facet Guerra, António R P S
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, António R P S
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Andebol
Jovens atletas
Treinador
Treino
topic Estágio
Andebol
Jovens atletas
Treinador
Treino
description Estamos convencidos que para desenvolver a competência dos praticantes no jogo e assegurar a sua motivação e interesse durante as sessões de treino, os conteúdos do Andebol não devem aparecer como fruto do livre arbítrio do treinador, mas ao invés devem ser criteriosa e sistematicamente selecionados em função das capacidades e habilidades dos jovens, demonstradas em campo durante a atividade competitiva (Ribeiro e Volossovitch, 2008). Para tal o propósito deste estágio foi o de consolidar e aperfeiçoar as minhas competências como treinador de jovens atletas. Para conseguir organizar, planificar, concretizar e executar o meu papel de treinador foram definidos como temas de reflexão e análise o papel do treinador e as suas diferentes funções e principais capacidades, os diferentes estilos de treinador, a análise do feedback pedagógico dos treinadores, a planificação e periodização do treino e as diferenças básicas entre estes, qual a finalidade de uma equipa (formação, lazer e competição) e como definir os objetivos de uma época desportiva. Outros aspetos que mereceram a nossa reflexão foram os objetivos essenciais a definir numa equipa (físicos, técnicos individuais, táticos coletivos, psicológicos e teóricos), a caraterização dos processos de treino, a análise dos quadros competitivos, as principais leis e ideias de treino e jogo, como organizar, programar, executar Microciclos, Macrociclos e também o treino integrado como meio de treino. Para concluir, propusemo-nos realizar um estudo acerca da importância que os treinadores atribuem ao Guarda-Redes (GR) em equipas de formação de Andebol no Distrito da Guarda. A motivação máxima para esta temática prende-se com o facto de entender que no Andebol atual o GR é o jogador que pode decidir um jogo com as suas ações defensivas, defesas, e ofensivas contra ataque.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-01T00:00:00Z
2016-04-14T15:58:11Z
2016-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/2251
http://hdl.handle.net/10314/2251
TID:201005913
url http://hdl.handle.net/10314/2251
identifier_str_mv TID:201005913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136910333968384