Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2251 |
Resumo: | Estamos convencidos que para desenvolver a competência dos praticantes no jogo e assegurar a sua motivação e interesse durante as sessões de treino, os conteúdos do Andebol não devem aparecer como fruto do livre arbítrio do treinador, mas ao invés devem ser criteriosa e sistematicamente selecionados em função das capacidades e habilidades dos jovens, demonstradas em campo durante a atividade competitiva (Ribeiro e Volossovitch, 2008). Para tal o propósito deste estágio foi o de consolidar e aperfeiçoar as minhas competências como treinador de jovens atletas. Para conseguir organizar, planificar, concretizar e executar o meu papel de treinador foram definidos como temas de reflexão e análise o papel do treinador e as suas diferentes funções e principais capacidades, os diferentes estilos de treinador, a análise do feedback pedagógico dos treinadores, a planificação e periodização do treino e as diferenças básicas entre estes, qual a finalidade de uma equipa (formação, lazer e competição) e como definir os objetivos de uma época desportiva. Outros aspetos que mereceram a nossa reflexão foram os objetivos essenciais a definir numa equipa (físicos, técnicos individuais, táticos coletivos, psicológicos e teóricos), a caraterização dos processos de treino, a análise dos quadros competitivos, as principais leis e ideias de treino e jogo, como organizar, programar, executar Microciclos, Macrociclos e também o treino integrado como meio de treino. Para concluir, propusemo-nos realizar um estudo acerca da importância que os treinadores atribuem ao Guarda-Redes (GR) em equipas de formação de Andebol no Distrito da Guarda. A motivação máxima para esta temática prende-se com o facto de entender que no Andebol atual o GR é o jogador que pode decidir um jogo com as suas ações defensivas, defesas, e ofensivas contra ataque. |
id |
RCAP_0fa8533ecf61b47d0d686754e8d0b9a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/2251 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPGEstágioAndebolJovens atletasTreinadorTreinoEstamos convencidos que para desenvolver a competência dos praticantes no jogo e assegurar a sua motivação e interesse durante as sessões de treino, os conteúdos do Andebol não devem aparecer como fruto do livre arbítrio do treinador, mas ao invés devem ser criteriosa e sistematicamente selecionados em função das capacidades e habilidades dos jovens, demonstradas em campo durante a atividade competitiva (Ribeiro e Volossovitch, 2008). Para tal o propósito deste estágio foi o de consolidar e aperfeiçoar as minhas competências como treinador de jovens atletas. Para conseguir organizar, planificar, concretizar e executar o meu papel de treinador foram definidos como temas de reflexão e análise o papel do treinador e as suas diferentes funções e principais capacidades, os diferentes estilos de treinador, a análise do feedback pedagógico dos treinadores, a planificação e periodização do treino e as diferenças básicas entre estes, qual a finalidade de uma equipa (formação, lazer e competição) e como definir os objetivos de uma época desportiva. Outros aspetos que mereceram a nossa reflexão foram os objetivos essenciais a definir numa equipa (físicos, técnicos individuais, táticos coletivos, psicológicos e teóricos), a caraterização dos processos de treino, a análise dos quadros competitivos, as principais leis e ideias de treino e jogo, como organizar, programar, executar Microciclos, Macrociclos e também o treino integrado como meio de treino. Para concluir, propusemo-nos realizar um estudo acerca da importância que os treinadores atribuem ao Guarda-Redes (GR) em equipas de formação de Andebol no Distrito da Guarda. A motivação máxima para esta temática prende-se com o facto de entender que no Andebol atual o GR é o jogador que pode decidir um jogo com as suas ações defensivas, defesas, e ofensivas contra ataque.Instituto Politécnico da Guarda2016-04-14T15:58:11Z2016-04-142013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2251http://hdl.handle.net/10314/2251TID:201005913porGuerra, António R P Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:03Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:56.140594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG |
title |
Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG |
spellingShingle |
Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG Guerra, António R P S Estágio Andebol Jovens atletas Treinador Treino |
title_short |
Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG |
title_full |
Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG |
title_fullStr |
Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG |
title_full_unstemmed |
Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG |
title_sort |
Planificação e estruturação da Época Desportiva 2011/12 da Escola de Formação de Andebol do IPG |
author |
Guerra, António R P S |
author_facet |
Guerra, António R P S |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, António R P S |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Andebol Jovens atletas Treinador Treino |
topic |
Estágio Andebol Jovens atletas Treinador Treino |
description |
Estamos convencidos que para desenvolver a competência dos praticantes no jogo e assegurar a sua motivação e interesse durante as sessões de treino, os conteúdos do Andebol não devem aparecer como fruto do livre arbítrio do treinador, mas ao invés devem ser criteriosa e sistematicamente selecionados em função das capacidades e habilidades dos jovens, demonstradas em campo durante a atividade competitiva (Ribeiro e Volossovitch, 2008). Para tal o propósito deste estágio foi o de consolidar e aperfeiçoar as minhas competências como treinador de jovens atletas. Para conseguir organizar, planificar, concretizar e executar o meu papel de treinador foram definidos como temas de reflexão e análise o papel do treinador e as suas diferentes funções e principais capacidades, os diferentes estilos de treinador, a análise do feedback pedagógico dos treinadores, a planificação e periodização do treino e as diferenças básicas entre estes, qual a finalidade de uma equipa (formação, lazer e competição) e como definir os objetivos de uma época desportiva. Outros aspetos que mereceram a nossa reflexão foram os objetivos essenciais a definir numa equipa (físicos, técnicos individuais, táticos coletivos, psicológicos e teóricos), a caraterização dos processos de treino, a análise dos quadros competitivos, as principais leis e ideias de treino e jogo, como organizar, programar, executar Microciclos, Macrociclos e também o treino integrado como meio de treino. Para concluir, propusemo-nos realizar um estudo acerca da importância que os treinadores atribuem ao Guarda-Redes (GR) em equipas de formação de Andebol no Distrito da Guarda. A motivação máxima para esta temática prende-se com o facto de entender que no Andebol atual o GR é o jogador que pode decidir um jogo com as suas ações defensivas, defesas, e ofensivas contra ataque. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-01T00:00:00Z 2016-04-14T15:58:11Z 2016-04-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/2251 http://hdl.handle.net/10314/2251 TID:201005913 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/2251 |
identifier_str_mv |
TID:201005913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136910333968384 |