Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serpa, Filipa Lopes Celestino Soares Cavalleri
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11639
Resumo: Neste estudo realiza-se uma reflexão crítica em torno da investigação-ação desenvolvida na Escola Secundária D. Dinis, por ocasião do Estágio. A investigação-ação pretendeu contribuir para a resposta à questão: «Em que medida é que as atividades de complemento curricular podem apoiar a alteração de comportamentos dos alunos face à Toxicodependência?» A amostra do estudo foi constituída por quarenta e um alunos, com idades compreendidas entre os quinze e os vinte e um anos, tendo a maioria dezasseis ou dezassete anos de idade. Os métodos e os instrumentos utilizados caraterizaram-se pela realização da atividade em cabanas de Tavira, a aplicação dos questionários antes e depois da atividade em Tavira e por último, a realização de uma conversa com os alunos envolvidos após a atividade acerca da prevenção primária da toxicodependência. Foram implementadas ações, no seio escolar, que permitiram envolver alunos, professores e funcionários, no sentido de realizar uma Prevenção Primária da Toxicodependência, em Tavira, com um conjunto de alunos da Escola Secundária D. Diniz. O impato [sic] das atividades foram estimadas a partir das diferenças das perceções dos alunos à entrada e saída das ações, face à temática em questão. Foi ainda analisada a formação desenvolvida e ainda uma “conversa” após a atividade, em jeito de balanço. A reflexão crítica foca-se no impato que a investigação-ação teve nos alunos, na comunidade escolar e no nosso desenvolvimento profissional, recorrendo-se à experiência vivida e à teoria para a sua fundamentação.
id RCAP_0bd5091975e1b99497c20cd8d3817fa5
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11639
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola"Educação para a saúdePrevenção primáriaAdolescentesAddictionPreventionHealth promotionPhysical activityAdolescentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeNeste estudo realiza-se uma reflexão crítica em torno da investigação-ação desenvolvida na Escola Secundária D. Dinis, por ocasião do Estágio. A investigação-ação pretendeu contribuir para a resposta à questão: «Em que medida é que as atividades de complemento curricular podem apoiar a alteração de comportamentos dos alunos face à Toxicodependência?» A amostra do estudo foi constituída por quarenta e um alunos, com idades compreendidas entre os quinze e os vinte e um anos, tendo a maioria dezasseis ou dezassete anos de idade. Os métodos e os instrumentos utilizados caraterizaram-se pela realização da atividade em cabanas de Tavira, a aplicação dos questionários antes e depois da atividade em Tavira e por último, a realização de uma conversa com os alunos envolvidos após a atividade acerca da prevenção primária da toxicodependência. Foram implementadas ações, no seio escolar, que permitiram envolver alunos, professores e funcionários, no sentido de realizar uma Prevenção Primária da Toxicodependência, em Tavira, com um conjunto de alunos da Escola Secundária D. Diniz. O impato [sic] das atividades foram estimadas a partir das diferenças das perceções dos alunos à entrada e saída das ações, face à temática em questão. Foi ainda analisada a formação desenvolvida e ainda uma “conversa” após a atividade, em jeito de balanço. A reflexão crítica foca-se no impato que a investigação-ação teve nos alunos, na comunidade escolar e no nosso desenvolvimento profissional, recorrendo-se à experiência vivida e à teoria para a sua fundamentação.In this study we carried out a critical reflection on the research-action developed at the D. Dinis secondary school, during the stage. Said initiative aimed at answering to the following basic question: "To what extent is that the extra-curricular activities can support a change of behaviour among the students regarding drug addiction?" The study sample consisted of forty-one pupils, aged between fifteen and twenty-one years, and the most sixteen or seventeen years old. The methods and instruments used to featured-for conducting the activity in huts of Tavira, the questionnaires before and after the activity in Tavira and finally, conducting a conversation with the students involved after activity on the primary prevention of drug addiction. Actions have been implemented within the school, which allowed to involve students, faculty and staff, to hold a Drug Addiction Primary Prevention in Tavira, with a group of students from D. Dinis secondary school. The impact of activities was estimated from the differences of perceptions of students into and out of the activities, given the subject in question. It was also analysed the developed training and even a "conversation" after the activity in balance at all. This critical reflection focuses on the impact that the research-action initiative had on the students, on the school community and on our own professional development, on the basis of the experience gained from the research initiative and its theoretical grounds.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaSerpa, Filipa Lopes Celestino Soares Cavalleri2016-06-01T13:58:36Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11639TID:201202883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:54.982217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola"
title Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola"
spellingShingle Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola"
Serpa, Filipa Lopes Celestino Soares Cavalleri
Educação para a saúde
Prevenção primária
Adolescentes
Addiction
Prevention
Health promotion
Physical activity
Adolescents
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola"
title_full Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola"
title_fullStr Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola"
title_full_unstemmed Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola"
title_sort Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola"
author Serpa, Filipa Lopes Celestino Soares Cavalleri
author_facet Serpa, Filipa Lopes Celestino Soares Cavalleri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Serpa, Filipa Lopes Celestino Soares Cavalleri
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a saúde
Prevenção primária
Adolescentes
Addiction
Prevention
Health promotion
Physical activity
Adolescents
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Educação para a saúde
Prevenção primária
Adolescentes
Addiction
Prevention
Health promotion
Physical activity
Adolescents
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description Neste estudo realiza-se uma reflexão crítica em torno da investigação-ação desenvolvida na Escola Secundária D. Dinis, por ocasião do Estágio. A investigação-ação pretendeu contribuir para a resposta à questão: «Em que medida é que as atividades de complemento curricular podem apoiar a alteração de comportamentos dos alunos face à Toxicodependência?» A amostra do estudo foi constituída por quarenta e um alunos, com idades compreendidas entre os quinze e os vinte e um anos, tendo a maioria dezasseis ou dezassete anos de idade. Os métodos e os instrumentos utilizados caraterizaram-se pela realização da atividade em cabanas de Tavira, a aplicação dos questionários antes e depois da atividade em Tavira e por último, a realização de uma conversa com os alunos envolvidos após a atividade acerca da prevenção primária da toxicodependência. Foram implementadas ações, no seio escolar, que permitiram envolver alunos, professores e funcionários, no sentido de realizar uma Prevenção Primária da Toxicodependência, em Tavira, com um conjunto de alunos da Escola Secundária D. Diniz. O impato [sic] das atividades foram estimadas a partir das diferenças das perceções dos alunos à entrada e saída das ações, face à temática em questão. Foi ainda analisada a formação desenvolvida e ainda uma “conversa” após a atividade, em jeito de balanço. A reflexão crítica foca-se no impato que a investigação-ação teve nos alunos, na comunidade escolar e no nosso desenvolvimento profissional, recorrendo-se à experiência vivida e à teoria para a sua fundamentação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01T13:58:36Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11639
TID:201202883
url http://hdl.handle.net/10400.5/11639
identifier_str_mv TID:201202883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131062681468928