Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11639 |
Resumo: | Neste estudo realiza-se uma reflexão crítica em torno da investigação-ação desenvolvida na Escola Secundária D. Dinis, por ocasião do Estágio. A investigação-ação pretendeu contribuir para a resposta à questão: «Em que medida é que as atividades de complemento curricular podem apoiar a alteração de comportamentos dos alunos face à Toxicodependência?» A amostra do estudo foi constituída por quarenta e um alunos, com idades compreendidas entre os quinze e os vinte e um anos, tendo a maioria dezasseis ou dezassete anos de idade. Os métodos e os instrumentos utilizados caraterizaram-se pela realização da atividade em cabanas de Tavira, a aplicação dos questionários antes e depois da atividade em Tavira e por último, a realização de uma conversa com os alunos envolvidos após a atividade acerca da prevenção primária da toxicodependência. Foram implementadas ações, no seio escolar, que permitiram envolver alunos, professores e funcionários, no sentido de realizar uma Prevenção Primária da Toxicodependência, em Tavira, com um conjunto de alunos da Escola Secundária D. Diniz. O impato [sic] das atividades foram estimadas a partir das diferenças das perceções dos alunos à entrada e saída das ações, face à temática em questão. Foi ainda analisada a formação desenvolvida e ainda uma “conversa” após a atividade, em jeito de balanço. A reflexão crítica foca-se no impato que a investigação-ação teve nos alunos, na comunidade escolar e no nosso desenvolvimento profissional, recorrendo-se à experiência vivida e à teoria para a sua fundamentação. |
id |
RCAP_0bd5091975e1b99497c20cd8d3817fa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11639 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola"Educação para a saúdePrevenção primáriaAdolescentesAddictionPreventionHealth promotionPhysical activityAdolescentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeNeste estudo realiza-se uma reflexão crítica em torno da investigação-ação desenvolvida na Escola Secundária D. Dinis, por ocasião do Estágio. A investigação-ação pretendeu contribuir para a resposta à questão: «Em que medida é que as atividades de complemento curricular podem apoiar a alteração de comportamentos dos alunos face à Toxicodependência?» A amostra do estudo foi constituída por quarenta e um alunos, com idades compreendidas entre os quinze e os vinte e um anos, tendo a maioria dezasseis ou dezassete anos de idade. Os métodos e os instrumentos utilizados caraterizaram-se pela realização da atividade em cabanas de Tavira, a aplicação dos questionários antes e depois da atividade em Tavira e por último, a realização de uma conversa com os alunos envolvidos após a atividade acerca da prevenção primária da toxicodependência. Foram implementadas ações, no seio escolar, que permitiram envolver alunos, professores e funcionários, no sentido de realizar uma Prevenção Primária da Toxicodependência, em Tavira, com um conjunto de alunos da Escola Secundária D. Diniz. O impato [sic] das atividades foram estimadas a partir das diferenças das perceções dos alunos à entrada e saída das ações, face à temática em questão. Foi ainda analisada a formação desenvolvida e ainda uma “conversa” após a atividade, em jeito de balanço. A reflexão crítica foca-se no impato que a investigação-ação teve nos alunos, na comunidade escolar e no nosso desenvolvimento profissional, recorrendo-se à experiência vivida e à teoria para a sua fundamentação.In this study we carried out a critical reflection on the research-action developed at the D. Dinis secondary school, during the stage. Said initiative aimed at answering to the following basic question: "To what extent is that the extra-curricular activities can support a change of behaviour among the students regarding drug addiction?" The study sample consisted of forty-one pupils, aged between fifteen and twenty-one years, and the most sixteen or seventeen years old. The methods and instruments used to featured-for conducting the activity in huts of Tavira, the questionnaires before and after the activity in Tavira and finally, conducting a conversation with the students involved after activity on the primary prevention of drug addiction. Actions have been implemented within the school, which allowed to involve students, faculty and staff, to hold a Drug Addiction Primary Prevention in Tavira, with a group of students from D. Dinis secondary school. The impact of activities was estimated from the differences of perceptions of students into and out of the activities, given the subject in question. It was also analysed the developed training and even a "conversation" after the activity in balance at all. This critical reflection focuses on the impact that the research-action initiative had on the students, on the school community and on our own professional development, on the basis of the experience gained from the research initiative and its theoretical grounds.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaSerpa, Filipa Lopes Celestino Soares Cavalleri2016-06-01T13:58:36Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11639TID:201202883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:54.982217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola" |
title |
Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola" |
spellingShingle |
Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola" Serpa, Filipa Lopes Celestino Soares Cavalleri Educação para a saúde Prevenção primária Adolescentes Addiction Prevention Health promotion Physical activity Adolescents Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola" |
title_full |
Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola" |
title_fullStr |
Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola" |
title_full_unstemmed |
Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola" |
title_sort |
Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola" |
author |
Serpa, Filipa Lopes Celestino Soares Cavalleri |
author_facet |
Serpa, Filipa Lopes Celestino Soares Cavalleri |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serpa, Filipa Lopes Celestino Soares Cavalleri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para a saúde Prevenção primária Adolescentes Addiction Prevention Health promotion Physical activity Adolescents Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Educação para a saúde Prevenção primária Adolescentes Addiction Prevention Health promotion Physical activity Adolescents Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
Neste estudo realiza-se uma reflexão crítica em torno da investigação-ação desenvolvida na Escola Secundária D. Dinis, por ocasião do Estágio. A investigação-ação pretendeu contribuir para a resposta à questão: «Em que medida é que as atividades de complemento curricular podem apoiar a alteração de comportamentos dos alunos face à Toxicodependência?» A amostra do estudo foi constituída por quarenta e um alunos, com idades compreendidas entre os quinze e os vinte e um anos, tendo a maioria dezasseis ou dezassete anos de idade. Os métodos e os instrumentos utilizados caraterizaram-se pela realização da atividade em cabanas de Tavira, a aplicação dos questionários antes e depois da atividade em Tavira e por último, a realização de uma conversa com os alunos envolvidos após a atividade acerca da prevenção primária da toxicodependência. Foram implementadas ações, no seio escolar, que permitiram envolver alunos, professores e funcionários, no sentido de realizar uma Prevenção Primária da Toxicodependência, em Tavira, com um conjunto de alunos da Escola Secundária D. Diniz. O impato [sic] das atividades foram estimadas a partir das diferenças das perceções dos alunos à entrada e saída das ações, face à temática em questão. Foi ainda analisada a formação desenvolvida e ainda uma “conversa” após a atividade, em jeito de balanço. A reflexão crítica foca-se no impato que a investigação-ação teve nos alunos, na comunidade escolar e no nosso desenvolvimento profissional, recorrendo-se à experiência vivida e à teoria para a sua fundamentação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01T13:58:36Z 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11639 TID:201202883 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11639 |
identifier_str_mv |
TID:201202883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131062681468928 |