Materiais didáticos e desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com dislexia : plano de intervenção para o treino da consciência fonológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sílvia Liliana Garcêz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2650
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor.
id RCAP_0bd793a7ab66ba27ff3099160ca9690e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2650
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Materiais didáticos e desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com dislexia : plano de intervenção para o treino da consciência fonológicaDislexiaConsciência fonológicaPlano de intervençãoDyslexiaPhonological awarenessIntervention planTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor.Tendo presente que a aprendizagem da leitura revela-se um fator preditor na aquisição de outras aprendizagens. Considerando ainda que apesar da maioria das crianças aprenderem a ler sem grandes dificuldades, existe uma elevada percentagem de crianças que revelam uma dificuldade específica na aprendizagem da leitura, a qual designamos por dislexia e que a dislexia se deve, essencialmente, a um baixo nível da consciência fonológica, emerge deste modo a necessidade de treino da mesma. Assim, ao professor do Ensino Especial coloca-se o desafio de encontrar uma resposta educativa adequada face ao aluno com dificuldades específicas na aprendizagem da leitura. Pretende-se com este trabalho dar a conhecer materiais didáticos existentes para o desenvolvimento da consciência fonológica, em crianças com dislexia e criar um plano de intervenção potencialmente eficaz para a abordagem à leitura com crianças com esta problemática, caraterizando numa perspetiva evolutiva as aprendizagens realizadas com a aplicação do plano. O presente trabalho encontra-se dividido em três partes (A, B e C). A parte A diz respeito ao enquadramento teórico, que está relacionado com a importância da linguagem falada para a aprendizagem da leitura, assim como a importância da Consciência Fonológica e a sua relação com a dislexia, os tipos de dislexia existentes e o papel que a escola revela face ao desenvolvimento da competência leitora em crianças disléxicas. Já a parte B diz respeito ao nosso plano de intervenção e enquadramento metodológico do plano. Na parte C apresentamos os resultados obtidos, antes e após a nossa intervenção, expondo as conclusões a que este estudo nos permitiu chegar.Bearing in mind that learning to read proves to be a predictive factor in the acquisition of other learning. Considering also that although most children learn to read without great difficulty, there is a high percentage of children who show a specific difficulty in learning to read, which we designate as dyslexia, and that dyslexia is due mainly to a low level phonological awareness, thereby emerges the need of training the same. Thus, the Special Education teacher puts up the challenge of finding an appropriate educational response against the student with specific difficulties in learning to read. The aim of this work to inform existing learning materials for the development of phonological awareness in children with dyslexia and create a plan of potentially effective intervention for children with reading approach to this issue, featuring an evolutionary perspective the learning achieved with implementation of the plan. The present work is divided into three parts (A, B and C). Part A concerns the theoretical framework, which is related to the importance of spoken language for learning to read, as well as the importance of phonological awareness and its relationship with dyslexia, the types of dyslexia and the role that school face reveals the development of reading competence in dyslexic children. Have Part B relates to our intervention plan and methodological framework of the plan. In Part C we present the results obtained before and after our intervention, stating the conclusions that this study allowed us to reach.Pais, António PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGomes, Sílvia Liliana Garcêz2014-12-10T11:41:35Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2650TID:201035308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:34Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:52.338268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Materiais didáticos e desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com dislexia : plano de intervenção para o treino da consciência fonológica
title Materiais didáticos e desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com dislexia : plano de intervenção para o treino da consciência fonológica
spellingShingle Materiais didáticos e desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com dislexia : plano de intervenção para o treino da consciência fonológica
Gomes, Sílvia Liliana Garcêz
Dislexia
Consciência fonológica
Plano de intervenção
Dyslexia
Phonological awareness
Intervention plan
title_short Materiais didáticos e desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com dislexia : plano de intervenção para o treino da consciência fonológica
title_full Materiais didáticos e desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com dislexia : plano de intervenção para o treino da consciência fonológica
title_fullStr Materiais didáticos e desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com dislexia : plano de intervenção para o treino da consciência fonológica
title_full_unstemmed Materiais didáticos e desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com dislexia : plano de intervenção para o treino da consciência fonológica
title_sort Materiais didáticos e desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com dislexia : plano de intervenção para o treino da consciência fonológica
author Gomes, Sílvia Liliana Garcêz
author_facet Gomes, Sílvia Liliana Garcêz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pais, António Pereira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sílvia Liliana Garcêz
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Consciência fonológica
Plano de intervenção
Dyslexia
Phonological awareness
Intervention plan
topic Dislexia
Consciência fonológica
Plano de intervenção
Dyslexia
Phonological awareness
Intervention plan
description Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10T11:41:35Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2650
TID:201035308
url http://hdl.handle.net/10400.11/2650
identifier_str_mv TID:201035308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130799454289920