Relação entre habilidades auditivas e fonológicas em crianças com dislexia do desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000100016 http://hdl.handle.net/11449/10715 |
Resumo: | A dislexia do desenvolvimento, dificuldade específica de leitura, é caracterizada pela dificuldade em realizar a decodificação fono-grafêmica e percepção de fonemas acusticamente semelhantes. Este estudo teve como objetivo caracterizar o desempenho de crianças com dislexia quanto às habilidades auditivas e de consciência fonológica, correlacionando-as. Participaram deste estudo crianças com dislexia e com bom desempenho escolar, submetidas a avaliações audiológica, do processamento auditivo e das habilidades fonológicas. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significante entre as habilidades auditivas de seqüência para sons verbais, mensagem competitiva ipsi e contra-lateral, dicótico de dígitos e dissílabos alternados e ainda nos subtestes de síntese, segmentação, manipulação e transposição. Os achados deste estudo evidenciaram correlação entre provas de memória auditiva e manipulação silábica e fonêmica e associação entre habilidades auditivas e fonológicas, sugerindo que os processos auditivos interferem diretamente na percepção de aspectos acústicos, temporais e seqüenciais dos sons para formação de uma representação fonológica estável. |
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Relação entre habilidades auditivas e fonológicas em crianças com dislexia do desenvolvimentoRelación entre habilidades auditivas y fonológicas en niños con dislexia del desarrolloRelationship between phonological abilities and auditory processing in children with developmental dyslexiaDislexiaConsciência fonológicaDesempenhoDislexiaConsCiência fonológicaPerformanceDyslexiaPhonological awarenessAchievementA dislexia do desenvolvimento, dificuldade específica de leitura, é caracterizada pela dificuldade em realizar a decodificação fono-grafêmica e percepção de fonemas acusticamente semelhantes. Este estudo teve como objetivo caracterizar o desempenho de crianças com dislexia quanto às habilidades auditivas e de consciência fonológica, correlacionando-as. Participaram deste estudo crianças com dislexia e com bom desempenho escolar, submetidas a avaliações audiológica, do processamento auditivo e das habilidades fonológicas. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significante entre as habilidades auditivas de seqüência para sons verbais, mensagem competitiva ipsi e contra-lateral, dicótico de dígitos e dissílabos alternados e ainda nos subtestes de síntese, segmentação, manipulação e transposição. Os achados deste estudo evidenciaram correlação entre provas de memória auditiva e manipulação silábica e fonêmica e associação entre habilidades auditivas e fonológicas, sugerindo que os processos auditivos interferem diretamente na percepção de aspectos acústicos, temporais e seqüenciais dos sons para formação de uma representação fonológica estável.La dislexia del desarrollo, dificultad específica de lectura, se caracteriza por la dificultad en realizar la decodificación fono-grafema y percepción de fonemas acústicamente semejantes. Este estudio tuvo como objetivo caracterizar el desempeño de niños con dislexia en relación a las habilidades auditivas y de consCiência fonológica, correlacionándolas. Participaron de este estudio niños con dislexia y con buen desempeño escolar, sometidas a evaluaciones audio-lógicas, de procesamiento auditivo y de las habilidades fonológicas. Los resultados indicaron diferencia estadísticamente significativa entre las habilidades auditivas de secuencia para sonidos verbales, mensaje competitiva ipsi y contra lateral, dicótico de dígitos y disílabos alternados, y todavía, en los sub-testes de síntesis, segmentación, manipulación y transposición. Los hallazgos de este estudio muestran correlación entre pruebas de memoria auditiva y manipulación silábica y fonética y asociación entre habilidades auditivas y fonológicas, sugiriendo que los procesos auditivos interfieren directamente en la percepción de aspectos acústicos, temporales y secuenciales de los sonidos para formación de una representación fonológica estable.Developmental dyslexia is a specific reading disability characterized by difficulty in phoneme-grapheme decoding and in perceiving similar pairs of similar phonemes. The aim of this study was to characterize the performance of dyslexic children in auditory and phonological awareness skills and correlate them on this population. A number of 20 children attending 2nd to 4th grades divided into GI: formed by 10 children with interdisciplinary diagnosis of dyslexia, both genders and aged 8 to 12 years old and GII: formed by 10 good readers, paired according to gender and age with GI. As procedure applied hearing evaluation, auditory processing evaluation and phonological awareness were used. The results revealed statistic significant difference between auditory skills of sequential memory for verbal sounds, speech intelligibility with ipsilateral and contralateral competitive message, dichotic of digits test, and staggered spondaic word test when the GI was compared to GII. The same occurred with the subtests of synthesis, segmentation, manipulation and transposition. The findings of this study evidenced correlation between hearing memory tests, syllabic and phonemic manipulation and association between hearing and phonologic abilities, suggesting that the hearing processes interfere directly in the acoustic aspects perception, temporal and sequential of the sounds for the formation of a stable phonologic representation.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Simone Aparecida [UNESP]Germano, Giseli Donadon [UNESP]Cardoso, Ana Cláudia Vieira [UNESP]2014-05-20T13:31:28Z2014-05-20T13:31:28Z2008-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article235-251application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000100016Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 1, p. 235-251, 2008.1413-8557http://hdl.handle.net/11449/1071510.1590/S1413-85572008000100016S1413-85572008000100016S1413-85572008000100016.pdf90573165303895483025898045643500SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia Escolar e Educacional0,225info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:40:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10715Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:40:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A dislexia do desenvolvimento, dificuldade específica de leitura, é caracterizada pela dificuldade em realizar a decodificação fono-grafêmica e percepção de fonemas acusticamente semelhantes. Este estudo teve como objetivo caracterizar o desempenho de crianças com dislexia quanto às habilidades auditivas e de consciência fonológica, correlacionando-as. Participaram deste estudo crianças com dislexia e com bom desempenho escolar, submetidas a avaliações audiológica, do processamento auditivo e das habilidades fonológicas. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significante entre as habilidades auditivas de seqüência para sons verbais, mensagem competitiva ipsi e contra-lateral, dicótico de dígitos e dissílabos alternados e ainda nos subtestes de síntese, segmentação, manipulação e transposição. Os achados deste estudo evidenciaram correlação entre provas de memória auditiva e manipulação silábica e fonêmica e associação entre habilidades auditivas e fonológicas, sugerindo que os processos auditivos interferem diretamente na percepção de aspectos acústicos, temporais e seqüenciais dos sons para formação de uma representação fonológica estável. |
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http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000100016 Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 1, p. 235-251, 2008. 1413-8557 http://hdl.handle.net/11449/10715 10.1590/S1413-85572008000100016 S1413-85572008000100016 S1413-85572008000100016.pdf 9057316530389548 3025898045643500 |
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