Estratégias e processo de internacionalização nos mercados polaco e romeno: Estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1596 |
Resumo: | A internacionalização é um fenómeno frequente nas empresas, impulsionado pela globalização, pela necessidade de crescimento e de sobrevivência face a um mercado cada vez mais competitivo. No entanto, as estratégias adotadas no processo de internacionalização variam tendo em conta a empresa, o tipo de atividade, os recursos disponíveis e o país para o qual se pretende internacionalizar. Este é um procedimento meticuloso e demorado na medida em que é necessário calcular os custos e riscos associados à internacionalização e implica um estudo prévio aprofundado sobre o país e o mercado de destino para que a internacionalização se efetue com sucesso. O presente relatório de estágio tem como objetivo descrever o processo de internacionalização e as estratégias adotadas por uma empresa portuguesa, para os mercados da Polónia e da Roménia. Para o efeito foi utilizada a metodologia do estudo caso por ser o método de pesquisa qualitativa mais adequado. Neste estudo é feita uma caracterização da empresa e dos mercados, e analisada a escolha destes países, as motivações, modos de entrada e obstáculos associados à expansão internacional. São analisados também os objetivos internacionais atuais e futuros do caso em estudo e realizado um contraponto sobre a relação entre algumas das teorias da internacionalização e as estratégias utilizadas pela empresa, onde se verificaram semelhanças com a Teoria de Uppsala, da Vantagem Competitiva e das Redes. Por fim, procura ainda descrever o período de 1620 horas de estágio na Índice ICT & Management, Lda., onde são apresentados os objetivos propostos e as tarefas desenvolvidas. |
id |
RCAP_0bd8fa7052d9d2ac788dc87553b83fe4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1596 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias e processo de internacionalização nos mercados polaco e romeno: Estudo de casoInternacionalizaçãoEstratégiasTeorias da InternacionalizaçãoPolóniaRoméniaDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Economia e GestãoA internacionalização é um fenómeno frequente nas empresas, impulsionado pela globalização, pela necessidade de crescimento e de sobrevivência face a um mercado cada vez mais competitivo. No entanto, as estratégias adotadas no processo de internacionalização variam tendo em conta a empresa, o tipo de atividade, os recursos disponíveis e o país para o qual se pretende internacionalizar. Este é um procedimento meticuloso e demorado na medida em que é necessário calcular os custos e riscos associados à internacionalização e implica um estudo prévio aprofundado sobre o país e o mercado de destino para que a internacionalização se efetue com sucesso. O presente relatório de estágio tem como objetivo descrever o processo de internacionalização e as estratégias adotadas por uma empresa portuguesa, para os mercados da Polónia e da Roménia. Para o efeito foi utilizada a metodologia do estudo caso por ser o método de pesquisa qualitativa mais adequado. Neste estudo é feita uma caracterização da empresa e dos mercados, e analisada a escolha destes países, as motivações, modos de entrada e obstáculos associados à expansão internacional. São analisados também os objetivos internacionais atuais e futuros do caso em estudo e realizado um contraponto sobre a relação entre algumas das teorias da internacionalização e as estratégias utilizadas pela empresa, onde se verificaram semelhanças com a Teoria de Uppsala, da Vantagem Competitiva e das Redes. Por fim, procura ainda descrever o período de 1620 horas de estágio na Índice ICT & Management, Lda., onde são apresentados os objetivos propostos e as tarefas desenvolvidas.Ferreira, Vítor Hugo SantosIC-OnlineMatias, Paula Cristina Pereira2016-03-09T15:23:42Z2015-12-212015-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1596TID:201076020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:19Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:11.039404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias e processo de internacionalização nos mercados polaco e romeno: Estudo de caso |
title |
Estratégias e processo de internacionalização nos mercados polaco e romeno: Estudo de caso |
spellingShingle |
Estratégias e processo de internacionalização nos mercados polaco e romeno: Estudo de caso Matias, Paula Cristina Pereira Internacionalização Estratégias Teorias da Internacionalização Polónia Roménia Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Economia e Gestão |
title_short |
Estratégias e processo de internacionalização nos mercados polaco e romeno: Estudo de caso |
title_full |
Estratégias e processo de internacionalização nos mercados polaco e romeno: Estudo de caso |
title_fullStr |
Estratégias e processo de internacionalização nos mercados polaco e romeno: Estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Estratégias e processo de internacionalização nos mercados polaco e romeno: Estudo de caso |
title_sort |
Estratégias e processo de internacionalização nos mercados polaco e romeno: Estudo de caso |
author |
Matias, Paula Cristina Pereira |
author_facet |
Matias, Paula Cristina Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Vítor Hugo Santos IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Paula Cristina Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Estratégias Teorias da Internacionalização Polónia Roménia Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Economia e Gestão |
topic |
Internacionalização Estratégias Teorias da Internacionalização Polónia Roménia Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Economia e Gestão |
description |
A internacionalização é um fenómeno frequente nas empresas, impulsionado pela globalização, pela necessidade de crescimento e de sobrevivência face a um mercado cada vez mais competitivo. No entanto, as estratégias adotadas no processo de internacionalização variam tendo em conta a empresa, o tipo de atividade, os recursos disponíveis e o país para o qual se pretende internacionalizar. Este é um procedimento meticuloso e demorado na medida em que é necessário calcular os custos e riscos associados à internacionalização e implica um estudo prévio aprofundado sobre o país e o mercado de destino para que a internacionalização se efetue com sucesso. O presente relatório de estágio tem como objetivo descrever o processo de internacionalização e as estratégias adotadas por uma empresa portuguesa, para os mercados da Polónia e da Roménia. Para o efeito foi utilizada a metodologia do estudo caso por ser o método de pesquisa qualitativa mais adequado. Neste estudo é feita uma caracterização da empresa e dos mercados, e analisada a escolha destes países, as motivações, modos de entrada e obstáculos associados à expansão internacional. São analisados também os objetivos internacionais atuais e futuros do caso em estudo e realizado um contraponto sobre a relação entre algumas das teorias da internacionalização e as estratégias utilizadas pela empresa, onde se verificaram semelhanças com a Teoria de Uppsala, da Vantagem Competitiva e das Redes. Por fim, procura ainda descrever o período de 1620 horas de estágio na Índice ICT & Management, Lda., onde são apresentados os objetivos propostos e as tarefas desenvolvidas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-21 2015-12-21T00:00:00Z 2016-03-09T15:23:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1596 TID:201076020 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1596 |
identifier_str_mv |
TID:201076020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136957352116224 |