Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.21586 |
Resumo: | Objetivou-se identificar e descrever instrumentos referentes à avaliação do comportamento aquático de crianças, por meio de revisão sistemática, e discuti-los à luz do conceito de competência aquática. Realizou-se a busca nas bases SPORTDiscus with Full Text, MEDLINE Complete, EMBASE, Web of Science e PubMed. Foram incluídos artigos, teses e dissertações em língua portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, sem restrição quanto ao ano e tipo de estudo. A estratégia de busca encontrou 14.099 estudos e 62 foram considerados elegíveis. Identificaram-se 21 instrumentos para crianças sem deficiência e estes incluem, predominantemente, tarefas relacionadas à natação propriamente dita e utilizam a qualidade da execução da tarefa como critério de avaliação. Identificaram-se também 15 instrumentos para crianças com deficiência. Estes incluem, predominantemente, tarefas relacionadas à adaptação ao meio aquático e utilizam o nível de autonomia na execução da tarefa como critério de avaliação. Ressalta-se que para ser competente na água uma criança deve saber executar tarefas de diferentes esportes aquáticos e ser capaz de aplicá-las em ambientes com características distintas. Nesse caso, os instrumentos de avaliação encontrados se mostraram limitados. A partir da problematização realizada percebeu-se a urgência de discutir o conceito de competência aquática para qualificar programas de ensino do nadar. Palavras-chave: ensino; competência aquática; avaliação. |
id |
RCAP_0bdd0949d740531c2e82cbec772b18c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21586 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemáticaInstrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemáticaReview ArticleObjetivou-se identificar e descrever instrumentos referentes à avaliação do comportamento aquático de crianças, por meio de revisão sistemática, e discuti-los à luz do conceito de competência aquática. Realizou-se a busca nas bases SPORTDiscus with Full Text, MEDLINE Complete, EMBASE, Web of Science e PubMed. Foram incluídos artigos, teses e dissertações em língua portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, sem restrição quanto ao ano e tipo de estudo. A estratégia de busca encontrou 14.099 estudos e 62 foram considerados elegíveis. Identificaram-se 21 instrumentos para crianças sem deficiência e estes incluem, predominantemente, tarefas relacionadas à natação propriamente dita e utilizam a qualidade da execução da tarefa como critério de avaliação. Identificaram-se também 15 instrumentos para crianças com deficiência. Estes incluem, predominantemente, tarefas relacionadas à adaptação ao meio aquático e utilizam o nível de autonomia na execução da tarefa como critério de avaliação. Ressalta-se que para ser competente na água uma criança deve saber executar tarefas de diferentes esportes aquáticos e ser capaz de aplicá-las em ambientes com características distintas. Nesse caso, os instrumentos de avaliação encontrados se mostraram limitados. A partir da problematização realizada percebeu-se a urgência de discutir o conceito de competência aquática para qualificar programas de ensino do nadar. Palavras-chave: ensino; competência aquática; avaliação.The aim was to identify and describe assessment protocols for children’s aquatic behaviour through a systematic review and discuss the results using the aquatic competence concept. The search was carried out on SPORTDiscus with Full Text, MEDLINE Complete, EMBASE, Web of Science and PubMed. Articles, theses and dissertations in Portuguese, English, Spanish and French were included, without restriction on the year and type of study. The search found 14,099 studies, and 62 were considered eligible. Twenty-one instruments for children without disabilities were identified, and these include tasks related to swimming itself and use the quality of task execution as an evaluation criterion. Fifteen instruments were also identified for children with disabilities. These include tasks related to adaptation to the aquatic environment and use the level of independence in executing the task as an evaluation criterion. To be competent in the aquatic environment, a child must know how to perform tasks of different aquatic sports and be able to apply them in environments with different characteristics. In this regard, the assessment instruments found were limited. Thus, discussing the concept of aquatic competence to qualify swimming teaching programs is urgent. Keywords: teaching; aquatic competence; evaluation.Edições Sílabas Didáticas2021-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.21586por2182-29721646-107XWizer, Rossane TrindadeTrindade, Cássia Daniele ZaleskiFeitosa, Wellington GomesOliveira, Dayana da SilvaCastro, Flávio Antônio de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:12.829570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática |
title |
Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática |
spellingShingle |
Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática Wizer, Rossane Trindade Review Article |
title_short |
Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática |
title_full |
Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática |
title_sort |
Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática |
author |
Wizer, Rossane Trindade |
author_facet |
Wizer, Rossane Trindade Trindade, Cássia Daniele Zaleski Feitosa, Wellington Gomes Oliveira, Dayana da Silva Castro, Flávio Antônio de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Cássia Daniele Zaleski Feitosa, Wellington Gomes Oliveira, Dayana da Silva Castro, Flávio Antônio de Souza |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wizer, Rossane Trindade Trindade, Cássia Daniele Zaleski Feitosa, Wellington Gomes Oliveira, Dayana da Silva Castro, Flávio Antônio de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Review Article |
topic |
Review Article |
description |
Objetivou-se identificar e descrever instrumentos referentes à avaliação do comportamento aquático de crianças, por meio de revisão sistemática, e discuti-los à luz do conceito de competência aquática. Realizou-se a busca nas bases SPORTDiscus with Full Text, MEDLINE Complete, EMBASE, Web of Science e PubMed. Foram incluídos artigos, teses e dissertações em língua portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, sem restrição quanto ao ano e tipo de estudo. A estratégia de busca encontrou 14.099 estudos e 62 foram considerados elegíveis. Identificaram-se 21 instrumentos para crianças sem deficiência e estes incluem, predominantemente, tarefas relacionadas à natação propriamente dita e utilizam a qualidade da execução da tarefa como critério de avaliação. Identificaram-se também 15 instrumentos para crianças com deficiência. Estes incluem, predominantemente, tarefas relacionadas à adaptação ao meio aquático e utilizam o nível de autonomia na execução da tarefa como critério de avaliação. Ressalta-se que para ser competente na água uma criança deve saber executar tarefas de diferentes esportes aquáticos e ser capaz de aplicá-las em ambientes com características distintas. Nesse caso, os instrumentos de avaliação encontrados se mostraram limitados. A partir da problematização realizada percebeu-se a urgência de discutir o conceito de competência aquática para qualificar programas de ensino do nadar. Palavras-chave: ensino; competência aquática; avaliação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.6063/motricidade.21586 |
url |
https://doi.org/10.6063/motricidade.21586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2972 1646-107X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130169355534336 |