Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wizer, Rossane Trindade
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Trindade, Cássia Daniele Zaleski, Feitosa, Wellington Gomes, Oliveira, Dayana da Silva, Castro, Flávio Antônio de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.21586
Resumo: Objetivou-se identificar e descrever instrumentos referentes à avaliação do comportamento aquático de crianças, por meio de revisão sistemática, e discuti-los à luz do conceito de competência aquática. Realizou-se a busca nas bases SPORTDiscus with Full Text, MEDLINE Complete, EMBASE, Web of Science e PubMed. Foram incluídos artigos, teses e dissertações em língua portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, sem restrição quanto ao ano e tipo de estudo. A estratégia de busca encontrou 14.099 estudos e 62 foram considerados elegíveis. Identificaram-se 21 instrumentos para crianças sem deficiência e estes incluem, predominantemente, tarefas relacionadas à natação propriamente dita e utilizam a qualidade da execução da tarefa como critério de avaliação. Identificaram-se também 15 instrumentos para crianças com deficiência. Estes incluem, predominantemente, tarefas relacionadas à adaptação ao meio aquático e utilizam o nível de autonomia na execução da tarefa como critério de avaliação. Ressalta-se que para ser competente na água uma criança deve saber executar tarefas de diferentes esportes aquáticos e ser capaz de aplicá-las em ambientes com características distintas. Nesse caso, os instrumentos de avaliação encontrados se mostraram limitados. A partir da problematização realizada percebeu-se a urgência de discutir o conceito de competência aquática para qualificar programas de ensino do nadar. Palavras-chave: ensino; competência aquática; avaliação.
id RCAP_0bdd0949d740531c2e82cbec772b18c4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21586
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemáticaInstrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemáticaReview ArticleObjetivou-se identificar e descrever instrumentos referentes à avaliação do comportamento aquático de crianças, por meio de revisão sistemática, e discuti-los à luz do conceito de competência aquática. Realizou-se a busca nas bases SPORTDiscus with Full Text, MEDLINE Complete, EMBASE, Web of Science e PubMed. Foram incluídos artigos, teses e dissertações em língua portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, sem restrição quanto ao ano e tipo de estudo. A estratégia de busca encontrou 14.099 estudos e 62 foram considerados elegíveis. Identificaram-se 21 instrumentos para crianças sem deficiência e estes incluem, predominantemente, tarefas relacionadas à natação propriamente dita e utilizam a qualidade da execução da tarefa como critério de avaliação. Identificaram-se também 15 instrumentos para crianças com deficiência. Estes incluem, predominantemente, tarefas relacionadas à adaptação ao meio aquático e utilizam o nível de autonomia na execução da tarefa como critério de avaliação. Ressalta-se que para ser competente na água uma criança deve saber executar tarefas de diferentes esportes aquáticos e ser capaz de aplicá-las em ambientes com características distintas. Nesse caso, os instrumentos de avaliação encontrados se mostraram limitados. A partir da problematização realizada percebeu-se a urgência de discutir o conceito de competência aquática para qualificar programas de ensino do nadar. Palavras-chave: ensino; competência aquática; avaliação.The aim was to identify and describe assessment protocols for children’s aquatic behaviour through a systematic review and discuss the results using the aquatic competence concept. The search was carried out on SPORTDiscus with Full Text, MEDLINE Complete, EMBASE, Web of Science and PubMed. Articles, theses and dissertations in Portuguese, English, Spanish and French were included, without restriction on the year and type of study. The search found 14,099 studies, and 62 were considered eligible. Twenty-one instruments for children without disabilities were identified, and these include tasks related to swimming itself and use the quality of task execution as an evaluation criterion. Fifteen instruments were also identified for children with disabilities. These include tasks related to adaptation to the aquatic environment and use the level of independence in executing the task as an evaluation criterion. To be competent in the aquatic environment, a child must know how to perform tasks of different aquatic sports and be able to apply them in environments with different characteristics. In this regard, the assessment instruments found were limited. Thus, discussing the concept of aquatic competence to qualify swimming teaching programs is urgent. Keywords: teaching; aquatic competence; evaluation.Edições Sílabas Didáticas2021-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.21586por2182-29721646-107XWizer, Rossane TrindadeTrindade, Cássia Daniele ZaleskiFeitosa, Wellington GomesOliveira, Dayana da SilvaCastro, Flávio Antônio de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:12.829570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática
Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática
title Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática
spellingShingle Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática
Wizer, Rossane Trindade
Review Article
title_short Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática
title_full Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática
title_fullStr Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática
title_sort Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática
author Wizer, Rossane Trindade
author_facet Wizer, Rossane Trindade
Trindade, Cássia Daniele Zaleski
Feitosa, Wellington Gomes
Oliveira, Dayana da Silva
Castro, Flávio Antônio de Souza
author_role author
author2 Trindade, Cássia Daniele Zaleski
Feitosa, Wellington Gomes
Oliveira, Dayana da Silva
Castro, Flávio Antônio de Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wizer, Rossane Trindade
Trindade, Cássia Daniele Zaleski
Feitosa, Wellington Gomes
Oliveira, Dayana da Silva
Castro, Flávio Antônio de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Review Article
topic Review Article
description Objetivou-se identificar e descrever instrumentos referentes à avaliação do comportamento aquático de crianças, por meio de revisão sistemática, e discuti-los à luz do conceito de competência aquática. Realizou-se a busca nas bases SPORTDiscus with Full Text, MEDLINE Complete, EMBASE, Web of Science e PubMed. Foram incluídos artigos, teses e dissertações em língua portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, sem restrição quanto ao ano e tipo de estudo. A estratégia de busca encontrou 14.099 estudos e 62 foram considerados elegíveis. Identificaram-se 21 instrumentos para crianças sem deficiência e estes incluem, predominantemente, tarefas relacionadas à natação propriamente dita e utilizam a qualidade da execução da tarefa como critério de avaliação. Identificaram-se também 15 instrumentos para crianças com deficiência. Estes incluem, predominantemente, tarefas relacionadas à adaptação ao meio aquático e utilizam o nível de autonomia na execução da tarefa como critério de avaliação. Ressalta-se que para ser competente na água uma criança deve saber executar tarefas de diferentes esportes aquáticos e ser capaz de aplicá-las em ambientes com características distintas. Nesse caso, os instrumentos de avaliação encontrados se mostraram limitados. A partir da problematização realizada percebeu-se a urgência de discutir o conceito de competência aquática para qualificar programas de ensino do nadar. Palavras-chave: ensino; competência aquática; avaliação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.21586
url https://doi.org/10.6063/motricidade.21586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130169355534336