Instrumentos de avaliação de crianças no meio aquático: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wizer,Rossane Trindade
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Trindade,Cássia Daniele Zaleski, Feitosa,Wellington Gomes, Oliveira,Dayana da Silva, Castro,Flávio Antônio de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2021000300306
Resumo: RESUMO Objetivou-se identificar e descrever instrumentos referentes à avaliação do comportamento aquático de crianças, por meio de revisão sistemática, e discuti-los à luz do conceito de competência aquática. Realizou-se a busca nas bases SPORTDiscus with Full Text, MEDLINE Complete, EMBASE, Web of Science e PubMed. Foram incluídos artigos, teses e dissertações em língua portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, sem restrição quanto ao ano e tipo de estudo. A estratégia de busca encontrou 14.099 estudos e 62 foram considerados elegíveis. Identificaram-se 21 instrumentos para crianças sem deficiência e estes incluem, predominantemente, tarefas relacionadas à natação propriamente dita e utilizam a qualidade da execução da tarefa como critério de avaliação. Identificaram-se também 15 instrumentos para crianças com deficiência. Estes incluem, predominantemente, tarefas relacionadas à adaptação ao meio aquático e utilizam o nível de autonomia na execução da tarefa como critério de avaliação. Ressalta-se que para ser competente na água uma criança deve saber executar tarefas de diferentes esportes aquáticos e ser capaz de aplicá-las em ambientes com características distintas. Nesse caso, os instrumentos de avaliação encontrados se mostraram limitados. A partir da problematização realizada percebeu-se a urgência de discutir o conceito de competência aquática para qualificar programas de ensino do nadar.
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