Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anacleto, Francis Natally de Almeida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/391
Resumo: Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica
id RCAP_0be10984e59bf37c26e379eb1c668e82
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionadoDecisões pré-interativasEducação físicaPensamento do professorPlaneamentoPhysical educationPlanningPreactive decisionsTeacher thinkingMestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão PedagógicaInicia-se o estudo com a seguinte interrogativa: No âmbito do Pensamento do Professor, quais são as decisões pré-interativas dos professores estagiários do Curso de Educação Física, quando estão a planificar a sua ação educativa? A amostra é de 20 professores em Estágio Curricular Supervisionado. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista retrospectiva. Os resultados são apresentados em tabelas, objetivando organizar as categorias de pensamento (Preocupações Práticas, Diferenciação do Ensino, Pensamentos Didáticos, Diagnóstico de Alunos, Sistemas Decisorios e Experiência Profissional), ou seja, dentro das áreas de pensamento e/ou momentos de reflexão dos professores, referentes ao processo prévio de ensino. A análise dos resultados, através das entrevistas, seguiu genericamente os dados da literatura, e foi possível constatar a importância que o planeamento tem para estes professores: é uma ferramenta que lhe possibilita autonomia, controle e promove mudanças em suas práticas pedagógicas, permitindo estabelecer suas metodologias, fazer seleção de conteúdos e de atividades pedagógicas mais adequadas a seus alunos segundo o interesse ou suas necessidades e dificuldades.The study begins with the following interrogative: At the Teacher's Thought scope, which are the preactive decisions of the Physical education beginning teachers, when are they to plan his/her educational action? The sample was 20 teachers in Supervised Practices. For data collection was used retrospective interview. The results are presented in tables, aiming at to organize thought categories (Practical Concerns, Teaching Differentiation, Didactic Thoughts, Students Diagnosis, System to Decide, and Professional Experience), in other words, inside of the thought areas and/or moments of the teachers' reflection, regarding the previous process of teaching. The analysis of the results, through the interviews, proceeded generic the data of the literature, and it was possible to verify the importance that planning has for these teachers: it is a tool that makes possible him/her autonomy, control and it promotes changes in their pedagogic practices, allowing to establish their methodologies, to select contents and of more appropriate pedagogic activities to their students according to the interest or their needs and difficulties.Januário, Carlos Alberto Serrão dos SantosRepositório da Universidade de LisboaAnacleto, Francis Natally de Almeida2008-12-09T16:03:00Z2008-07-142008-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/391porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:31:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:45.385961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado
title Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado
spellingShingle Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado
Anacleto, Francis Natally de Almeida
Decisões pré-interativas
Educação física
Pensamento do professor
Planeamento
Physical education
Planning
Preactive decisions
Teacher thinking
title_short Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado
title_full Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado
title_fullStr Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado
title_full_unstemmed Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado
title_sort Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado
author Anacleto, Francis Natally de Almeida
author_facet Anacleto, Francis Natally de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Anacleto, Francis Natally de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Decisões pré-interativas
Educação física
Pensamento do professor
Planeamento
Physical education
Planning
Preactive decisions
Teacher thinking
topic Decisões pré-interativas
Educação física
Pensamento do professor
Planeamento
Physical education
Planning
Preactive decisions
Teacher thinking
description Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-09T16:03:00Z
2008-07-14
2008-07-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/391
url http://hdl.handle.net/10400.5/391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130960257613824