Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/391 |
Resumo: | Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica |
id |
RCAP_0be10984e59bf37c26e379eb1c668e82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/391 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionadoDecisões pré-interativasEducação físicaPensamento do professorPlaneamentoPhysical educationPlanningPreactive decisionsTeacher thinkingMestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão PedagógicaInicia-se o estudo com a seguinte interrogativa: No âmbito do Pensamento do Professor, quais são as decisões pré-interativas dos professores estagiários do Curso de Educação Física, quando estão a planificar a sua ação educativa? A amostra é de 20 professores em Estágio Curricular Supervisionado. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista retrospectiva. Os resultados são apresentados em tabelas, objetivando organizar as categorias de pensamento (Preocupações Práticas, Diferenciação do Ensino, Pensamentos Didáticos, Diagnóstico de Alunos, Sistemas Decisorios e Experiência Profissional), ou seja, dentro das áreas de pensamento e/ou momentos de reflexão dos professores, referentes ao processo prévio de ensino. A análise dos resultados, através das entrevistas, seguiu genericamente os dados da literatura, e foi possível constatar a importância que o planeamento tem para estes professores: é uma ferramenta que lhe possibilita autonomia, controle e promove mudanças em suas práticas pedagógicas, permitindo estabelecer suas metodologias, fazer seleção de conteúdos e de atividades pedagógicas mais adequadas a seus alunos segundo o interesse ou suas necessidades e dificuldades.The study begins with the following interrogative: At the Teacher's Thought scope, which are the preactive decisions of the Physical education beginning teachers, when are they to plan his/her educational action? The sample was 20 teachers in Supervised Practices. For data collection was used retrospective interview. The results are presented in tables, aiming at to organize thought categories (Practical Concerns, Teaching Differentiation, Didactic Thoughts, Students Diagnosis, System to Decide, and Professional Experience), in other words, inside of the thought areas and/or moments of the teachers' reflection, regarding the previous process of teaching. The analysis of the results, through the interviews, proceeded generic the data of the literature, and it was possible to verify the importance that planning has for these teachers: it is a tool that makes possible him/her autonomy, control and it promotes changes in their pedagogic practices, allowing to establish their methodologies, to select contents and of more appropriate pedagogic activities to their students according to the interest or their needs and difficulties.Januário, Carlos Alberto Serrão dos SantosRepositório da Universidade de LisboaAnacleto, Francis Natally de Almeida2008-12-09T16:03:00Z2008-07-142008-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/391porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:31:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:45.385961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado |
title |
Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado |
spellingShingle |
Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado Anacleto, Francis Natally de Almeida Decisões pré-interativas Educação física Pensamento do professor Planeamento Physical education Planning Preactive decisions Teacher thinking |
title_short |
Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado |
title_full |
Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado |
title_fullStr |
Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado |
title_full_unstemmed |
Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado |
title_sort |
Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado |
author |
Anacleto, Francis Natally de Almeida |
author_facet |
Anacleto, Francis Natally de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anacleto, Francis Natally de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decisões pré-interativas Educação física Pensamento do professor Planeamento Physical education Planning Preactive decisions Teacher thinking |
topic |
Decisões pré-interativas Educação física Pensamento do professor Planeamento Physical education Planning Preactive decisions Teacher thinking |
description |
Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-09T16:03:00Z 2008-07-14 2008-07-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/391 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130960257613824 |