A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19059 |
Resumo: | Dissertação de mestrado |
id |
RCAP_0bffe19c62fb7757b2c7d12a21ae4baa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19059 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e PortoTurismo de eventosHotelariaMarketingLisboaPortoEvents TourismHospitality IndustryLisbonOportoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestradoO turismo de eventos tem assistido a um crescimento significativo, nas últimas décadas, desempenhando assim um papel fundamental no desenvolvimento dos destinos turísticos. Com efeito, vários são os estudos que se têm debruçado sobre a compreensão deste fenómeno, estudando a relação entre as diferentes tipologias de eventos e a sua influência nos destinos que os acolhem. Contudo, poucas são as publicações que analisam a relação entre os eventos que ocorrem nas cidades e a hotelaria. Os artigos existentes que estabelecem esta relação, cingem-se ao pricing, pelo que se torna pertinente analisar esta relação de uma forma mais abrangente, nomeadamente as estratégias adotadas pelos hotéis perante a ocorrência de eventos nas cidades. O presente estudo pretende compreender a influência que os eventos, realizados nas cidades de Lisboa e do Porto, assumem na hotelaria, concretamente na perspetiva do marketing hoteleiro. Para o efeito foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa, exploratória, descritiva e transversal, realizada através de entrevistas semiestruturadas a sete representantes de unidades hoteleiras e quatro representantes de entidades ligadas à organização de eventos das cidades mencionadas. Assim, o objetivo geral da investigação é compreender de que forma é que os eventos influenciam o marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e do Porto. Os resultados obtidos mostram que os eventos de negócios e os eventos desportivos são os que assumem uma maior relevância para a indústria hoteleira destas cidades. No que se refere às estratégias adotadas perante a ocorrência de eventos na cidade, os hoteleiros dão bastante importância à estratégia de preço e têm adotado, cada vez mais, uma estratégia de marketing digital, que facilita a segmentação e alcance de públicos específicos. Verificou-se também que a relação entre unidades hoteleiras e entidades organizadoras de eventos, apesar de estar numa fase inicial, é bastante valorizada e que perante o cenário atual, derivado da COVID-19, as ações de retoma da indústria deverão incidir em ações de transmissão de segurança ao cliente. Esta investigação apresenta grande relevância para a área de estudo, na medida em que faculta informações sobre a influência que os eventos podem exercer no planeamento e implementação de estratégias de marketing, utilizadas pelas unidades hoteleiras para maximizar a sua receita.Events’ tourism has seen a significant growth in the last decades, playing a key role in the development of tourism destinations. In fact, several studies have focused on understanding this phenomenon, by studying the relationship between the different types of events and their influence on the destinations that host them. However, there are only a few studies that analyze the relationship between the events that take place in the cities and the hospitality industry. The existing articles that establish this relationship are limited to pricing strategy, so it is relevant to analyze this relationship in a broader way, especially the strategies adopted by hotels in the case of events in the cities. The present study intends to analyze the influence that events, held in the cities of Lisbon and Oporto, have on the hospitality industry, particularly from the perspective of hospitality marketing. For this purpose, a qualitative, exploratory, descriptive, and transversal research was adopted, carried out through semi-structured interviews with seven representatives of hotel units and four representatives of entities linked to the organization of events in the mentioned cities. Thus, the general objective of this research is to understand how events influence hospitality marketing in the cities of Lisbon and Oporto. The results obtained show that business events and sports events are the most relevant for the hospitality industry in these cities. Regarding the strategies adopted in the case of events in the city hoteliers attach great importance to the price strategy and have increasingly adopted a digital marketing strategy, which facilitates the segmentation and reach of specific audiences. It was also found that the relationship between hotel units and event organizers is highly valued, despite being at an early stage. Given the current scenario, derived from COVID-19, the industry's recovery actions should focus on actions to communicate safety to the customer. This research has great relevance for the tourism and hospitality area, as it provides information on the influence that events can wield on the planning and implementation of marketing strategies used by hotels to maximize their revenue.Liberato, DáliaCosta, ElgaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarradas, Isabel Maria Andrade2021-12-13T11:21:19Z2021-11-292021-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19059TID:202809951porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:12:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:06.811920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto |
title |
A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto |
spellingShingle |
A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto Barradas, Isabel Maria Andrade Turismo de eventos Hotelaria Marketing Lisboa Porto Events Tourism Hospitality Industry Lisbon Oporto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto |
title_full |
A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto |
title_fullStr |
A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto |
title_full_unstemmed |
A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto |
title_sort |
A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto |
author |
Barradas, Isabel Maria Andrade |
author_facet |
Barradas, Isabel Maria Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Liberato, Dália Costa, Elga Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barradas, Isabel Maria Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo de eventos Hotelaria Marketing Lisboa Porto Events Tourism Hospitality Industry Lisbon Oporto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Turismo de eventos Hotelaria Marketing Lisboa Porto Events Tourism Hospitality Industry Lisbon Oporto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-13T11:21:19Z 2021-11-29 2021-11-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/19059 TID:202809951 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/19059 |
identifier_str_mv |
TID:202809951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131479073095680 |