A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barradas, Isabel Maria Andrade
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19059
Resumo: Dissertação de mestrado
id RCAP_0bffe19c62fb7757b2c7d12a21ae4baa
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19059
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e PortoTurismo de eventosHotelariaMarketingLisboaPortoEvents TourismHospitality IndustryLisbonOportoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestradoO turismo de eventos tem assistido a um crescimento significativo, nas últimas décadas, desempenhando assim um papel fundamental no desenvolvimento dos destinos turísticos. Com efeito, vários são os estudos que se têm debruçado sobre a compreensão deste fenómeno, estudando a relação entre as diferentes tipologias de eventos e a sua influência nos destinos que os acolhem. Contudo, poucas são as publicações que analisam a relação entre os eventos que ocorrem nas cidades e a hotelaria. Os artigos existentes que estabelecem esta relação, cingem-se ao pricing, pelo que se torna pertinente analisar esta relação de uma forma mais abrangente, nomeadamente as estratégias adotadas pelos hotéis perante a ocorrência de eventos nas cidades. O presente estudo pretende compreender a influência que os eventos, realizados nas cidades de Lisboa e do Porto, assumem na hotelaria, concretamente na perspetiva do marketing hoteleiro. Para o efeito foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa, exploratória, descritiva e transversal, realizada através de entrevistas semiestruturadas a sete representantes de unidades hoteleiras e quatro representantes de entidades ligadas à organização de eventos das cidades mencionadas. Assim, o objetivo geral da investigação é compreender de que forma é que os eventos influenciam o marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e do Porto. Os resultados obtidos mostram que os eventos de negócios e os eventos desportivos são os que assumem uma maior relevância para a indústria hoteleira destas cidades. No que se refere às estratégias adotadas perante a ocorrência de eventos na cidade, os hoteleiros dão bastante importância à estratégia de preço e têm adotado, cada vez mais, uma estratégia de marketing digital, que facilita a segmentação e alcance de públicos específicos. Verificou-se também que a relação entre unidades hoteleiras e entidades organizadoras de eventos, apesar de estar numa fase inicial, é bastante valorizada e que perante o cenário atual, derivado da COVID-19, as ações de retoma da indústria deverão incidir em ações de transmissão de segurança ao cliente. Esta investigação apresenta grande relevância para a área de estudo, na medida em que faculta informações sobre a influência que os eventos podem exercer no planeamento e implementação de estratégias de marketing, utilizadas pelas unidades hoteleiras para maximizar a sua receita.Events’ tourism has seen a significant growth in the last decades, playing a key role in the development of tourism destinations. In fact, several studies have focused on understanding this phenomenon, by studying the relationship between the different types of events and their influence on the destinations that host them. However, there are only a few studies that analyze the relationship between the events that take place in the cities and the hospitality industry. The existing articles that establish this relationship are limited to pricing strategy, so it is relevant to analyze this relationship in a broader way, especially the strategies adopted by hotels in the case of events in the cities. The present study intends to analyze the influence that events, held in the cities of Lisbon and Oporto, have on the hospitality industry, particularly from the perspective of hospitality marketing. For this purpose, a qualitative, exploratory, descriptive, and transversal research was adopted, carried out through semi-structured interviews with seven representatives of hotel units and four representatives of entities linked to the organization of events in the mentioned cities. Thus, the general objective of this research is to understand how events influence hospitality marketing in the cities of Lisbon and Oporto. The results obtained show that business events and sports events are the most relevant for the hospitality industry in these cities. Regarding the strategies adopted in the case of events in the city hoteliers attach great importance to the price strategy and have increasingly adopted a digital marketing strategy, which facilitates the segmentation and reach of specific audiences. It was also found that the relationship between hotel units and event organizers is highly valued, despite being at an early stage. Given the current scenario, derived from COVID-19, the industry's recovery actions should focus on actions to communicate safety to the customer. This research has great relevance for the tourism and hospitality area, as it provides information on the influence that events can wield on the planning and implementation of marketing strategies used by hotels to maximize their revenue.Liberato, DáliaCosta, ElgaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarradas, Isabel Maria Andrade2021-12-13T11:21:19Z2021-11-292021-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19059TID:202809951porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:12:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:06.811920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto
title A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto
spellingShingle A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto
Barradas, Isabel Maria Andrade
Turismo de eventos
Hotelaria
Marketing
Lisboa
Porto
Events Tourism
Hospitality Industry
Lisbon
Oporto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto
title_full A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto
title_fullStr A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto
title_full_unstemmed A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto
title_sort A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e Porto
author Barradas, Isabel Maria Andrade
author_facet Barradas, Isabel Maria Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Liberato, Dália
Costa, Elga
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barradas, Isabel Maria Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo de eventos
Hotelaria
Marketing
Lisboa
Porto
Events Tourism
Hospitality Industry
Lisbon
Oporto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Turismo de eventos
Hotelaria
Marketing
Lisboa
Porto
Events Tourism
Hospitality Industry
Lisbon
Oporto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13T11:21:19Z
2021-11-29
2021-11-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19059
TID:202809951
url http://hdl.handle.net/10400.22/19059
identifier_str_mv TID:202809951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131479073095680