Árias de Rossini, Donizetti e Bellini: uma interpretação informada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Raquel Freitas Pedra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17294
Resumo: Este trabalho aborda o bel canto italiano do ponto de vista do seu contexto histórico, do estilo interpretativo e dos seus compositores mais influentes. O principal objetivo desta tese foi fazer uma análise interpretativa de um conjunto de árias pertencentes ao repertório do bel canto italiano focando-se no que o cantor enquanto performer deve fazer para interpretar este tipo de reportório de uma forma estilisticamente correta, mas também de uma forma uma forma expressivamente adequada. Nesse sentido, apresenta-se primeiramente o enquadramento histórico da música referida e em especial da ópera italiana no século XIX, em especial do Bel Canto. Em seguida apresenta-se uma reflexão sobre o que é uma análise interpretativa em que se pode basear uma performance Os três compositores selecionados foram os que mais marcaram este estilo e a sua época, a saber, Rossini, Donizetti e Bellini. Para cada um desses compositores, e de acordo com o meu tipo de voz e capacidades vocais, foram selecionadas uma ou duas árias que apresentassem aspetos importantes do estilo bel canto italiano. Para cada uma das árias selecionadas foi realizado um intenso trabalho de pesquisa, onde se procurou contextualizar as árias na ópera a que pertencem e se procurou definir e compreender a personagem a que pertencem. Documentou-se a pesquisa procurando opiniões e performances de artistas de renome sobre a personagem, as árias e o estilo de canto desta época, ao qual se juntou uma seleção das informações dadas por professores durante as aulas de canto de preparação das diferentes árias e dos diferentes personagens. Com base nas informações assim recolhidas procurou-se realizar uma análise da interpretação das árias selecionadas que serão apresentadas no recital final de Mestrado em Interpretação Artística na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto.
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