O cantor moderno: perspetivas históricas para ajudar a compreender e interpretar o repertório operático de diferentes épocas, autores e estilos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ana José Nascimento Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12205
Resumo: Este trabalho está dividido em duas partes. Na Iª parte, parte- se da ideia temática exposta no título deste Projeto de Mestrado – O Cantor Moderno: Perspectivas Históricas para ajudar a Compreender e Interpretar o Repertório Operático de diferentes épocas autores e estilos – e apresenta-se uma sequência de noções e de conceitos historicamente formulados ligados à compreensão, formação e evolução da voz (sua emissão, articulação e técnicas vocais adjacentes) e que se relacionam com o reportório Vocal Operático e sua evolução através das épocas, autores e estilos. Tendo em consideração as minhas características vocais e meus interesses musicais e interpretativos, realizei uma seleção dos autores e das obras que segundo a minha percepção melhor contribuiriam para a clareza e desenvolvimento deste Projeto, e que constituirão o conteúdo do meu recital final. Deste modo, foram analisadas árias de ópera das obras de Claudio Monteverdi (1567– 1643), Jean-Baptiste Lully (1632-1687), Jean-Philippe Rameau (1683–1764), Georg Fiedrich Händel (1685-1759), Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), Carl Maria Von Weber (1786 -1826), Gioachino Rossini (1792-1868), Jules Massenet (1842–1912), Francis Poulenc (1899 -1963), e André Previn (1929). Assim, na IIª parte deste trabalho, e após a escolha das obras e compositores que melhor se adequariam à minha voz e à minha técnica, apresento para cada ária escolhida um contexto histórico efetuada com base em artigos e bibliografias específicas sobre o autor, a época e o estilo. Em seguida, apresento ainda para cada uma das árias acima referidas, uma análise interpretativa parcialmente fundamentada nas noções e nos conceitos recolhidos e expostos na Iª parte do trabalho, e também no conhecimento adquirido através da minha prática enquanto intérprete. O principal objetivo da Iº parte deste trabalho foi criar uma espécie de “Guia Performativo” que permitisse futuramente ajudar outros alunos de canto a interpretar de uma forma mais informada e fundamentada, e de acordo com as características e interesses de cada um, um leque vasto de árias do reportório de ópera, num período que se estende desde o início da ópera até à atualidade. O principal objetivo da IIª parte foi construir um recital exemplificativo, onde se espelhasse o interesse de fundamentar através das noções e conceitos historicamente formulados, as escolhas interpretativas adoptadas para cada ária e compositor, em cada uma das épocas e estilos abordados.
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Tendo em consideração as minhas características vocais e meus interesses musicais e interpretativos, realizei uma seleção dos autores e das obras que segundo a minha percepção melhor contribuiriam para a clareza e desenvolvimento deste Projeto, e que constituirão o conteúdo do meu recital final. Deste modo, foram analisadas árias de ópera das obras de Claudio Monteverdi (1567– 1643), Jean-Baptiste Lully (1632-1687), Jean-Philippe Rameau (1683–1764), Georg Fiedrich Händel (1685-1759), Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), Carl Maria Von Weber (1786 -1826), Gioachino Rossini (1792-1868), Jules Massenet (1842–1912), Francis Poulenc (1899 -1963), e André Previn (1929). Assim, na IIª parte deste trabalho, e após a escolha das obras e compositores que melhor se adequariam à minha voz e à minha técnica, apresento para cada ária escolhida um contexto histórico efetuada com base em artigos e bibliografias específicas sobre o autor, a época e o estilo. Em seguida, apresento ainda para cada uma das árias acima referidas, uma análise interpretativa parcialmente fundamentada nas noções e nos conceitos recolhidos e expostos na Iª parte do trabalho, e também no conhecimento adquirido através da minha prática enquanto intérprete. O principal objetivo da Iº parte deste trabalho foi criar uma espécie de “Guia Performativo” que permitisse futuramente ajudar outros alunos de canto a interpretar de uma forma mais informada e fundamentada, e de acordo com as características e interesses de cada um, um leque vasto de árias do reportório de ópera, num período que se estende desde o início da ópera até à atualidade. O principal objetivo da IIª parte foi construir um recital exemplificativo, onde se espelhasse o interesse de fundamentar através das noções e conceitos historicamente formulados, as escolhas interpretativas adoptadas para cada ária e compositor, em cada uma das épocas e estilos abordados.This paper is divided into two parts. In the first part, the thematic idea presented in the title of this Master's Project - The Modern Singer: Historical Perspectives to help Understand and Interpret the Operative Repertoire of different eras, authors and styles - is presented and a sequence of notions and historically formulated concepts linked to the comprehension, formation and evolution of the voice (its emission, articulation and adjacent vocal techniques) and that relate to the vocal repertoire and its evolution through the ages, authors and styles. Considering my vocal characteristics and my musical and interpretative interests, I selected the authors and works that, according to my perception, would best contribute to the clarity and development of this Project, and which will constitute the content of my final recital. In this way, the work of Claudio Monteverdi (1567- 1643), Jean-Baptiste Lully (1632-1687), Jean-Philippe Rameau (1683-1764), Georg Fiedrich Händel (1685-1759), Wolfgang Amadeus (1896-1963), and Andre Previn (1929). Therefore, in the second part of this work, and after choosing the works and composers that would best fit my voice and technique, I present for each chosen aria a historical context made based on articles and specific bibliographies about the author, and style. Then, for each of the arias, I present an interpretative analysis partly based on the notions and concepts collected and exposed in part I of the work, and on the knowledge acquired through my practice as an interpreter. The main objective of Part I of this work was to create a kind of "Performative Guide" that would allow in the future to help other singing students to interpret in a more informed and grounded way, and according to the characteristics and interests of each one, a wide range of arias from the opera repertoire, in a period that extends from the beginning of the opera to the present time. The main objective of the second part was to construct an exemplary recital, in which the interest of founding through the notions and concepts historically formulated, the interpretative choices adopted for each aria and composer, in each one of the epochs and styles approached.Salgado, António Gabriel Castro CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLeite, Ana José Nascimento Vieira2018-11-15T18:42:54Z2018-10-192018-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12205TID:202023907porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:35.317026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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