Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Glória
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miranda, Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3514
Resumo: A ideia de que as crianças sobredotadas são melhor ou pior ajustadas, ou são mais ou menos felizes que as crianças “ditas normais” não tem sido suportada pela investigação; certo é que alguns contextos de vida nem sempre as atendem nas suas necessidades. Neste estudo, pretendemos saber se existem diferenças nas competências sociais e inteligência emocional percebida pelos sobredotados por comparação com a restante população. Nele participaram, 24 crianças sobredotadas e 40 não sobredotadas, bem como os seus pais. Para avaliar as competências sociais e emocionais utilizou-se o Inventário de Quociente Emocional de Bar-on, versão para jovens (EQ-i:YV) e para pais (EQ-i:Pa), a Prova de Avaliação de Competência Social, versão para crianças (PACS-6/11) e pais (PACS- Pa) e a Prova Cognitiva de Inteligência Social para crianças (PCIS 6/11). Os resultados apontam para que as crianças sobredotadas se enquadram dentro da normalidade, quer a nível das suas competências sociais, quer emocionais. De entre estas últimas destacam-se as competências de adaptabilidade, ou seja, a flexibilidade destas crianças para encontrarem alternativas para resolver as situações emocionais que enfrentam no dia-a-dia.
id RCAP_0c0221e868d6214a05d48f746e84bad9
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativoPERCEIVED EMOTIONAL INTELLIGENCE IN GIFTED CHILDREN: A COMPARATIVE STUDYSobredotaçãoCompetências sociais e emocionaisInteligência emocional percebidaSocial and emotional skillsPerceived emotional intelligence.Faculdade de Artes e HumanidadesA ideia de que as crianças sobredotadas são melhor ou pior ajustadas, ou são mais ou menos felizes que as crianças “ditas normais” não tem sido suportada pela investigação; certo é que alguns contextos de vida nem sempre as atendem nas suas necessidades. Neste estudo, pretendemos saber se existem diferenças nas competências sociais e inteligência emocional percebida pelos sobredotados por comparação com a restante população. Nele participaram, 24 crianças sobredotadas e 40 não sobredotadas, bem como os seus pais. Para avaliar as competências sociais e emocionais utilizou-se o Inventário de Quociente Emocional de Bar-on, versão para jovens (EQ-i:YV) e para pais (EQ-i:Pa), a Prova de Avaliação de Competência Social, versão para crianças (PACS-6/11) e pais (PACS- Pa) e a Prova Cognitiva de Inteligência Social para crianças (PCIS 6/11). Os resultados apontam para que as crianças sobredotadas se enquadram dentro da normalidade, quer a nível das suas competências sociais, quer emocionais. De entre estas últimas destacam-se as competências de adaptabilidade, ou seja, a flexibilidade destas crianças para encontrarem alternativas para resolver as situações emocionais que enfrentam no dia-a-dia.The idea that gifted children are better or worse adjusted, or are more or less happy than “so-called normal” children has not been supported by investigation; it is certain that some contexts of life do not always meet their needs. In this study, we want to know if there are differences in social skills and emotional intelligence perceived by gifted children compared to the rest of the population. 24 gifted and 40 non-gifted youths participated, as well as their parents. The Bar-on Emotional Quotient Inventory, young version (EQ-i: YV) and parent’s version (EQ-i: Pa), the Social Competence Assessment Test, children version (PACS-6/11) and parent’s version (PACS-Pa) and the Cognitive Test of Social Intelligence for children (PCIS 6/11), were used to assess social and emotional competences. The results indicate that these young people fit within normality, both in terms of their social and emotional skills. Within emotional skills, adaptability skills stand out, the flexibility of these young people to find alternatives to resolve the emotional situations they face on a daily basis.Centro Universitario de Ciencias de la Salud de la Universidad de GuadalajaraDigitUMaFranco, GlóriaMiranda, Lúcia2021-07-05T14:40:31Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3514porFranco, G. & Miranda, L. (2020). Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo. TALINCREA: Talento, Inteligencia y Creatividad, 7(13), 48-61info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:29Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:42.452586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo
PERCEIVED EMOTIONAL INTELLIGENCE IN GIFTED CHILDREN: A COMPARATIVE STUDY
title Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo
spellingShingle Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo
Franco, Glória
Sobredotação
Competências sociais e emocionais
Inteligência emocional percebida
Social and emotional skills
Perceived emotional intelligence
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo
title_full Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo
title_fullStr Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo
title_full_unstemmed Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo
title_sort Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo
author Franco, Glória
author_facet Franco, Glória
Miranda, Lúcia
author_role author
author2 Miranda, Lúcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Glória
Miranda, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Sobredotação
Competências sociais e emocionais
Inteligência emocional percebida
Social and emotional skills
Perceived emotional intelligence
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Sobredotação
Competências sociais e emocionais
Inteligência emocional percebida
Social and emotional skills
Perceived emotional intelligence
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description A ideia de que as crianças sobredotadas são melhor ou pior ajustadas, ou são mais ou menos felizes que as crianças “ditas normais” não tem sido suportada pela investigação; certo é que alguns contextos de vida nem sempre as atendem nas suas necessidades. Neste estudo, pretendemos saber se existem diferenças nas competências sociais e inteligência emocional percebida pelos sobredotados por comparação com a restante população. Nele participaram, 24 crianças sobredotadas e 40 não sobredotadas, bem como os seus pais. Para avaliar as competências sociais e emocionais utilizou-se o Inventário de Quociente Emocional de Bar-on, versão para jovens (EQ-i:YV) e para pais (EQ-i:Pa), a Prova de Avaliação de Competência Social, versão para crianças (PACS-6/11) e pais (PACS- Pa) e a Prova Cognitiva de Inteligência Social para crianças (PCIS 6/11). Os resultados apontam para que as crianças sobredotadas se enquadram dentro da normalidade, quer a nível das suas competências sociais, quer emocionais. De entre estas últimas destacam-se as competências de adaptabilidade, ou seja, a flexibilidade destas crianças para encontrarem alternativas para resolver as situações emocionais que enfrentam no dia-a-dia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
2021-07-05T14:40:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3514
url http://hdl.handle.net/10400.13/3514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Franco, G. & Miranda, L. (2020). Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo. TALINCREA: Talento, Inteligencia y Creatividad, 7(13), 48-61
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitario de Ciencias de la Salud de la Universidad de Guadalajara
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitario de Ciencias de la Salud de la Universidad de Guadalajara
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129937443028992