Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3514 |
Resumo: | A ideia de que as crianças sobredotadas são melhor ou pior ajustadas, ou são mais ou menos felizes que as crianças “ditas normais” não tem sido suportada pela investigação; certo é que alguns contextos de vida nem sempre as atendem nas suas necessidades. Neste estudo, pretendemos saber se existem diferenças nas competências sociais e inteligência emocional percebida pelos sobredotados por comparação com a restante população. Nele participaram, 24 crianças sobredotadas e 40 não sobredotadas, bem como os seus pais. Para avaliar as competências sociais e emocionais utilizou-se o Inventário de Quociente Emocional de Bar-on, versão para jovens (EQ-i:YV) e para pais (EQ-i:Pa), a Prova de Avaliação de Competência Social, versão para crianças (PACS-6/11) e pais (PACS- Pa) e a Prova Cognitiva de Inteligência Social para crianças (PCIS 6/11). Os resultados apontam para que as crianças sobredotadas se enquadram dentro da normalidade, quer a nível das suas competências sociais, quer emocionais. De entre estas últimas destacam-se as competências de adaptabilidade, ou seja, a flexibilidade destas crianças para encontrarem alternativas para resolver as situações emocionais que enfrentam no dia-a-dia. |
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Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativoPERCEIVED EMOTIONAL INTELLIGENCE IN GIFTED CHILDREN: A COMPARATIVE STUDYSobredotaçãoCompetências sociais e emocionaisInteligência emocional percebidaSocial and emotional skillsPerceived emotional intelligence.Faculdade de Artes e HumanidadesA ideia de que as crianças sobredotadas são melhor ou pior ajustadas, ou são mais ou menos felizes que as crianças “ditas normais” não tem sido suportada pela investigação; certo é que alguns contextos de vida nem sempre as atendem nas suas necessidades. Neste estudo, pretendemos saber se existem diferenças nas competências sociais e inteligência emocional percebida pelos sobredotados por comparação com a restante população. Nele participaram, 24 crianças sobredotadas e 40 não sobredotadas, bem como os seus pais. Para avaliar as competências sociais e emocionais utilizou-se o Inventário de Quociente Emocional de Bar-on, versão para jovens (EQ-i:YV) e para pais (EQ-i:Pa), a Prova de Avaliação de Competência Social, versão para crianças (PACS-6/11) e pais (PACS- Pa) e a Prova Cognitiva de Inteligência Social para crianças (PCIS 6/11). Os resultados apontam para que as crianças sobredotadas se enquadram dentro da normalidade, quer a nível das suas competências sociais, quer emocionais. De entre estas últimas destacam-se as competências de adaptabilidade, ou seja, a flexibilidade destas crianças para encontrarem alternativas para resolver as situações emocionais que enfrentam no dia-a-dia.The idea that gifted children are better or worse adjusted, or are more or less happy than “so-called normal” children has not been supported by investigation; it is certain that some contexts of life do not always meet their needs. In this study, we want to know if there are differences in social skills and emotional intelligence perceived by gifted children compared to the rest of the population. 24 gifted and 40 non-gifted youths participated, as well as their parents. The Bar-on Emotional Quotient Inventory, young version (EQ-i: YV) and parent’s version (EQ-i: Pa), the Social Competence Assessment Test, children version (PACS-6/11) and parent’s version (PACS-Pa) and the Cognitive Test of Social Intelligence for children (PCIS 6/11), were used to assess social and emotional competences. The results indicate that these young people fit within normality, both in terms of their social and emotional skills. Within emotional skills, adaptability skills stand out, the flexibility of these young people to find alternatives to resolve the emotional situations they face on a daily basis.Centro Universitario de Ciencias de la Salud de la Universidad de GuadalajaraDigitUMaFranco, GlóriaMiranda, Lúcia2021-07-05T14:40:31Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3514porFranco, G. & Miranda, L. (2020). Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo. TALINCREA: Talento, Inteligencia y Creatividad, 7(13), 48-61info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:29Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:42.452586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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