Conceitos da FILOSOFIA de Wittgenstein e Programa Etnomatemático
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22833 |
Resumo: | Este texto discute a possibilidade de alguns conceitos de Wittgenstein esclarecerem filosoficamente a Etnomatemática, conforme sugerido por Barton em The philosophical background to D’Ambrosio conception of ethnomathematics. Apresento os conceitos de jogos de linguagem, semelhanças de família e a concepção de matemática como norma de Wittgenstein e coloco-os em diálogo com pesquisas da Etnomatemática. Considero tanto as discussões teóricas sobre este programa de pesquisa da Educação Matemática, como também pesquisas que realizam descrições antropológicas de como a matemática é propagada e usada em práticas específicas. Uma filosofia que esclareça a Etnomatemática deve ser capaz de contemplar e explicar matemáticas culturalmente diferentes, diz Barton. Avalio, por fim, que a grade analítica de Wittgenstein é pertinente para este propósito, mas insuficiente para, sozinha, dar conta do caráter político da Etnomatemática |
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Conceitos da FILOSOFIA de Wittgenstein e Programa EtnomatemáticoConceitos da FILOSOFIA de Wittgenstein e Programa EtnomatemáticoArtigosEste texto discute a possibilidade de alguns conceitos de Wittgenstein esclarecerem filosoficamente a Etnomatemática, conforme sugerido por Barton em The philosophical background to D’Ambrosio conception of ethnomathematics. Apresento os conceitos de jogos de linguagem, semelhanças de família e a concepção de matemática como norma de Wittgenstein e coloco-os em diálogo com pesquisas da Etnomatemática. Considero tanto as discussões teóricas sobre este programa de pesquisa da Educação Matemática, como também pesquisas que realizam descrições antropológicas de como a matemática é propagada e usada em práticas específicas. Uma filosofia que esclareça a Etnomatemática deve ser capaz de contemplar e explicar matemáticas culturalmente diferentes, diz Barton. Avalio, por fim, que a grade analítica de Wittgenstein é pertinente para este propósito, mas insuficiente para, sozinha, dar conta do caráter político da EtnomatemáticaThis paper discusses the possibility of some Wittgenstein’s concepts philosophically clarify Ethnomathematics, as suggested by Barton in The philosophical background to D’Ambrosio conception of ethnomathematics. I present concepts such as language games, family resemblances and Wittgenstein’s conception of mathematics as norm, and put them to argue with Ethnomathematics researches. I consider both theoretical discussions on this research program of Mathematics Education, and also anthropological researches that describe how mathematics are spread and used in specific practices. A philosophy capable of clarifying Ethnomathematics must have conditions of explaining culturally different mathematics, says Barton. At last I assess that Wittgenstein’s analytical frame is useful for this proposal but in itself can not approach the political meaning of Ethnomathematics.APM - Associação de Professores de Matemática2008-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22833por2183-28380872-3915Silva Vilela, Deniseinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:19.436420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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