O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariana Gaio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Diogo, Ana Matias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54592
Resumo: Esta pesquisa contribui para problematizar o modo como o ensino da sociologia da educação se configura, na atualidade, em licenciaturas e mestrados nas universidades e politécnicos em Portugal. A abordagem empírica assenta na análise das fichas de todas as unidades curriculares em funcionamento no ano letivo de 2018/19 considerando quatro elementos curriculares fundamentais: onde e quando, o quê, como e para quê se ensina a disciplina. Os resultados reforçam a identificação de três espaços curriculares diferenciados – formação de professores, sociologia e educação – e sugerem a presença de um modelo pedagógico transmissivo mesclado com práticas típicas de modelos pedagógicos ancorados na aprendizagem dos estudantes e na comunicação.
id RCAP_0c0906e862e8c71c386c8afffea095c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/54592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartidoTeaching sociology of education in universities and polytechnics in Portugal: analysis of a tripartite curriculum spaceEnsino superiorSociologia da educaçãoPortugalPedagogiaEsta pesquisa contribui para problematizar o modo como o ensino da sociologia da educação se configura, na atualidade, em licenciaturas e mestrados nas universidades e politécnicos em Portugal. A abordagem empírica assenta na análise das fichas de todas as unidades curriculares em funcionamento no ano letivo de 2018/19 considerando quatro elementos curriculares fundamentais: onde e quando, o quê, como e para quê se ensina a disciplina. Os resultados reforçam a identificação de três espaços curriculares diferenciados – formação de professores, sociologia e educação – e sugerem a presença de um modelo pedagógico transmissivo mesclado com práticas típicas de modelos pedagógicos ancorados na aprendizagem dos estudantes e na comunicação.Instituto de Ciências Sociais, Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaAlves, Mariana GaioDiogo, Ana Matias2022-09-27T09:51:12Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54592porAlves, M.G., & Diogo, A.M. (2022). O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido. Análise Social, LVII(2º), (243), 280-308.2182-2999info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:20.478732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido
Teaching sociology of education in universities and polytechnics in Portugal: analysis of a tripartite curriculum space
title O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido
spellingShingle O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido
Alves, Mariana Gaio
Ensino superior
Sociologia da educação
Portugal
Pedagogia
title_short O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido
title_full O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido
title_fullStr O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido
title_full_unstemmed O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido
title_sort O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido
author Alves, Mariana Gaio
author_facet Alves, Mariana Gaio
Diogo, Ana Matias
author_role author
author2 Diogo, Ana Matias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mariana Gaio
Diogo, Ana Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Sociologia da educação
Portugal
Pedagogia
topic Ensino superior
Sociologia da educação
Portugal
Pedagogia
description Esta pesquisa contribui para problematizar o modo como o ensino da sociologia da educação se configura, na atualidade, em licenciaturas e mestrados nas universidades e politécnicos em Portugal. A abordagem empírica assenta na análise das fichas de todas as unidades curriculares em funcionamento no ano letivo de 2018/19 considerando quatro elementos curriculares fundamentais: onde e quando, o quê, como e para quê se ensina a disciplina. Os resultados reforçam a identificação de três espaços curriculares diferenciados – formação de professores, sociologia e educação – e sugerem a presença de um modelo pedagógico transmissivo mesclado com práticas típicas de modelos pedagógicos ancorados na aprendizagem dos estudantes e na comunicação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-27T09:51:12Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/54592
url http://hdl.handle.net/10451/54592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, M.G., & Diogo, A.M. (2022). O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido. Análise Social, LVII(2º), (243), 280-308.
2182-2999
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134605224181760