O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/54592 |
Resumo: | Esta pesquisa contribui para problematizar o modo como o ensino da sociologia da educação se configura, na atualidade, em licenciaturas e mestrados nas universidades e politécnicos em Portugal. A abordagem empírica assenta na análise das fichas de todas as unidades curriculares em funcionamento no ano letivo de 2018/19 considerando quatro elementos curriculares fundamentais: onde e quando, o quê, como e para quê se ensina a disciplina. Os resultados reforçam a identificação de três espaços curriculares diferenciados – formação de professores, sociologia e educação – e sugerem a presença de um modelo pedagógico transmissivo mesclado com práticas típicas de modelos pedagógicos ancorados na aprendizagem dos estudantes e na comunicação. |
id |
RCAP_0c0906e862e8c71c386c8afffea095c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/54592 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartidoTeaching sociology of education in universities and polytechnics in Portugal: analysis of a tripartite curriculum spaceEnsino superiorSociologia da educaçãoPortugalPedagogiaEsta pesquisa contribui para problematizar o modo como o ensino da sociologia da educação se configura, na atualidade, em licenciaturas e mestrados nas universidades e politécnicos em Portugal. A abordagem empírica assenta na análise das fichas de todas as unidades curriculares em funcionamento no ano letivo de 2018/19 considerando quatro elementos curriculares fundamentais: onde e quando, o quê, como e para quê se ensina a disciplina. Os resultados reforçam a identificação de três espaços curriculares diferenciados – formação de professores, sociologia e educação – e sugerem a presença de um modelo pedagógico transmissivo mesclado com práticas típicas de modelos pedagógicos ancorados na aprendizagem dos estudantes e na comunicação.Instituto de Ciências Sociais, Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaAlves, Mariana GaioDiogo, Ana Matias2022-09-27T09:51:12Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54592porAlves, M.G., & Diogo, A.M. (2022). O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido. Análise Social, LVII(2º), (243), 280-308.2182-2999info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:20.478732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido Teaching sociology of education in universities and polytechnics in Portugal: analysis of a tripartite curriculum space |
title |
O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido |
spellingShingle |
O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido Alves, Mariana Gaio Ensino superior Sociologia da educação Portugal Pedagogia |
title_short |
O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido |
title_full |
O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido |
title_fullStr |
O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido |
title_full_unstemmed |
O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido |
title_sort |
O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido |
author |
Alves, Mariana Gaio |
author_facet |
Alves, Mariana Gaio Diogo, Ana Matias |
author_role |
author |
author2 |
Diogo, Ana Matias |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Mariana Gaio Diogo, Ana Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Sociologia da educação Portugal Pedagogia |
topic |
Ensino superior Sociologia da educação Portugal Pedagogia |
description |
Esta pesquisa contribui para problematizar o modo como o ensino da sociologia da educação se configura, na atualidade, em licenciaturas e mestrados nas universidades e politécnicos em Portugal. A abordagem empírica assenta na análise das fichas de todas as unidades curriculares em funcionamento no ano letivo de 2018/19 considerando quatro elementos curriculares fundamentais: onde e quando, o quê, como e para quê se ensina a disciplina. Os resultados reforçam a identificação de três espaços curriculares diferenciados – formação de professores, sociologia e educação – e sugerem a presença de um modelo pedagógico transmissivo mesclado com práticas típicas de modelos pedagógicos ancorados na aprendizagem dos estudantes e na comunicação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-27T09:51:12Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/54592 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/54592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alves, M.G., & Diogo, A.M. (2022). O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido. Análise Social, LVII(2º), (243), 280-308. 2182-2999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134605224181760 |