Criatividade e resiliência no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agrela, Sara Patrícia Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3104
Resumo: Na Psicologia Positiva, a criatividade e a resiliência são consideradas ferramentas fundamentais para o desenvolvimento saudável do indivíduo (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000; Yunes, 2003). Neste estudo, pretende-se analisar a criatividade e a resiliência no ensino superior, nomeadamente, nos docentes, estudantes, funcionários e investigadores. A amostra é constituída por 326 participantes com 17 anos ou mais, no âmbito da linha de investigação do projeto “O Bem-Estar Psicológico na Sociedade Madeirense”. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicada a Escala de Personalidade Criativa – Forma Reduzida, de Pocinho, Garcês, Jesus, Viseu e Miguel-Tobal (in press) e a Measuring State Resilience, adaptada para a população portuguesa por Martins, em 2005 (Teixeira, 2014). Os resultados permitiram verificar que existe uma associação/correlação positiva entre a criatividade e a resiliência; os indivíduos do género feminino são mais resilientes; os indivíduos mais velhos são mais resilientes e tendencialmente mais criativos; os indivíduos que possuem o ensino superior são mais criativos; os docentes são mais resilientes do que os estudantes e do que os investigadores; os docentes são mais criativos do que os estudantes; e, a resiliência pode ser explicada pela criatividade e pelo género, sendo estes preditores da mesma. Implicações práticas são também apresentadas e discutidas.
id RCAP_0c0af355760139adc630aa50c5442d9c
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3104
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criatividade e resiliência no ensino superiorCriatividadeResiliênciaEnsino SuperiorCreativityResilienceHigher educationPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNa Psicologia Positiva, a criatividade e a resiliência são consideradas ferramentas fundamentais para o desenvolvimento saudável do indivíduo (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000; Yunes, 2003). Neste estudo, pretende-se analisar a criatividade e a resiliência no ensino superior, nomeadamente, nos docentes, estudantes, funcionários e investigadores. A amostra é constituída por 326 participantes com 17 anos ou mais, no âmbito da linha de investigação do projeto “O Bem-Estar Psicológico na Sociedade Madeirense”. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicada a Escala de Personalidade Criativa – Forma Reduzida, de Pocinho, Garcês, Jesus, Viseu e Miguel-Tobal (in press) e a Measuring State Resilience, adaptada para a população portuguesa por Martins, em 2005 (Teixeira, 2014). Os resultados permitiram verificar que existe uma associação/correlação positiva entre a criatividade e a resiliência; os indivíduos do género feminino são mais resilientes; os indivíduos mais velhos são mais resilientes e tendencialmente mais criativos; os indivíduos que possuem o ensino superior são mais criativos; os docentes são mais resilientes do que os estudantes e do que os investigadores; os docentes são mais criativos do que os estudantes; e, a resiliência pode ser explicada pela criatividade e pelo género, sendo estes preditores da mesma. Implicações práticas são também apresentadas e discutidas.In Positive Psychology, creativity and resilience are considered fundamental tools for the healthy development of the individual (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000; Yunes, 2003). In this study, it is intended to analyze creativity and resilience in higher education, namely, in teachers, students, employees and researchers. The sample consists of 326 participants aged 17 or over, who responded to the project protocol “Psychological Well-Being in Madeiran Society”. Regarding the instruments used, the Creative Personality Scale - Reduced Form, by Pocinho, Garcês, Jesus, Viseu and Miguel-Tobal (in press) and the Measuring State Resilience, adapted for the Portuguese population by Martins, in 2005 (Teixeira, 2014), were applied. The results showed that there is a positive association/correlation between creativity and resilience; female individuals are more resilient; older individuals are more resilient and tend to be more creative; individuals with higher education are more creative; teachers are more resilient than students and researchers; teachers are more creative than students; and, resilience can be explained by creativity and gender, which are predictors for this variable.Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasGarcês, Soraia FernandesDigitUMaAgrela, Sara Patrícia Ribeiro2021-02-04T15:06:57Z2020-09-17T00:00:00Z2020-09-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3104202581667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:57.378688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade e resiliência no ensino superior
title Criatividade e resiliência no ensino superior
spellingShingle Criatividade e resiliência no ensino superior
Agrela, Sara Patrícia Ribeiro
Criatividade
Resiliência
Ensino Superior
Creativity
Resilience
Higher education
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Criatividade e resiliência no ensino superior
title_full Criatividade e resiliência no ensino superior
title_fullStr Criatividade e resiliência no ensino superior
title_full_unstemmed Criatividade e resiliência no ensino superior
title_sort Criatividade e resiliência no ensino superior
author Agrela, Sara Patrícia Ribeiro
author_facet Agrela, Sara Patrícia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Garcês, Soraia Fernandes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Agrela, Sara Patrícia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Resiliência
Ensino Superior
Creativity
Resilience
Higher education
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criatividade
Resiliência
Ensino Superior
Creativity
Resilience
Higher education
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Na Psicologia Positiva, a criatividade e a resiliência são consideradas ferramentas fundamentais para o desenvolvimento saudável do indivíduo (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000; Yunes, 2003). Neste estudo, pretende-se analisar a criatividade e a resiliência no ensino superior, nomeadamente, nos docentes, estudantes, funcionários e investigadores. A amostra é constituída por 326 participantes com 17 anos ou mais, no âmbito da linha de investigação do projeto “O Bem-Estar Psicológico na Sociedade Madeirense”. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicada a Escala de Personalidade Criativa – Forma Reduzida, de Pocinho, Garcês, Jesus, Viseu e Miguel-Tobal (in press) e a Measuring State Resilience, adaptada para a população portuguesa por Martins, em 2005 (Teixeira, 2014). Os resultados permitiram verificar que existe uma associação/correlação positiva entre a criatividade e a resiliência; os indivíduos do género feminino são mais resilientes; os indivíduos mais velhos são mais resilientes e tendencialmente mais criativos; os indivíduos que possuem o ensino superior são mais criativos; os docentes são mais resilientes do que os estudantes e do que os investigadores; os docentes são mais criativos do que os estudantes; e, a resiliência pode ser explicada pela criatividade e pelo género, sendo estes preditores da mesma. Implicações práticas são também apresentadas e discutidas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-17T00:00:00Z
2020-09-17T00:00:00Z
2021-02-04T15:06:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3104
202581667
url http://hdl.handle.net/10400.13/3104
identifier_str_mv 202581667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129930543398912