Criatividade e resiliência no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3104 |
Resumo: | Na Psicologia Positiva, a criatividade e a resiliência são consideradas ferramentas fundamentais para o desenvolvimento saudável do indivíduo (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000; Yunes, 2003). Neste estudo, pretende-se analisar a criatividade e a resiliência no ensino superior, nomeadamente, nos docentes, estudantes, funcionários e investigadores. A amostra é constituída por 326 participantes com 17 anos ou mais, no âmbito da linha de investigação do projeto “O Bem-Estar Psicológico na Sociedade Madeirense”. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicada a Escala de Personalidade Criativa – Forma Reduzida, de Pocinho, Garcês, Jesus, Viseu e Miguel-Tobal (in press) e a Measuring State Resilience, adaptada para a população portuguesa por Martins, em 2005 (Teixeira, 2014). Os resultados permitiram verificar que existe uma associação/correlação positiva entre a criatividade e a resiliência; os indivíduos do género feminino são mais resilientes; os indivíduos mais velhos são mais resilientes e tendencialmente mais criativos; os indivíduos que possuem o ensino superior são mais criativos; os docentes são mais resilientes do que os estudantes e do que os investigadores; os docentes são mais criativos do que os estudantes; e, a resiliência pode ser explicada pela criatividade e pelo género, sendo estes preditores da mesma. Implicações práticas são também apresentadas e discutidas. |
id |
RCAP_0c0af355760139adc630aa50c5442d9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3104 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criatividade e resiliência no ensino superiorCriatividadeResiliênciaEnsino SuperiorCreativityResilienceHigher educationPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNa Psicologia Positiva, a criatividade e a resiliência são consideradas ferramentas fundamentais para o desenvolvimento saudável do indivíduo (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000; Yunes, 2003). Neste estudo, pretende-se analisar a criatividade e a resiliência no ensino superior, nomeadamente, nos docentes, estudantes, funcionários e investigadores. A amostra é constituída por 326 participantes com 17 anos ou mais, no âmbito da linha de investigação do projeto “O Bem-Estar Psicológico na Sociedade Madeirense”. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicada a Escala de Personalidade Criativa – Forma Reduzida, de Pocinho, Garcês, Jesus, Viseu e Miguel-Tobal (in press) e a Measuring State Resilience, adaptada para a população portuguesa por Martins, em 2005 (Teixeira, 2014). Os resultados permitiram verificar que existe uma associação/correlação positiva entre a criatividade e a resiliência; os indivíduos do género feminino são mais resilientes; os indivíduos mais velhos são mais resilientes e tendencialmente mais criativos; os indivíduos que possuem o ensino superior são mais criativos; os docentes são mais resilientes do que os estudantes e do que os investigadores; os docentes são mais criativos do que os estudantes; e, a resiliência pode ser explicada pela criatividade e pelo género, sendo estes preditores da mesma. Implicações práticas são também apresentadas e discutidas.In Positive Psychology, creativity and resilience are considered fundamental tools for the healthy development of the individual (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000; Yunes, 2003). In this study, it is intended to analyze creativity and resilience in higher education, namely, in teachers, students, employees and researchers. The sample consists of 326 participants aged 17 or over, who responded to the project protocol “Psychological Well-Being in Madeiran Society”. Regarding the instruments used, the Creative Personality Scale - Reduced Form, by Pocinho, Garcês, Jesus, Viseu and Miguel-Tobal (in press) and the Measuring State Resilience, adapted for the Portuguese population by Martins, in 2005 (Teixeira, 2014), were applied. The results showed that there is a positive association/correlation between creativity and resilience; female individuals are more resilient; older individuals are more resilient and tend to be more creative; individuals with higher education are more creative; teachers are more resilient than students and researchers; teachers are more creative than students; and, resilience can be explained by creativity and gender, which are predictors for this variable.Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasGarcês, Soraia FernandesDigitUMaAgrela, Sara Patrícia Ribeiro2021-02-04T15:06:57Z2020-09-17T00:00:00Z2020-09-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3104202581667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:57.378688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade e resiliência no ensino superior |
title |
Criatividade e resiliência no ensino superior |
spellingShingle |
Criatividade e resiliência no ensino superior Agrela, Sara Patrícia Ribeiro Criatividade Resiliência Ensino Superior Creativity Resilience Higher education Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Criatividade e resiliência no ensino superior |
title_full |
Criatividade e resiliência no ensino superior |
title_fullStr |
Criatividade e resiliência no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Criatividade e resiliência no ensino superior |
title_sort |
Criatividade e resiliência no ensino superior |
author |
Agrela, Sara Patrícia Ribeiro |
author_facet |
Agrela, Sara Patrícia Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias Garcês, Soraia Fernandes DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agrela, Sara Patrícia Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Resiliência Ensino Superior Creativity Resilience Higher education Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Criatividade Resiliência Ensino Superior Creativity Resilience Higher education Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Na Psicologia Positiva, a criatividade e a resiliência são consideradas ferramentas fundamentais para o desenvolvimento saudável do indivíduo (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000; Yunes, 2003). Neste estudo, pretende-se analisar a criatividade e a resiliência no ensino superior, nomeadamente, nos docentes, estudantes, funcionários e investigadores. A amostra é constituída por 326 participantes com 17 anos ou mais, no âmbito da linha de investigação do projeto “O Bem-Estar Psicológico na Sociedade Madeirense”. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicada a Escala de Personalidade Criativa – Forma Reduzida, de Pocinho, Garcês, Jesus, Viseu e Miguel-Tobal (in press) e a Measuring State Resilience, adaptada para a população portuguesa por Martins, em 2005 (Teixeira, 2014). Os resultados permitiram verificar que existe uma associação/correlação positiva entre a criatividade e a resiliência; os indivíduos do género feminino são mais resilientes; os indivíduos mais velhos são mais resilientes e tendencialmente mais criativos; os indivíduos que possuem o ensino superior são mais criativos; os docentes são mais resilientes do que os estudantes e do que os investigadores; os docentes são mais criativos do que os estudantes; e, a resiliência pode ser explicada pela criatividade e pelo género, sendo estes preditores da mesma. Implicações práticas são também apresentadas e discutidas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-17T00:00:00Z 2020-09-17T00:00:00Z 2021-02-04T15:06:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3104 202581667 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3104 |
identifier_str_mv |
202581667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129930543398912 |