Resiliência e criatividade no trabalho de designers em indústrias criativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scapini, Amanda Isabela Nórcio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215396
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019
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spelling Resiliência e criatividade no trabalho de designers em indústrias criativasPsicologiaTrabalhoCriatividadeResiliencia (Traço da personalidade)Criatividade nos negóciosPsicologia positivaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019A criatividade é geralmente entendida como um ato, ideia ou produto que modifica um domínio existente, ou como a capacidade de reconhecer ideias novas e originais e de explorá-las (Amabile, 1996). Nos contextos de trabalho, é expressa pela geração de ideias e soluções para serviços e/ou produtos, constituindo um elemento indispensável para a inovação e o alcance da vantagem competitiva (Alencar, 1996). A resiliência por sua vez, é considerada a capacidade de superar as adversidades e sair de situações adversar mais evoluído, fortalecido ou adaptado positivamente. Resumidamente, é definida como um processo dinâmico de adaptação positiva, que envolve crescimento e evolução do ser humano diante de situações avaliadas como significativamente adversas (Masten, 2001). Ao considerar a complementaridade e aproximação conceitual de tais fenômenos, o propósito central desta dissertação consistiu em identificar as interfaces existentes entre criatividade e resiliência no trabalho de designers em indústrias criativas (ICs), por meio da compreensão de situações que demandam tais capacidades. A pesquisa caracterizou-se como sendo de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, de modo que a coleta de conteúdos se deu por três fontes: entrevistas em profundidade, de forma principal, e, em caráter complementar, observações de campo e análise documental. No intuito de responder ao problema de pesquisa, os conteúdos foram coletados a partir de roteiros semi-estruturados que visavam abranger resiliência e criatividade no trabalho sob quatro facetas: 1. aspectos pessoais e interpessoais, 2. aspectos da tarefa, 3. aspectos da organização, e 4. aspectos do contexto. A avaliação de tais facetas justifica-se do ponto de vista teórico, ao considerar-se que ambos os fenômenos são complexos, diretamente influenciados pelos meios social, histórico, ambiental etc. Participaram da pesquisa sete profissionais criativos, todos designers, vinculados a três ICs localizadas no estado de Santa Catarina; sendo uma de pequeno, uma de médio e uma de grande porte. Os critérios de participação dos profissionais envolveram o tempo mínimo de atuação em cargos/funções que demandassem diretamente a criatividade e um tempo mínimo de vínculo com a organização, ambos superiores a 2 anos. Por meio da análise dos conteúdos, pode-se identificar sete interfaces entre resiliência e criatividade no trabalho de profissionais de ICs. Foram elas: identidade profissional; interpretação das situações e circunstâncias; relacionamento com os clientes; criação; execução; estrutura e recursos; e contexto. As três primeiras envolveram principalmente situações de natureza pessoal e interpessoal. A quarta e a quinta estavam mais ligadas às funções de um designer (tarefas) e características da organização. A sexta foi completamente associada a elementos organizacionais; e a sétima, por fim, envolveu aspectos do contexto a nível macro, como o mercado e a sociedade. O estudo permitiu reafirmar, ainda, a influência da cultura organizacional sobre os fenômenos estudados, e levou a reflexões acerca de políticas e práticas de gestão de pessoas que visem desenvolver resiliência e criatividade de forma ética e positiva aos trabalhadores. Por fim, ressaltou-se a relevância e a atualidade do tema no contexto organizacional e de trabalho, bem como a necessidade de estudos futuros a partir de questionamentos e inquietações emergentes da pesquisa.Abstract: Creativity is generally understood as an act, idea or product that modifies an existing domain, or as the ability to recognize original ideas and to exploit them (Amabile, 1996). In work contexts, it is expressed through idea generation and new solutions for services and/or products, in order to reach competitive advantage (Alencar, 1996). Resilience is the ability to overcome adversities and difficult situations, becoming a more evolved, strengthened or positively adapted person. In short, it is defined as a dynamic process of positive adaptation, involving growth and evolution of the human being in significantly adverse situations (Masten, 2001). Since there?s a conceptual approximation of such phenomena, the main purpose of this dissertation was to identify the interfaces between creativity and resilience at designers? work, in creative industries (CIs), through the understanding of situations that demand such capacities. The research was characterized as qualitative, exploratory and descriptive, so the contents were collected from three sources: in-depth interviews, mainly, and, in a complementary way, field observations and documentary analysis. In order to answer to the research problem, semi- structured scripts were used, that aimed to understand resilience and creativity at work under four facets: 1. personal and interpersonal aspects,2. aspects of the task, 3. aspects of the organization , and 4. aspects of the context. The evaluation of such facets can be theoretically justified, considering that both phenomena are complex, directly influenced by social, historical, environmental, and so on. The sample was composed by seven creative professionals, all designers, linked to three CIs located in the state of Santa Catarina. To join the sample, participants should fit the criteria of performing creative positions/functions for at least 2 years. Through the content analysis, seven interfaces between resilience and creativity at designers? work were identified: professional identity; interpretation of situations and circumstances; relationship with customers; creation; execution; structure and resources; and context. The first three involved personal and interpersonal situations. The fourth and fifth were more related to the functions of a designer (tasks) and characteristics of the organization. The sixth was completely associated with organizational elements; and the seventh, finally, involved aspects of the context at the macro level, such as market and society. The study also allowed us to reaffirm the influence of the organizational culture on the studied phenomena, and led to reflections about policies and practices of people management that aim to develop resilience and creativity in an ethical and positive way. Finally, the relevance and the actuality of the theme in the organizational and work context were emphasized, as well as the need for future studies based on questions and concerns emerging from the research.Silva, NarbalUniversidade Federal de Santa CatarinaScapini, Amanda Isabela Nórcio2020-10-21T21:16:09Z2020-10-21T21:16:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis221 p.| il.application/pdf363018https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215396porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:16:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215396Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:16:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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