Design de vestuário de moda contemporânea: criação versus produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rüthschilling, Anne Anicet
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9745
Resumo: Dissertação de mestrado em Design e Marketing (área de especialização em Vestuário)
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spelling Design de vestuário de moda contemporânea: criação versus produção687Dissertação de mestrado em Design e Marketing (área de especialização em Vestuário)No mundo globalizado em que vivemos, a moda está a ganhar cada vez mais importância, tanto em termos de indústria e economia, como no domínio do saber científico. A crescente evolução das “semanas de moda”, no mundo inteiro, é resultado de todo este processo que é cada vez mais o suporte de uma economia que atrai a cada estação um número maior de investidores. Para suportar esta requisito, a cadeia industrial de produtos de moda tem de estar atenta às rápidas evoluções do mercado. Isto reflecte-se directamente nas exigências profissionais dos colaboradores envolvidos nos mais diversos processos que compõem o processo da moda, principalmente dos designers de têxteis e de moda, técnicos de modelagem, etc. Entre os desafios da actualidade estão a inovação em termos estéticos, de design, conforto, acabamentos de elevado desempenho, fácil manutenção e preço concorrencial. Tudo isto de acordo com as exigências dos consumidores, agregando a qualidade de criação com a qualidade produtiva. Neste contexto, enquadra-se este projecto que visa estudar a actual evolução da produção de moda em Portugal e no Brasil. Para tal, foi realizada uma pesquisa sobre o design de vestuário de moda contemporânea, baseado na experiência dos criadores de moda que apresentam os seus trabalhos nas “semanas de moda” mais importantes de ambos países. Foi ainda elaborado um inquérito destinado aos criadores que participam nas feiras: Moda Lisboa, Portugal Fashion, São Paulo Fashion Week e Fashion Rio com o intuito que conhecer como estes trabalham, seja em termos de criação, seja em termos de estrutura da empresa, produção e meios que costumam utilizar para a distribuição dos seus produtos. É objectivo deste trabalho conceber uma metodologia de criação de produtos de moda, com base na experiência de trabalho destes profissionais e pautada pelos princípios teóricos do Marketing, Gestão da Produção e de Criação de Moda. Esta pesquisa será uma ferramenta importante na criação de produtos de moda de autor, apesar de não existir uma metodologia única e ideal para todos os criadores.In the globalized world that we live, fashion is becoming more and more important for the industry and economy as well as in the domain of the scientific knowledge. The proliferation of “fashion weeks” all over the world is the result of this process that supports an economy that attracts, at each season, a bigger number of investors. Therefore, the fashion industry network has to be aware of the quick changes in the market. This will directly reflect in the professional demands of those who are part of this fashion process, mainly the textile and fashion designers, fashion stiller, technical staff, etc. The many challenges that we have to face nowadays are innovation in terms of esthetics, design, comfort, high performance finishing’s, easy care and competitive price. In addition, all of them must fulfill the consumer’s demands, so that the quality of the creation and the quality of the production come together. In this context, this present project aims to study the current evolution of fashion production in Portugal and Brazil. Hence, a research was carried out on the Design of contemporary fashion clothing, based on the experience of fashion designers that showed their work in the most import “Fashion Weeks” in both countries. It was also made a questionnaire to those participators of the events: Lisbon Fashion, Portugal Fashion, São Paulo Fashion Week and Fashion Rio, in order to know how these designers work, regarding their creative process, their companies, their products and how they distribute them. The purpose of this work is to conceive a methodology for developing fashion products, based on the experience of these professionals and the theoretical principles of Marketing, Production Management and Fashion Design. This research will be an important tool for Fashion products development, although there is not only one unique and ideal methodology for all the designers.Broega, A. C.Universidade do MinhoRüthschilling, Anne Anicet2009-01-282009-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:49.319169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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