O design de moda aplicado à tecnologia seamless
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10812 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing Têxtil |
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O design de moda aplicado à tecnologia seamless687.02Dissertação de mestrado em Design e Marketing TêxtilCada vez mais, a velocidade e a flexibilidade se tornam factores essenciais para a satisfação dos desejos e das necessidades dos consumidores. Para vencer a corrida contra o tempo e a necessidade de deferenciação, o design de moda busca cada vez mais alicerces nas tecnologias, sendo a Seamless uma das disponíveis e ainda com vasto potencial de expansão. O conceito seamless é relativamente novo, surgiu nos anos oitenta, em resposta à crise no sector de meias e peúgas. Os produtos resultantes são capazes de satisfazer os requisitos dos consumidores no que diz respeito à funcionalidade, desempenho e estética. Com esta tecnologia são principalmente desenvolvidas roupas para o desporto e para o vestuário interior além de vestuário exterior, embora este em menor proporção. A partir da compreensão de fenómeno seamless, este trabalho contempla a investigação com foco em vestuário exterior, por meio de conjugação entre os saberes da engenharia têxtil e do design de moda. Neste contexto, como base no estudo exploratório e descritivo, realizaram-se entrevistas e questionários, para a identificação de oportunidades, o que resultou numa proposta de metodologia ou de um conjunto de boas práticas para o desenvolvimento de colecções de vestuário seamless com apelo de moda, em contexto técnico e criativo.Flexibility and speed are nowadays becoming essential factors in satisfying consumers' needs and desires. In order to win the race against time and the need for differentiation, fashion design seeks for backgrounds on technologies, being seamless one the technologies that is available and still with a considerable expanding potential. The seamless concept is rather new, it appeared in the 80's as an answer or solution to the industrial crisis that affected the hosiery sector. The resulting products made through this technology are capable to fulfil the needs regarding to functionality, performance and aesthetics. The products made using seamless technology that are more popular involve areas such as sports, health care, underwear and in a lesser proportion outerwear - exterior garment. Starting from the understanding of the semless phenomena, this work comprehends the research focusing the so called outerwear, or exterior clothing, by combining know-how from textile engineering and fashion design. Based on a previously descriptive and exploratory study, interviews and questionnaires were conducted in order to identify business opportunities resulting in a practical methodology or a set of good practices for developing clothes collections using seamless technologly with a special emphasis on fashion, both in a technical and creative context.Catarino, André P.Broega, A. C.Universidade do MinhoMagnus, Emanuele Biolo2009-11-112009-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:40.457788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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