O desenvolvimento do raciocínio relacional através das relações de igualdade e desigualdade : uma experiência de ensino no 3º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/17686 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 |
id |
RCAP_0c28994fb773a36348a9e9cac19b3030 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/17686 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento do raciocínio relacional através das relações de igualdade e desigualdade : uma experiência de ensino no 3º anoRaciocínioMatemática - Estudo e ensinoDinâmica da sala de aulaTeses de mestrado - 2014Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Esta investigação tem como objetivo o estudo do desenvolvimento do raciocínio relacional, através de relações de igualdade e desigualdade, em alunos do 3.º ano, seguindo uma abordagem de cunho exploratório. O quadro conceptual faz referência à early algebra, e às aprendizagens e conceções que os alunos desenvolvem relativamente às duas relações. Simultaneamente refere-se a forma como os alunos justificam as suas estratégias de resolução e como se inicia o seu processo de generalização. É importante que o desenvolvimento do raciocínio relacional tenha como base uma conceção correta das relações que se estabelecem na relação de igualdade e desigualdade, uma boa interpretação do sinal de igual e dos símbolos de maior e menor, tarefas estruturadas com expressões que promovam o uso de raciocínio relacional, momentos de discussão coletiva em que os alunos justificam as suas ideias e tentam generalizá-las partilhando-as com a turma. O estudo segue uma abordagem qualitativa e envolve uma observação participante. A recolha de dados é realizada numa turma de 3.º ano em que é analisada a sua aprendizagem. Esta recolha envolve as produções dos alunos e informações recolhidas através do diário de bordo. Os resultados mostram que os alunos melhoraram as suas conceções sobre as relações de igualdade e desigualdade, compreendendo as ligações que se estabelecem entre cada membro da expressão. As suas estratégias mostram o uso do raciocínio relacional não sentindo necessidade em recorrer a cálculos. Mostram algumas dificuldades em justificar as suas ideias sem recorrer a exemplos concretos. As generalizações criadas são desenvolvidas, na grande maioria, no momento de discussão coletiva e com alguma orientação do professor. A dinâmica de sala de aula também revela ser importante para o desenvolvimento do raciocínio relacional.The research aims to develop the relational reasoning through relations of equality and inequality, in third grade students and following an exploratory approach.. The theorical framework makes reference to the early algebra, the learning and conceptions that the students develop relatively to the two relations.. Simultaneously it refers to the way students justify their resolution strategies and how the generalized process starts. Thus it is important that the development of the relational reasoning has as base a correct conception of the relations that are established in the relation of equality and inequality, as well as a good interpretation of the signal of equal and the symbols of greater and minor; structured tasks with expressions that promote the use of relational reasoning, moments of collective discussion in which students justify their ideas and try to generalize them by sharing them with the class. The study follows a qualitative approach and involves a participative observation. Data collection is carried out in a third grade class which examined their learning. This recall involves the productions of the students and information gathered through the logbook. The results show that students improved their conceptions of the relations of equality and inequality, including the links that are established between each member of the expression. Their strategies show the use of relational reasoning without feeling the need to use the calculations. The students show some difficulties in justifying their ideas without resorting to concrete examples. Generalizations are developed, in most cases, in collective discussion and with some guidance from the teacher. The dynamics of the classroom also revealed to be important for the development of relational reasoning.Ponte, João Pedro da, 1953-Repositório da Universidade de LisboaCerca, Mónica Raquel Leal Oliveira, 1983-2015-03-10T13:24:30Z20142014-10-152014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17686TID:201283336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:28.323941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento do raciocínio relacional através das relações de igualdade e desigualdade : uma experiência de ensino no 3º ano |
title |
O desenvolvimento do raciocínio relacional através das relações de igualdade e desigualdade : uma experiência de ensino no 3º ano |
spellingShingle |
O desenvolvimento do raciocínio relacional através das relações de igualdade e desigualdade : uma experiência de ensino no 3º ano Cerca, Mónica Raquel Leal Oliveira, 1983- Raciocínio Matemática - Estudo e ensino Dinâmica da sala de aula Teses de mestrado - 2014 |
title_short |
O desenvolvimento do raciocínio relacional através das relações de igualdade e desigualdade : uma experiência de ensino no 3º ano |
title_full |
O desenvolvimento do raciocínio relacional através das relações de igualdade e desigualdade : uma experiência de ensino no 3º ano |
title_fullStr |
O desenvolvimento do raciocínio relacional através das relações de igualdade e desigualdade : uma experiência de ensino no 3º ano |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento do raciocínio relacional através das relações de igualdade e desigualdade : uma experiência de ensino no 3º ano |
title_sort |
O desenvolvimento do raciocínio relacional através das relações de igualdade e desigualdade : uma experiência de ensino no 3º ano |
author |
Cerca, Mónica Raquel Leal Oliveira, 1983- |
author_facet |
Cerca, Mónica Raquel Leal Oliveira, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro da, 1953- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerca, Mónica Raquel Leal Oliveira, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio Matemática - Estudo e ensino Dinâmica da sala de aula Teses de mestrado - 2014 |
topic |
Raciocínio Matemática - Estudo e ensino Dinâmica da sala de aula Teses de mestrado - 2014 |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-10-15 2014-01-01T00:00:00Z 2015-03-10T13:24:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/17686 TID:201283336 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/17686 |
identifier_str_mv |
TID:201283336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134272232095744 |