Conceções dos alunos do ensino secundário acerca da tarefa de estudo autorregulada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabaço, Sara Raquel de Carvalho Mendão das Neves Carvoeiro e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15486
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
id RCAP_0bd088c7eac2cf3f76d9bec289f1152a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15486
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceções dos alunos do ensino secundário acerca da tarefa de estudo autorreguladaAutorregulaçãoSala de aulaPsicologia da aprendizagemTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014A atividade de estudo é essencial para solidificar a aprendizagem em aula, influencia os resultados escolares e é frequente tomar-se como garantido, que os alunos sabem como o fazer. A importância do estudo contrasta com o aborrecimento que os alunos reportam sobre esta tarefa e com a desconsideração por parte dos professores, do seu papel no ensino de estratégias. Com recurso à análise de entrevistas, o presente projeto pretende compreender como os alunos constroem o significado pessoal acerca da tarefa de estudo, como percecionam a sua relação com os resultados escolares e perceber como descrevem a sua tarefa de estudo e a do aluno com o estudo ideal - e se se relaciona com as competências atribuídas às características dum aluno autorregulado. A análise dos dados incluiu o tratamento qualitativo dos testemunhos e o agrupamento de participantes (clusters), na descrição do seu estudo e do estudo ideal, segundo seis características do aluno que autorregula o seu estudo. Os resultados evidenciam a existência de estratégias autorregulatórias na descrição do estudo dos participantes e no estudo que consideram ideal. Contudo, nem todas as estratégias refletem um grau de autorregulação eficaz, indo ao encontro da ideia que todos os alunos, de forma mais ou menos eficaz regulam os seus momentos de aprendizagem. Os resultados deste estudo exaltam a necessidade da intervenção do psicólogo educacional nesta área.Studying is essential for learning in class. It influences academic results and it is frequently assumed that students know how to do it beforehand. There is a contrast between the importance of studying and the boredom that students report regarding this task, as well as the inconsideration teachers attribute to its role in teaching strategies. With the use of interviews, this study aimed to understand how students construct their personal meaning of studying, how they perceive its relation with academic results. This study also aimed to understand how students describe their own studying tasks, as well as students with the ideal studying tasks. Lastly, this study proposed to understand if students’ descriptions were related with competencies associated with the characteristics of students who are self-regulated. Data analysis included a qualitative treatment of student reports and cluster analysis of the students as a group in order to describe their actual studying tasks and the ideal studying task according to the six characteristics of students who self-regulate their studying. Results suggest that there are self-regulation strategies in the description of students and in the studying task they consider to be ideal. Nonetheless, not all strategies reflect the degree of efficacious self-regulation, suggesting that all students regulate their learning either more or less efficaciously. The results of this study propose the need for intervention of educational psychologists in this area.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaCabaço, Sara Raquel de Carvalho Mendão das Neves Carvoeiro e2014-12-19T13:53:38Z20142014-07-072014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15486TID:201209330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:36:54.964974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceções dos alunos do ensino secundário acerca da tarefa de estudo autorregulada
title Conceções dos alunos do ensino secundário acerca da tarefa de estudo autorregulada
spellingShingle Conceções dos alunos do ensino secundário acerca da tarefa de estudo autorregulada
Cabaço, Sara Raquel de Carvalho Mendão das Neves Carvoeiro e
Autorregulação
Sala de aula
Psicologia da aprendizagem
Teses de mestrado - 2014
title_short Conceções dos alunos do ensino secundário acerca da tarefa de estudo autorregulada
title_full Conceções dos alunos do ensino secundário acerca da tarefa de estudo autorregulada
title_fullStr Conceções dos alunos do ensino secundário acerca da tarefa de estudo autorregulada
title_full_unstemmed Conceções dos alunos do ensino secundário acerca da tarefa de estudo autorregulada
title_sort Conceções dos alunos do ensino secundário acerca da tarefa de estudo autorregulada
author Cabaço, Sara Raquel de Carvalho Mendão das Neves Carvoeiro e
author_facet Cabaço, Sara Raquel de Carvalho Mendão das Neves Carvoeiro e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabaço, Sara Raquel de Carvalho Mendão das Neves Carvoeiro e
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação
Sala de aula
Psicologia da aprendizagem
Teses de mestrado - 2014
topic Autorregulação
Sala de aula
Psicologia da aprendizagem
Teses de mestrado - 2014
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19T13:53:38Z
2014
2014-07-07
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15486
TID:201209330
url http://hdl.handle.net/10451/15486
identifier_str_mv TID:201209330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134266650525696