Inovação no serviço público de televisão na era digital : o caso da RTP Notícias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sara Alves Dias de Azevedo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27098
Resumo: O presente relatório de estágio propõe uma reflexão sobre a inovação na televisão na era digital, tendo como estudo de caso a RTP, serviço público de Rádio e Televisão de Portugal, com presença também em plataformas digitais. Numa época marcada pelos mais variados desafios comunicacionais, é necessário saber inovar e entender o que prende a atenção dos leitores, o que pode ser sustentável ou ter sucesso a nível editorial. Deste modo, a partir da reflexão sobre o jornalismo televisivo e das alterações que surgiram com a passagem para a era digital, propõe-se analisar como está a RTP Notícias a inovar a nível editorial nos produtos, formatos e conteúdos que coloca no website, entender que estratégias utiliza para se adaptar aos desafios da televisão digital, especificamente ao nível da comunicação com o público, e se as estratégias de inovação estão a ser bem-sucedidas, de acordo com os entrevistados. Para responder a este objetivo, foi feita uma análise de conteúdo complementada com entrevistas a profissionais da multimédia. Apesar de a RTP não ser uma nativa digital, os resultados demonstram um esforço na exploração das potencialidades oferecidas pelo ambiente digital, mas estão ainda aquém do que se poderia esperar de um serviço público.
id RCAP_0c2c9f340f1a51cb5be0f3f6db8c0310
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27098
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação no serviço público de televisão na era digital : o caso da RTP NotíciasInovação nos mediaTelevisãoMultimedialidadeHipertextualidadeInteratividadeUbiquidadeJornalismo digitalMedia innovationTelevisionMultimedialityUbiquityHypertextualityInteractivityDigital journalismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente relatório de estágio propõe uma reflexão sobre a inovação na televisão na era digital, tendo como estudo de caso a RTP, serviço público de Rádio e Televisão de Portugal, com presença também em plataformas digitais. Numa época marcada pelos mais variados desafios comunicacionais, é necessário saber inovar e entender o que prende a atenção dos leitores, o que pode ser sustentável ou ter sucesso a nível editorial. Deste modo, a partir da reflexão sobre o jornalismo televisivo e das alterações que surgiram com a passagem para a era digital, propõe-se analisar como está a RTP Notícias a inovar a nível editorial nos produtos, formatos e conteúdos que coloca no website, entender que estratégias utiliza para se adaptar aos desafios da televisão digital, especificamente ao nível da comunicação com o público, e se as estratégias de inovação estão a ser bem-sucedidas, de acordo com os entrevistados. Para responder a este objetivo, foi feita uma análise de conteúdo complementada com entrevistas a profissionais da multimédia. Apesar de a RTP não ser uma nativa digital, os resultados demonstram um esforço na exploração das potencialidades oferecidas pelo ambiente digital, mas estão ainda aquém do que se poderia esperar de um serviço público.This report proposes a reflection on innovation in television in the digital age, having as a case study RTP, a public service of Radio and Television of Portugal, also present in digital platforms. In an age marked by the most varied communication challenges, it is necessary to know how to innovate and understand what holds readers' attention, which can be sustainable or be successful at the editorial level. Thus, from the reflection on television journalism and the changes that have arisen with the transition to the digital age, it is proposed to analyze how RTP Notícias is innovating at the editorial level in the products, formats and contents that it places on the website, understand what strategies it uses to adapt to the challenges of digital television, specifically at the level of communication with the public, and whether innovation strategies are succeeding, according to the interviewees. A content analysis complemented with interviews to the multimedia professionals has taken place, in order to answer this objective. Although RTP is not a digital native, the results demonstrate an effort to exploit the potential offered by the digital environment, but also that they are still far short of what could be expected from a public service.Silva, Dora SantosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, Sara Alves Dias de Azevedo2019-03-19T11:26:46Z2019-01-2120182019-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27098TID:202178471porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:40.801093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação no serviço público de televisão na era digital : o caso da RTP Notícias
title Inovação no serviço público de televisão na era digital : o caso da RTP Notícias
spellingShingle Inovação no serviço público de televisão na era digital : o caso da RTP Notícias
Costa, Sara Alves Dias de Azevedo
Inovação nos media
Televisão
Multimedialidade
Hipertextualidade
Interatividade
Ubiquidade
Jornalismo digital
Media innovation
Television
Multimediality
Ubiquity
Hypertextuality
Interactivity
Digital journalism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Inovação no serviço público de televisão na era digital : o caso da RTP Notícias
title_full Inovação no serviço público de televisão na era digital : o caso da RTP Notícias
title_fullStr Inovação no serviço público de televisão na era digital : o caso da RTP Notícias
title_full_unstemmed Inovação no serviço público de televisão na era digital : o caso da RTP Notícias
title_sort Inovação no serviço público de televisão na era digital : o caso da RTP Notícias
author Costa, Sara Alves Dias de Azevedo
author_facet Costa, Sara Alves Dias de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dora Santos
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sara Alves Dias de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação nos media
Televisão
Multimedialidade
Hipertextualidade
Interatividade
Ubiquidade
Jornalismo digital
Media innovation
Television
Multimediality
Ubiquity
Hypertextuality
Interactivity
Digital journalism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Inovação nos media
Televisão
Multimedialidade
Hipertextualidade
Interatividade
Ubiquidade
Jornalismo digital
Media innovation
Television
Multimediality
Ubiquity
Hypertextuality
Interactivity
Digital journalism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O presente relatório de estágio propõe uma reflexão sobre a inovação na televisão na era digital, tendo como estudo de caso a RTP, serviço público de Rádio e Televisão de Portugal, com presença também em plataformas digitais. Numa época marcada pelos mais variados desafios comunicacionais, é necessário saber inovar e entender o que prende a atenção dos leitores, o que pode ser sustentável ou ter sucesso a nível editorial. Deste modo, a partir da reflexão sobre o jornalismo televisivo e das alterações que surgiram com a passagem para a era digital, propõe-se analisar como está a RTP Notícias a inovar a nível editorial nos produtos, formatos e conteúdos que coloca no website, entender que estratégias utiliza para se adaptar aos desafios da televisão digital, especificamente ao nível da comunicação com o público, e se as estratégias de inovação estão a ser bem-sucedidas, de acordo com os entrevistados. Para responder a este objetivo, foi feita uma análise de conteúdo complementada com entrevistas a profissionais da multimédia. Apesar de a RTP não ser uma nativa digital, os resultados demonstram um esforço na exploração das potencialidades oferecidas pelo ambiente digital, mas estão ainda aquém do que se poderia esperar de um serviço público.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-19T11:26:46Z
2019-01-21
2019-01-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27098
TID:202178471
url http://hdl.handle.net/10400.14/27098
identifier_str_mv TID:202178471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131918847967232