Adequação de estratégias de ensino-aprendizagem numa turma reduzida : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5158 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino (Economia e Gestão/Contabilidade), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
id |
RCAP_0c2d513db4e7b7fcc82e41fb9473fd81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/5158 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Adequação de estratégias de ensino-aprendizagem numa turma reduzida : estudo de casoEnsino-aprendizagemPráticas educativasTeorias da aprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino (Economia e Gestão/Contabilidade), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011As estratégias de ensino aprendizagem é um tema que faz parte do dia-a-dia da função de docente e é algo reconhecido por todos. Com esta investigação pretende-se conhecer, analisar e compreender a importância da adequação das estratégias de ensinoaprendizagem no caso de uma turma reduzida. Pretendendo dar resposta à questão deste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, mais concretamente por um estudo de caso, uma vez que se pretende abordar a professora e os alunos in loco e responder a questões cujo produto final é de natureza descritiva e interpretativa. Apresenta-se um estudo sobre as estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas a uma amostra de 8 estudantes do sistema de ensino secundário, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos da Escola Secundária de Josefa de Óbidos. Este estudo assenta numa reflexão sobre questões como a importância da aprendizagem significativa; a interacção entre ensino e aprendizagem; a interacção do ensino-aprendizagem com aplicação de estratégias adequadas; as estratégias de ensino e a importância do uso adequado das estratégias de ensino-aprendizagem, à luz de uma epistemologia construtivista e de teorias de aprendizagem.Strategies for teaching and learning is a theme that makes part of teacher´s daily role and is something recognized by all. This research seeks to know, analyze and understand the importance of the adequacy of the teaching-learning strategies in the case of a small class. In order to answer the question of this study, we chose a qualitative methodology, specifically through a case study, because it intends to approach the teacher and students in loco and answer to questions whose final product has a descriptive and interpretive nature. This is a study on the teaching-learning strategies applied to a sample of 8 students from secondary education system, of both sexes, aged between 14 and 16 years of Escola Secundária de Josefa de Óbidos. This study is based on a reflection on such issues as: the importance of meaningful learning; the interaction between teaching and learning; the teachinglearning interaction with the application of appropriate strategies; teaching strategies and the importance of proper use of teaching-learning strategies, based on a constructivist epistemology and learning theories.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaMartins, Ana Flávia Miranda António2012-02-02T18:28:43Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfvideo/mpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5158porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:07:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:07:14Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adequação de estratégias de ensino-aprendizagem numa turma reduzida : estudo de caso |
title |
Adequação de estratégias de ensino-aprendizagem numa turma reduzida : estudo de caso |
spellingShingle |
Adequação de estratégias de ensino-aprendizagem numa turma reduzida : estudo de caso Martins, Ana Flávia Miranda António Ensino-aprendizagem Práticas educativas Teorias da aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
title_short |
Adequação de estratégias de ensino-aprendizagem numa turma reduzida : estudo de caso |
title_full |
Adequação de estratégias de ensino-aprendizagem numa turma reduzida : estudo de caso |
title_fullStr |
Adequação de estratégias de ensino-aprendizagem numa turma reduzida : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Adequação de estratégias de ensino-aprendizagem numa turma reduzida : estudo de caso |
title_sort |
Adequação de estratégias de ensino-aprendizagem numa turma reduzida : estudo de caso |
author |
Martins, Ana Flávia Miranda António |
author_facet |
Martins, Ana Flávia Miranda António |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabrito, Belmiro Gil, 1949- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Flávia Miranda António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Práticas educativas Teorias da aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
topic |
Ensino-aprendizagem Práticas educativas Teorias da aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino (Economia e Gestão/Contabilidade), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-02-02T18:28:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/5158 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/5158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf video/mpeg application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548760659525632 |