Adequação de estratégias de ensino-aprendizagem numa turma reduzida : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Flávia Miranda António
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5158
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino (Economia e Gestão/Contabilidade), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
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spelling Adequação de estratégias de ensino-aprendizagem numa turma reduzida : estudo de casoEnsino-aprendizagemPráticas educativasTeorias da aprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino (Economia e Gestão/Contabilidade), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011As estratégias de ensino aprendizagem é um tema que faz parte do dia-a-dia da função de docente e é algo reconhecido por todos. Com esta investigação pretende-se conhecer, analisar e compreender a importância da adequação das estratégias de ensinoaprendizagem no caso de uma turma reduzida. Pretendendo dar resposta à questão deste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, mais concretamente por um estudo de caso, uma vez que se pretende abordar a professora e os alunos in loco e responder a questões cujo produto final é de natureza descritiva e interpretativa. Apresenta-se um estudo sobre as estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas a uma amostra de 8 estudantes do sistema de ensino secundário, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos da Escola Secundária de Josefa de Óbidos. Este estudo assenta numa reflexão sobre questões como a importância da aprendizagem significativa; a interacção entre ensino e aprendizagem; a interacção do ensino-aprendizagem com aplicação de estratégias adequadas; as estratégias de ensino e a importância do uso adequado das estratégias de ensino-aprendizagem, à luz de uma epistemologia construtivista e de teorias de aprendizagem.Strategies for teaching and learning is a theme that makes part of teacher´s daily role and is something recognized by all. This research seeks to know, analyze and understand the importance of the adequacy of the teaching-learning strategies in the case of a small class. In order to answer the question of this study, we chose a qualitative methodology, specifically through a case study, because it intends to approach the teacher and students in loco and answer to questions whose final product has a descriptive and interpretive nature. This is a study on the teaching-learning strategies applied to a sample of 8 students from secondary education system, of both sexes, aged between 14 and 16 years of Escola Secundária de Josefa de Óbidos. This study is based on a reflection on such issues as: the importance of meaningful learning; the interaction between teaching and learning; the teachinglearning interaction with the application of appropriate strategies; teaching strategies and the importance of proper use of teaching-learning strategies, based on a constructivist epistemology and learning theories.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaMartins, Ana Flávia Miranda António2012-02-02T18:28:43Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfvideo/mpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5158porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:38.214099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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