A interacção entre a sala de aula e o museu como estratégia de envolvimento na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cadete, Flávia Isabel Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5398
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_bc2bc4a4a9ab044c0831ff6a46ba79fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5398
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interacção entre a sala de aula e o museu como estratégia de envolvimento na aprendizagemMuseus - educaçãoEducação estéticaAprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011Este Relatório Final encontra-se no âmbito da disciplina de Iniciação à Prática Profissional IV, tendo como objetivo a descrição e análise da atividade letiva supervisionada da disciplina de Artes Visuais. A atividade foi desenvolvida em horário escolar, ao longo de vinte e duas aulas semanais, dezoito em sala de aula e quatro em Museu, através de visitas guiadas a exposições. Teve como objetivo desenvolver as capacidades expressivas ao nível da Comunicação Visual, recorrendo aos elementos estruturais da Linguagem Visual e à manipulação expressiva de alguns materiais e técnicas, e a aquisição de competências ao nível da literacia estético visual. Os alunos que participaram no projeto são adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, que frequentam o 1º ano do Curso de Educação e Formação de Pintura de Azulejo, o equivalente ao 8ºano. Caracterizados, pelo Conselho de Turma, como tendo “fraca motivação”, “falta de conhecimentos, no âmbito de uma literacia estético visual”, “falta de concentração e atenção” e com “baixa auto-estima”. Com a finalidade de aumentar o envolvimento, a autonomia, a vontade de aprender e desenvolver os conhecimentos, recorreu-se a uma estratégia didática que parte da interação entre a sala de aula e o Museu.This Final Report is under the discipline of Introduction to Professional Practice IV, aiming to describe and analyze the activity of supervised academic discipline of Visual Arts. The activity was developed in school hours, over twenty-two weekly classes, eighteen in the classroom and four in the Museum, with guided tours through the exhibition. The objective was to develop the expressive capabilities in terms of Visual Communication, using the structural elements of visual language and expressive handling of some materials and techniques, and the acquisition of literacy skills in the visual aesthetic. The students who participated in the project are adolescents aged 14 to 17 years, attending the first year of the Course of Education and Training Tile Painting, the equivalent of eight year. Characterized by the class council, as having "low motivation", "lack of knowledge as part of an aesthetic visual literacy," "lack of concentration and attention" and "low self-esteem." In order to increase involvement, autonomy, willingness to learn and develop the knowledge, resorted to a didactic strategy that part of the interaction between the classroom and the Museum.Pedro, António, 1953-Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaCadete, Flávia Isabel Marques2012-02-24T16:27:57Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:45.884355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interacção entre a sala de aula e o museu como estratégia de envolvimento na aprendizagem
title A interacção entre a sala de aula e o museu como estratégia de envolvimento na aprendizagem
spellingShingle A interacção entre a sala de aula e o museu como estratégia de envolvimento na aprendizagem
Cadete, Flávia Isabel Marques
Museus - educação
Educação estética
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short A interacção entre a sala de aula e o museu como estratégia de envolvimento na aprendizagem
title_full A interacção entre a sala de aula e o museu como estratégia de envolvimento na aprendizagem
title_fullStr A interacção entre a sala de aula e o museu como estratégia de envolvimento na aprendizagem
title_full_unstemmed A interacção entre a sala de aula e o museu como estratégia de envolvimento na aprendizagem
title_sort A interacção entre a sala de aula e o museu como estratégia de envolvimento na aprendizagem
author Cadete, Flávia Isabel Marques
author_facet Cadete, Flávia Isabel Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, António, 1953-
Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cadete, Flávia Isabel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Museus - educação
Educação estética
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Museus - educação
Educação estética
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-24T16:27:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5398
url http://hdl.handle.net/10451/5398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134195677659136