CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT NO MERCADO BUSINESS-TO-BUSINESS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Bóris Micael Pereira Brás
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/100753
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_0c345f88a57e212aa0bfdc3d03edefe2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/100753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT NO MERCADO BUSINESS-TO-BUSINESSCUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT ON THE BUSINESS-TO-BUSINESS MARKETCustomer Relationship Management (CRM)Business to Business (B2B)Business to Costumer (B2C)Marketing RelacionalMarketing de serviçosCustomer Relationship Management (CRM)Business to Business (B2B)Business to Costumer (B2C)Relationship MarketingService MarketingRelatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de EconomiaO seguinte relatório tem como função sintetizar aquilo que foi o estágio curricular desenvolvido no âmbito do Mestrado em Marketing da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Para tal serão primeiramente identificados, o local do estágio, a start-up espanhola BrioAgro, uma empresa que trabalha em prestação de serviços Business-to-Business, e também uma justificativa para a realização deste estágio e os objetivos propostos para o mesmo, em seguida será apresentada uma breve revisão teórica da literatura relevante para o tema em foco neste estágio. Esta revisão teórica vai apoiar-se essencialmente nos conceitos de Business-to-Business(B2B), abordando questões como segmentação de mercado em B2B, e as diferenças deste tipo de mercado para o mercado Business-to-Costumer(B2C), Customer Relationship Management (CRM), e de Marketing Relacional, tentando oferecer algumas noções daquilo que significa cada um e daquilo a que a investigação neste campo tem alcançado. De seguida haverá um foco naquilo que foi, mais concretamente, o estágio, explicando quais as funções desempenhadas na BrioAgro, como a análise de mercado e de concorrência, ou de como foi feita a comunicação entre a BrioAgro e os seus clientes, ou potenciais clientes, e quais as ferramentas utilizadas, e para terminar, um momento de reflexão, a essencial análise crítica daquilo que foi este estágio, identificando as principais dificuldades, as competências adquiridas pelo mestrando, as contribuições deste para a entidade de acolhimento e alguma consideração a expor sobre o funcionamento da BrioAgro.The following report has the goal of summarizing what was the curricular internship developed under the master’s in marketing at the Faculty of Economics of the University of Coimbra. To this end, it will first be identified the location of the internship, the Spanish start-up BrioAgro, an IT service providing company that works on a Business-to-Business model, as well as a justification for carrying out this internship and the proposed objectives for it, right after this, there will be a brief theoretical review of the relevant literature for the topics in focus during this internship. This theoretical review will be based essentially on the concepts of Business-to-Business (B2B) approaching question like the market segmentation in B2B, and differences between this type of market and the Business-to-Consumer(B2C) market, Customer Relationship Management (CRM), and Relatioship Marketing, trying to offer some notions of what each one means and of what the research in this field has granted us. Then there will be a focus on what was, in detail, the internship, explaining the tasks taken on with BrioAgro, such as market and competition analysis, or the way communication between BrioAgro and their costumer, or potential costumers was maintained, and finally, a moment of reflection, with an essential critical analysis of what happened in this internship, identifying the main difficulties felt, the acquired competences as the intern, what contribution the student was able to offer to the host organization, and showing possibly some suggestion regarding how BrioAgro works.2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/100753http://hdl.handle.net/10316/100753TID:203033540porRamalho, Bóris Micael Pereira Brásinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-09T20:35:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:04.580153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT NO MERCADO BUSINESS-TO-BUSINESS
CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT ON THE BUSINESS-TO-BUSINESS MARKET
title CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT NO MERCADO BUSINESS-TO-BUSINESS
spellingShingle CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT NO MERCADO BUSINESS-TO-BUSINESS
Ramalho, Bóris Micael Pereira Brás
Customer Relationship Management (CRM)
Business to Business (B2B)
Business to Costumer (B2C)
Marketing Relacional
Marketing de serviços
Customer Relationship Management (CRM)
Business to Business (B2B)
Business to Costumer (B2C)
Relationship Marketing
Service Marketing
title_short CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT NO MERCADO BUSINESS-TO-BUSINESS
title_full CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT NO MERCADO BUSINESS-TO-BUSINESS
title_fullStr CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT NO MERCADO BUSINESS-TO-BUSINESS
title_full_unstemmed CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT NO MERCADO BUSINESS-TO-BUSINESS
title_sort CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT NO MERCADO BUSINESS-TO-BUSINESS
author Ramalho, Bóris Micael Pereira Brás
author_facet Ramalho, Bóris Micael Pereira Brás
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Bóris Micael Pereira Brás
dc.subject.por.fl_str_mv Customer Relationship Management (CRM)
Business to Business (B2B)
Business to Costumer (B2C)
Marketing Relacional
Marketing de serviços
Customer Relationship Management (CRM)
Business to Business (B2B)
Business to Costumer (B2C)
Relationship Marketing
Service Marketing
topic Customer Relationship Management (CRM)
Business to Business (B2B)
Business to Costumer (B2C)
Marketing Relacional
Marketing de serviços
Customer Relationship Management (CRM)
Business to Business (B2B)
Business to Costumer (B2C)
Relationship Marketing
Service Marketing
description Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/100753
http://hdl.handle.net/10316/100753
TID:203033540
url http://hdl.handle.net/10316/100753
identifier_str_mv TID:203033540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134076196618240