Variáveis sociodemográficas, psicológicas e tempo na internet como preditoras do uso de redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Milena Carvalho de Azevedo e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46362
Resumo: Com a crescente expansão das redes sociais em todo o mundo, os investigadores têm procurado compreender os preditores da sua utilização e a relação com a saúde mental e o bem-estar. Este estudo teve como objetivo relacionar diversas variáveis sociodemográficas e psicológicas, bem como o tempo dedicado à internet com o uso de redes sociais representativas em Portugal e a nível global, nomeadamente o Instagram, WhatsApp, Facebook, YouTube, LinkedIn e outras redes (como TikTok, Twitter e BeReal). Mais especificamente, analisar o contributo explicativo de um conjunto de variáveis, entre as quais construtos psicológicos como autoestima, solidão, satisfação com a vida e o comportamento de phubbing na frequência de utilização das redes sociais referidas. Foram analisados os dados de um questionário online aplicado a uma amostra de 306 pessoas adultas, com idades entre os 18 e os 79 anos (M = 38.0, SD = 16.3), incluindo 210 mulheres e 98 homens. Das variáveis consideradas nas análises de regressão categorial, os resultados permitiram identificar o melhor conjunto de preditores do uso de cada rede social. Em termos globais, o comportamento de phubbing e a idade foram as variáveis com maior poder explicativo da frequência de uso das redes sociais. Foram ainda identificadas variáveis com contributo específico para a predição da frequência do uso de cada rede. Em particular, o sexo e a escolaridade contribuíram para a rede social LinkedIn; a profissão para as redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn; o estado civil fez parte do modelo da rede social Instagram; a perceção de solidão contribuiu para as redes sociais WhatsApp e LinkedIn; o tempo de uso da internet nos dias de semana constou do modelo para a rede social LinkedIn; e, por último, o tempo de uso da internet nos dias de fim de semana fez parte do modelo da rede social YouTube, bem como do modelo obtido para outras redes, tais como Tiktok, Twitter e BeReal. Estes resultados permitem ampliar o conhecimento sobre características sociodemográficas, psicológicas e o tempo de uso da internet em utilizadores adultos de redes sociais em Portugal, promovendo uma reflexão sobre fatores de risco e adaptativos no uso destas plataformas e as implicações para o domínio da saúde mental e o bem-estar.
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Mais especificamente, analisar o contributo explicativo de um conjunto de variáveis, entre as quais construtos psicológicos como autoestima, solidão, satisfação com a vida e o comportamento de phubbing na frequência de utilização das redes sociais referidas. Foram analisados os dados de um questionário online aplicado a uma amostra de 306 pessoas adultas, com idades entre os 18 e os 79 anos (M = 38.0, SD = 16.3), incluindo 210 mulheres e 98 homens. Das variáveis consideradas nas análises de regressão categorial, os resultados permitiram identificar o melhor conjunto de preditores do uso de cada rede social. Em termos globais, o comportamento de phubbing e a idade foram as variáveis com maior poder explicativo da frequência de uso das redes sociais. Foram ainda identificadas variáveis com contributo específico para a predição da frequência do uso de cada rede. Em particular, o sexo e a escolaridade contribuíram para a rede social LinkedIn; a profissão para as redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn; o estado civil fez parte do modelo da rede social Instagram; a perceção de solidão contribuiu para as redes sociais WhatsApp e LinkedIn; o tempo de uso da internet nos dias de semana constou do modelo para a rede social LinkedIn; e, por último, o tempo de uso da internet nos dias de fim de semana fez parte do modelo da rede social YouTube, bem como do modelo obtido para outras redes, tais como Tiktok, Twitter e BeReal. Estes resultados permitem ampliar o conhecimento sobre características sociodemográficas, psicológicas e o tempo de uso da internet em utilizadores adultos de redes sociais em Portugal, promovendo uma reflexão sobre fatores de risco e adaptativos no uso destas plataformas e as implicações para o domínio da saúde mental e o bem-estar.With the increasing expansion of social networks around the world , researchers have sought to understand the predictors of their use and the relationship with mental health and well being. This study aimed to relate several sociodemographic and psychological variables , as we ll as the time spent on internet with the use of representative social networks in Portugal and worldwide, namely Instagram, WhatsApp, Facebook, YouTube, LinkedIn, and other networks ( such as TikTok, Twitter and BeReal ). More specifically, to analyze the explanatory contribution of a set of variables, including psychological constructs such as self esteem, loneliness, life satisfaction, and phubbing behavior in the frequency use of different social networks. Data analyzed came from an online survey applied to a sample of 306 adults, aged between 18 and 79 years ( M = 38.0, SD = 16.3), including 210 women and 98 The results of categorical regression analyses allowed to identify the best set of predictors for the use of each social network. Phubbing beha vior and age were the variables with the greatest explanatory power for the frequency of use of social networks. In addition, variables with a specific contribution in predicting the frequency of use of each network were also identified . In particular, gen der and education level in LinkedIn; employment status in Facebook, Instagram and LinkedIn; marital status in Instagram; loneliness in WhatsApp and LinkedIn; internet time spent on weekdays in LinkedIn, and on weekends in YouTube and in other networks (Tik tok, Twitter and BeReal). These results make it possible to expand knowledge about sociodemographic and psychological characteristics and the time of internet use in adult users of social networks in Portugal, promoting a reflection on risk and adaptive factors in the use of these platforms and the implications for the field of mental health and the well being.Ferreira, Inês SaraivaRando Calvo, Maria BelénRepositório ComumCastro, Milena Carvalho de Azevedo e2023-09-04T09:52:40Z2023-07-272023-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46362TID:203349709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:32:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:33.004779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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