Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laranjeira, Ana Cristina Condeças Borralheira Vilas Boas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15429
Resumo: Esta dissertação, enquadrada no projeto “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento”, financiado pela FCT, visou caraterizar as atitudes dos alunos do 9º ano de uma escola do Alentejo relativamente às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Físico-Químicas. Procurou-se identificar relações entre aquelas atitudes e o rendimento escolar e detetar possíveis diferenças entre rapazes e raparigas relativamente à sua perceção acerca da adequação daquelas disciplinas a um dado género. A recolha dos dados para o estudo resultou da aplicação de três questionários de atitudes face às disciplinas consideradas, desenvolvidos no contexto do RED. Com os resultados obtidos foi possível verificar que os alunos evidenciavam atitudes bastante diferenciadas, variando estas com a disciplina, com o sexo e com a dimensão atitudinal considerada (prazer, facilidade, utilidade e desconforto) e parecendo as mesmas influenciar o rendimento escolar. Não foram detetadas diferenças relativamente à perceção acerca da adequação das disciplinas a um dado género; ABSTRACT:This essay, surrounded in the project "RED - School Performance and Development", funded by FCT, aimed at characterizing the attitudes of 9th grade students at a school of Alentejo in relation to the subjects of Portuguese, Mathematics and Physics and Chemistry. We sought to identify relationships between those attitudes and school performance and detect possible differences between boys and girls regarding their perception about the adequacy of those subjects to a given gender. The data collection for the study resulted from the application of three questionnaires about attitudes towards, the subjects considered, developed in the context of RED. With the results we found that students showed quite different attitudes, varying with subjects, with gender and with attitudinal dimension considered (pleasure, ease, utility and discomfort). All these factors seem to influence school performance. No differences were detected regarding the perception about the appropriateness of the subjects to a given gender.
id RCAP_0c700917c0f1fce95624a7af1ddbe089
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicasAtitudesRendimento escolarEnsino básico9º anoLíngua portuguesaMatemáticaCiências físico-químicasAttitudeAcademic performancePortugueseMathematicsPhysics and chemistry 9th gradeEsta dissertação, enquadrada no projeto “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento”, financiado pela FCT, visou caraterizar as atitudes dos alunos do 9º ano de uma escola do Alentejo relativamente às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Físico-Químicas. Procurou-se identificar relações entre aquelas atitudes e o rendimento escolar e detetar possíveis diferenças entre rapazes e raparigas relativamente à sua perceção acerca da adequação daquelas disciplinas a um dado género. A recolha dos dados para o estudo resultou da aplicação de três questionários de atitudes face às disciplinas consideradas, desenvolvidos no contexto do RED. Com os resultados obtidos foi possível verificar que os alunos evidenciavam atitudes bastante diferenciadas, variando estas com a disciplina, com o sexo e com a dimensão atitudinal considerada (prazer, facilidade, utilidade e desconforto) e parecendo as mesmas influenciar o rendimento escolar. Não foram detetadas diferenças relativamente à perceção acerca da adequação das disciplinas a um dado género; ABSTRACT:This essay, surrounded in the project "RED - School Performance and Development", funded by FCT, aimed at characterizing the attitudes of 9th grade students at a school of Alentejo in relation to the subjects of Portuguese, Mathematics and Physics and Chemistry. We sought to identify relationships between those attitudes and school performance and detect possible differences between boys and girls regarding their perception about the adequacy of those subjects to a given gender. The data collection for the study resulted from the application of three questionnaires about attitudes towards, the subjects considered, developed in the context of RED. With the results we found that students showed quite different attitudes, varying with subjects, with gender and with attitudinal dimension considered (pleasure, ease, utility and discomfort). All these factors seem to influence school performance. No differences were detected regarding the perception about the appropriateness of the subjects to a given gender.Universidade de Évora2015-09-01T11:37:34Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15429http://hdl.handle.net/10174/15429porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Laranjeira, Ana Cristina Condeças Borralheira Vilas Boasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:28Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:01.588001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas
title Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas
spellingShingle Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas
Laranjeira, Ana Cristina Condeças Borralheira Vilas Boas
Atitudes
Rendimento escolar
Ensino básico
9º ano
Língua portuguesa
Matemática
Ciências físico-químicas
Attitude
Academic performance
Portuguese
Mathematics
Physics and chemistry 9th grade
title_short Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas
title_full Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas
title_fullStr Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas
title_full_unstemmed Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas
title_sort Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas
author Laranjeira, Ana Cristina Condeças Borralheira Vilas Boas
author_facet Laranjeira, Ana Cristina Condeças Borralheira Vilas Boas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laranjeira, Ana Cristina Condeças Borralheira Vilas Boas
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes
Rendimento escolar
Ensino básico
9º ano
Língua portuguesa
Matemática
Ciências físico-químicas
Attitude
Academic performance
Portuguese
Mathematics
Physics and chemistry 9th grade
topic Atitudes
Rendimento escolar
Ensino básico
9º ano
Língua portuguesa
Matemática
Ciências físico-químicas
Attitude
Academic performance
Portuguese
Mathematics
Physics and chemistry 9th grade
description Esta dissertação, enquadrada no projeto “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento”, financiado pela FCT, visou caraterizar as atitudes dos alunos do 9º ano de uma escola do Alentejo relativamente às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Físico-Químicas. Procurou-se identificar relações entre aquelas atitudes e o rendimento escolar e detetar possíveis diferenças entre rapazes e raparigas relativamente à sua perceção acerca da adequação daquelas disciplinas a um dado género. A recolha dos dados para o estudo resultou da aplicação de três questionários de atitudes face às disciplinas consideradas, desenvolvidos no contexto do RED. Com os resultados obtidos foi possível verificar que os alunos evidenciavam atitudes bastante diferenciadas, variando estas com a disciplina, com o sexo e com a dimensão atitudinal considerada (prazer, facilidade, utilidade e desconforto) e parecendo as mesmas influenciar o rendimento escolar. Não foram detetadas diferenças relativamente à perceção acerca da adequação das disciplinas a um dado género; ABSTRACT:This essay, surrounded in the project "RED - School Performance and Development", funded by FCT, aimed at characterizing the attitudes of 9th grade students at a school of Alentejo in relation to the subjects of Portuguese, Mathematics and Physics and Chemistry. We sought to identify relationships between those attitudes and school performance and detect possible differences between boys and girls regarding their perception about the adequacy of those subjects to a given gender. The data collection for the study resulted from the application of three questionnaires about attitudes towards, the subjects considered, developed in the context of RED. With the results we found that students showed quite different attitudes, varying with subjects, with gender and with attitudinal dimension considered (pleasure, ease, utility and discomfort). All these factors seem to influence school performance. No differences were detected regarding the perception about the appropriateness of the subjects to a given gender.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T11:37:34Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15429
http://hdl.handle.net/10174/15429
url http://hdl.handle.net/10174/15429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563846709248