Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15429 |
Resumo: | Esta dissertação, enquadrada no projeto “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento”, financiado pela FCT, visou caraterizar as atitudes dos alunos do 9º ano de uma escola do Alentejo relativamente às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Físico-Químicas. Procurou-se identificar relações entre aquelas atitudes e o rendimento escolar e detetar possíveis diferenças entre rapazes e raparigas relativamente à sua perceção acerca da adequação daquelas disciplinas a um dado género. A recolha dos dados para o estudo resultou da aplicação de três questionários de atitudes face às disciplinas consideradas, desenvolvidos no contexto do RED. Com os resultados obtidos foi possível verificar que os alunos evidenciavam atitudes bastante diferenciadas, variando estas com a disciplina, com o sexo e com a dimensão atitudinal considerada (prazer, facilidade, utilidade e desconforto) e parecendo as mesmas influenciar o rendimento escolar. Não foram detetadas diferenças relativamente à perceção acerca da adequação das disciplinas a um dado género; ABSTRACT:This essay, surrounded in the project "RED - School Performance and Development", funded by FCT, aimed at characterizing the attitudes of 9th grade students at a school of Alentejo in relation to the subjects of Portuguese, Mathematics and Physics and Chemistry. We sought to identify relationships between those attitudes and school performance and detect possible differences between boys and girls regarding their perception about the adequacy of those subjects to a given gender. The data collection for the study resulted from the application of three questionnaires about attitudes towards, the subjects considered, developed in the context of RED. With the results we found that students showed quite different attitudes, varying with subjects, with gender and with attitudinal dimension considered (pleasure, ease, utility and discomfort). All these factors seem to influence school performance. No differences were detected regarding the perception about the appropriateness of the subjects to a given gender. |
id |
RCAP_0c700917c0f1fce95624a7af1ddbe089 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15429 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicasAtitudesRendimento escolarEnsino básico9º anoLíngua portuguesaMatemáticaCiências físico-químicasAttitudeAcademic performancePortugueseMathematicsPhysics and chemistry 9th gradeEsta dissertação, enquadrada no projeto “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento”, financiado pela FCT, visou caraterizar as atitudes dos alunos do 9º ano de uma escola do Alentejo relativamente às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Físico-Químicas. Procurou-se identificar relações entre aquelas atitudes e o rendimento escolar e detetar possíveis diferenças entre rapazes e raparigas relativamente à sua perceção acerca da adequação daquelas disciplinas a um dado género. A recolha dos dados para o estudo resultou da aplicação de três questionários de atitudes face às disciplinas consideradas, desenvolvidos no contexto do RED. Com os resultados obtidos foi possível verificar que os alunos evidenciavam atitudes bastante diferenciadas, variando estas com a disciplina, com o sexo e com a dimensão atitudinal considerada (prazer, facilidade, utilidade e desconforto) e parecendo as mesmas influenciar o rendimento escolar. Não foram detetadas diferenças relativamente à perceção acerca da adequação das disciplinas a um dado género; ABSTRACT:This essay, surrounded in the project "RED - School Performance and Development", funded by FCT, aimed at characterizing the attitudes of 9th grade students at a school of Alentejo in relation to the subjects of Portuguese, Mathematics and Physics and Chemistry. We sought to identify relationships between those attitudes and school performance and detect possible differences between boys and girls regarding their perception about the adequacy of those subjects to a given gender. The data collection for the study resulted from the application of three questionnaires about attitudes towards, the subjects considered, developed in the context of RED. With the results we found that students showed quite different attitudes, varying with subjects, with gender and with attitudinal dimension considered (pleasure, ease, utility and discomfort). All these factors seem to influence school performance. No differences were detected regarding the perception about the appropriateness of the subjects to a given gender.Universidade de Évora2015-09-01T11:37:34Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15429http://hdl.handle.net/10174/15429porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Laranjeira, Ana Cristina Condeças Borralheira Vilas Boasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:28Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:01.588001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas |
title |
Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas |
spellingShingle |
Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas Laranjeira, Ana Cristina Condeças Borralheira Vilas Boas Atitudes Rendimento escolar Ensino básico 9º ano Língua portuguesa Matemática Ciências físico-químicas Attitude Academic performance Portuguese Mathematics Physics and chemistry 9th grade |
title_short |
Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas |
title_full |
Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas |
title_fullStr |
Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas |
title_full_unstemmed |
Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas |
title_sort |
Atitudes e rendimento escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências físico-químicas |
author |
Laranjeira, Ana Cristina Condeças Borralheira Vilas Boas |
author_facet |
Laranjeira, Ana Cristina Condeças Borralheira Vilas Boas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laranjeira, Ana Cristina Condeças Borralheira Vilas Boas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitudes Rendimento escolar Ensino básico 9º ano Língua portuguesa Matemática Ciências físico-químicas Attitude Academic performance Portuguese Mathematics Physics and chemistry 9th grade |
topic |
Atitudes Rendimento escolar Ensino básico 9º ano Língua portuguesa Matemática Ciências físico-químicas Attitude Academic performance Portuguese Mathematics Physics and chemistry 9th grade |
description |
Esta dissertação, enquadrada no projeto “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento”, financiado pela FCT, visou caraterizar as atitudes dos alunos do 9º ano de uma escola do Alentejo relativamente às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Físico-Químicas. Procurou-se identificar relações entre aquelas atitudes e o rendimento escolar e detetar possíveis diferenças entre rapazes e raparigas relativamente à sua perceção acerca da adequação daquelas disciplinas a um dado género. A recolha dos dados para o estudo resultou da aplicação de três questionários de atitudes face às disciplinas consideradas, desenvolvidos no contexto do RED. Com os resultados obtidos foi possível verificar que os alunos evidenciavam atitudes bastante diferenciadas, variando estas com a disciplina, com o sexo e com a dimensão atitudinal considerada (prazer, facilidade, utilidade e desconforto) e parecendo as mesmas influenciar o rendimento escolar. Não foram detetadas diferenças relativamente à perceção acerca da adequação das disciplinas a um dado género; ABSTRACT:This essay, surrounded in the project "RED - School Performance and Development", funded by FCT, aimed at characterizing the attitudes of 9th grade students at a school of Alentejo in relation to the subjects of Portuguese, Mathematics and Physics and Chemistry. We sought to identify relationships between those attitudes and school performance and detect possible differences between boys and girls regarding their perception about the adequacy of those subjects to a given gender. The data collection for the study resulted from the application of three questionnaires about attitudes towards, the subjects considered, developed in the context of RED. With the results we found that students showed quite different attitudes, varying with subjects, with gender and with attitudinal dimension considered (pleasure, ease, utility and discomfort). All these factors seem to influence school performance. No differences were detected regarding the perception about the appropriateness of the subjects to a given gender. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T11:37:34Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15429 http://hdl.handle.net/10174/15429 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136563846709248 |