Um estudo com alunos do 10º e 12º ano de escolaridade sobre as suas atitudes perante a disciplina de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Nélson José Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28837
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_d8dc45c65c6e489051f8f38f928ecd2f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28837
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estudo com alunos do 10º e 12º ano de escolaridade sobre as suas atitudes perante a disciplina de Educação FísicaEducação físicaAtitudesAno de escolaridadePhysical educationAttitudesYear of school796:372.879.6372.879.6:796Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO presente documento, denominado de relatório de estágio, insere-se no 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre de Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Universidade do Minho e pretende explicitar criticamente toda a prática de ensino supervisionada, encontrando-se estruturada em 3 diferentes áreas: a organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade e, por último, a investigação e desenvolvimento profissional. A área de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem delimita a intervenção pedagógica na sua conceção, planeamento, realização e avaliação, refletindo e mencionando sobre os níveis de aprendizagens verificados, as dificuldades constatadas e as estratégias desenvolvidas para as superar. A área de participação na escola e a relação com a comunidade refere todas as atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio, indicando os seus objetivos, o contexto de realização, as estratégias de desenvolvimento e a avaliação do evento. Por fim, a área de investigação e desenvolvimento profissional transmite o estudo pedagógico realizado na escola. O estudo pretende compreender as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física e analisar a influência do ano de escolaridade nessas mesmas atitudes. A amostra foi constituída por 135 alunos do 10º e do 12º ano (66 do 10º ano e 69 do 12º ano), com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos. O instrumento utilizado foi o questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF). Os resultados obtidos demonstram que os alunos inquiridos têm uma atitude favorável face à disciplina, gostam e sentem satisfação/prazer nas aulas e consideram-na importante para a sua formação global. O ano de escolaridade não influenciou as atitudes dos alunos. Apesar de não terem existido diferenças significativas, os alunos do 12º ano quando comparados com os do 10º manifestaram atitudes mais positivas e favoráveis perante a disciplina.The present document, called of practicum report, parte of the 2nd cycle of studies leading to the degree to Master of Teaching of Physical Education in Elementary and Secondary School at the University of Minho and it aims to identify critically all the supervised teaching practice, it’s finding structured in three different areas: the organization and management of teaching and learning, the participation in school and the relations with community, and finally, the research and the professional development. The area of organization and management of the teaching and the learning defines the pedagogical intervention in their design, planning, implementation and evaluation, reflecting and mentioning about the learning levels checked, the difficulties encountered and the strategies developed to overcome them. The area of participation in the school and the community relations refers all the activities of the core stage, to indicating the objectives, the context of realization, the development strategies and the evaluation of the event. Finally, the area of the research and the professional development transmits the pedagogical study done in school. The study aims to understand the attitudes of students face to the subject of Physical Education and to analyze the influence of the school year in these same attitudes. The sample consisted of 135 students of the 10th and the 12th year (66 of the and 69 of the 12th grade), with between 15 and 19 years old. The instrument was the questionnaire of Attitudes of the Students face to Physical Education (QAAEF). The results demonstrate that the respondents’ students have a favorable attitude to Physical Education and they love and feel satisfaction / pleasure in the classes. They also consider it important to their overall training. The school year didn’t influence students' attitudes. Although there are not significant differences, the students of the 12th grade expressed more positive and favorable attitudes towards Physical Education than students youngers (of the 10th grade).Pereira, Beatriz OliveiraUniversidade do MinhoTeixeira, Nélson José Fernandes20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28837por201216868info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:03.315210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo com alunos do 10º e 12º ano de escolaridade sobre as suas atitudes perante a disciplina de Educação Física
title Um estudo com alunos do 10º e 12º ano de escolaridade sobre as suas atitudes perante a disciplina de Educação Física
spellingShingle Um estudo com alunos do 10º e 12º ano de escolaridade sobre as suas atitudes perante a disciplina de Educação Física
Teixeira, Nélson José Fernandes
Educação física
Atitudes
Ano de escolaridade
Physical education
Attitudes
Year of school
796:372.879.6
372.879.6:796
title_short Um estudo com alunos do 10º e 12º ano de escolaridade sobre as suas atitudes perante a disciplina de Educação Física
title_full Um estudo com alunos do 10º e 12º ano de escolaridade sobre as suas atitudes perante a disciplina de Educação Física
title_fullStr Um estudo com alunos do 10º e 12º ano de escolaridade sobre as suas atitudes perante a disciplina de Educação Física
title_full_unstemmed Um estudo com alunos do 10º e 12º ano de escolaridade sobre as suas atitudes perante a disciplina de Educação Física
title_sort Um estudo com alunos do 10º e 12º ano de escolaridade sobre as suas atitudes perante a disciplina de Educação Física
author Teixeira, Nélson José Fernandes
author_facet Teixeira, Nélson José Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Beatriz Oliveira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Nélson José Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Atitudes
Ano de escolaridade
Physical education
Attitudes
Year of school
796:372.879.6
372.879.6:796
topic Educação física
Atitudes
Ano de escolaridade
Physical education
Attitudes
Year of school
796:372.879.6
372.879.6:796
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28837
url http://hdl.handle.net/1822/28837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201216868
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133097488285696