A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Marina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sá, Cristina Manuela, Guerra, Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12188
Resumo: O presente artigo consiste numa revisão sistemática da literatura sobre a utilização da banda desenhada como recurso na comunicação e educação em ciência. Tem como objetivo analisar e perceber como os estudos utilizaram a banda desenhada como recurso didático para comunicar ciência e como esta utilização está relacionada com o desenvolvimento da aprendizagem. A questão de partida é “Qual o potencial da banda desenhada na comunicação e educação em ciência?”. Serão selecionados artigos publicados em revistas indexadas nos últimos 20 anos, em inglês, português e espanhol, cujo foco seja a aplicação da banda desenhada (de temática científica) em contexto de comunicação e/ou educação em ciência. As bases de dados utilizadas foram a Scopus e a Web of Science. Através da leitura dos resumos, foram excluídos trabalhos de fonte secundária, ou seja, que resumem, interpretam ou avaliam os textos das fontes primárias ou os que não se focam na aplicação da banda desenhada em contexto de comunicação de ciência ou educação em ciência. Conclui-se que a banda desenhada de temática científica é tão ou até mais eficaz do que um recurso didático tradicional e gera maior engajamento, na medida em que os alunos passam a se interessar em ler mais sobre o tema.
id RCAP_0c700df7988606eebdef2f53b2eee771
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12188
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: uma revisão sistemática da literaturaEDUCAÇÃOBANDA DESENHADACOMUNICAÇÃOENSINO DAS CIÊNCIASEDUCATIONCOMICSCOMMUNICATIONSCIENCE TEACHINGO presente artigo consiste numa revisão sistemática da literatura sobre a utilização da banda desenhada como recurso na comunicação e educação em ciência. Tem como objetivo analisar e perceber como os estudos utilizaram a banda desenhada como recurso didático para comunicar ciência e como esta utilização está relacionada com o desenvolvimento da aprendizagem. A questão de partida é “Qual o potencial da banda desenhada na comunicação e educação em ciência?”. Serão selecionados artigos publicados em revistas indexadas nos últimos 20 anos, em inglês, português e espanhol, cujo foco seja a aplicação da banda desenhada (de temática científica) em contexto de comunicação e/ou educação em ciência. As bases de dados utilizadas foram a Scopus e a Web of Science. Através da leitura dos resumos, foram excluídos trabalhos de fonte secundária, ou seja, que resumem, interpretam ou avaliam os textos das fontes primárias ou os que não se focam na aplicação da banda desenhada em contexto de comunicação de ciência ou educação em ciência. Conclui-se que a banda desenhada de temática científica é tão ou até mais eficaz do que um recurso didático tradicional e gera maior engajamento, na medida em que os alunos passam a se interessar em ler mais sobre o tema.This article consists of a systematic literature review of the use of comics as a resource in science education and communication. It aims to analyze and understand how studies have used comics as a didactic resource to communicate science and how this use is related to the development of learning. The starting question is “What is the potential of comics in science communication and education?”. Articles published in journals in the last 20 years, in English, Portuguese and Spanish, with a focus on the application of comics (with a scientific theme) in the context of science communication and/or science education, will be selected. The databases used were Scopus and Web of Science. By reading the abstracts, works from secondary sources were excluded, that is, works that summarize, interpret or evaluate texts from primary sources or those that do not focus on the application of comics in the context of science communication or science education. We conclude that the scientific-themed comic is as or even more effective than a traditional didactic resource and generates greater engagement as students become interested in reading more about the topic.Cet article consiste en une révision systématique de la littérature sur l’utilisation de la bande dessinée comme ressource didactique en communication et en éducation scientifique. Il vise à analyser et à comprendre comment les études ont utilisé la bande dessinée comme ressource pédagogique pour communiquer la science et comment cette utilisation est liée au développement de l’apprentissage. La question de départ est « Quel est le potentiel de la bande dessinée dans l’enseignement de la communication et des sciences?». On a sélectionné les articles publiés dans les revues indexées au cours des 20 dernières années, en anglais, en portugais et en espagnol, mettant l’accent sur l’application de la bande dessinée (avec un thème scientifique) dans le contexte de la communication et / ou de l’enseignement des sciences. Les bases de données utilisées étaient Scopus et Web of Science. En lisant les résumés, on a exclu les oeuvres de sources secondaires, c’est-à-dire les oeuvres qui résument, interprètent ou évaluent des textes de sources primaires ou celles qui ne se concentrent pas sur l’application de la bande dessinée dans le contexte de la communication scientifique ou de l’enseignement des sciences. Nous concluons que la bande dessinée à thème scientifique est aussi efficace, voire plus efficace, qu’une ressource didactique traditionnelle et génère un plus grand engagement amenant les élèves à s’intéresser à en savoir plus sur le sujet.Este artículo consiste en una revisión sistemática de la literatura sobre el uso de los cómics como recurso en la comunicación y la educación científica. Tiene como objetivo analizar y comprender cómo los estudios utilizaron los tebeos como recurso didáctico para comunicar la ciencia y cómo este uso se relaciona con el desarrollo del aprendizaje. La pregunta de partida es “¿Quál es el potencial de los cómics en la comunicación y la educación científica?”. Se seleccionarán artículos publicados en revistas indexadas en los últimos 20 años, en inglés, portugués y español, con un enfoque en la aplicación de los cómics (de temática científica) en el contexto de la comunicación y/o educación científica. Las bases de datos utilizadas fueron Scopus y Web of Science. Al leer los resúmenes, se excluyeron los trabajos de fuentes secundarias, es decir, los que resumen, interpretan o evalúan textos de fuentes primarias o aquellos que no se enfocan en la aplicación de los cómics en el contexto de la comunicación científica o educación científica. Concluimos que los cómics de temática científica son tan o incluso más efectivos que un recurso didáctico tradicional y generan un mayor compromiso llevan los estudiantes a se interesar en leer más sobre el tema.Edições Universitárias Lusófonas2021-10-14T14:53:02Z2021-07-01T00:00:00Z2021-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12188por1645-7250Mota, MarinaSá, Cristina ManuelaGuerra, Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:17Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:56.025983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: uma revisão sistemática da literatura
title A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: uma revisão sistemática da literatura
Mota, Marina
EDUCAÇÃO
BANDA DESENHADA
COMUNICAÇÃO
ENSINO DAS CIÊNCIAS
EDUCATION
COMICS
COMMUNICATION
SCIENCE TEACHING
title_short A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: uma revisão sistemática da literatura
title_full A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: uma revisão sistemática da literatura
title_sort A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: uma revisão sistemática da literatura
author Mota, Marina
author_facet Mota, Marina
Sá, Cristina Manuela
Guerra, Cecília
author_role author
author2 Sá, Cristina Manuela
Guerra, Cecília
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Marina
Sá, Cristina Manuela
Guerra, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
BANDA DESENHADA
COMUNICAÇÃO
ENSINO DAS CIÊNCIAS
EDUCATION
COMICS
COMMUNICATION
SCIENCE TEACHING
topic EDUCAÇÃO
BANDA DESENHADA
COMUNICAÇÃO
ENSINO DAS CIÊNCIAS
EDUCATION
COMICS
COMMUNICATION
SCIENCE TEACHING
description O presente artigo consiste numa revisão sistemática da literatura sobre a utilização da banda desenhada como recurso na comunicação e educação em ciência. Tem como objetivo analisar e perceber como os estudos utilizaram a banda desenhada como recurso didático para comunicar ciência e como esta utilização está relacionada com o desenvolvimento da aprendizagem. A questão de partida é “Qual o potencial da banda desenhada na comunicação e educação em ciência?”. Serão selecionados artigos publicados em revistas indexadas nos últimos 20 anos, em inglês, português e espanhol, cujo foco seja a aplicação da banda desenhada (de temática científica) em contexto de comunicação e/ou educação em ciência. As bases de dados utilizadas foram a Scopus e a Web of Science. Através da leitura dos resumos, foram excluídos trabalhos de fonte secundária, ou seja, que resumem, interpretam ou avaliam os textos das fontes primárias ou os que não se focam na aplicação da banda desenhada em contexto de comunicação de ciência ou educação em ciência. Conclui-se que a banda desenhada de temática científica é tão ou até mais eficaz do que um recurso didático tradicional e gera maior engajamento, na medida em que os alunos passam a se interessar em ler mais sobre o tema.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T14:53:02Z
2021-07-01T00:00:00Z
2021-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/12188
url http://hdl.handle.net/10437/12188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131236684267520