O uso da Banda Desenhada no ensino da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Diogo José Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7370
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes. A primeira parte é referente à reflexão crítica das práticas pedagógicas e às atividades desenvolvidas ao longo dos estágios realizados no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais. Na segunda parte relata-se a investigação sobre as potencialidades da utilização da Banda Desenhada no ensino da Matemática. A investigação insere-se num paradigma qualitativo tendo sido realizada com três alunos do 5.º ano de escolariedade, numa situação de apoio ao estudo. Esta investigação teve, como objetivo compreender as potencilidades da banda desenhada de natureza humorística como recurso didático no ensino da Matemática. Para a realização desta investigação, foram selecionadas e aplicadas quatro tarefas matemáticas com banda desenhada baseada em situações humoristicas, que foram analisadas tendo em conta as seguintes categorias: Adesão dos alunos à tarefa e sua resolução, interpretação da banda desenhada e comunicação de raciocínios, relação com a realidade. Os resultados obtidos neste estudo indicam que as tarefas que se apoiam em BD humorística são recursos didáticos uteis para o ensino da Matemática dado que possibilitam a criação de um bom ambiente para a aprendizagem, possibilitando aos alunos pensar matematicamente, desenvolvendo o seu racíocinio e a comunicação matemática.
id RCAP_bd0e91208dee3b0f16b3000b0101dab6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7370
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso da Banda Desenhada no ensino da MatemáticaEnsino-aprendizagemMatemáticaBanda DesenhadaTarefas matemáticasTeaching and learningMathematicsComics in teachingHumorous tasksO presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes. A primeira parte é referente à reflexão crítica das práticas pedagógicas e às atividades desenvolvidas ao longo dos estágios realizados no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais. Na segunda parte relata-se a investigação sobre as potencialidades da utilização da Banda Desenhada no ensino da Matemática. A investigação insere-se num paradigma qualitativo tendo sido realizada com três alunos do 5.º ano de escolariedade, numa situação de apoio ao estudo. Esta investigação teve, como objetivo compreender as potencilidades da banda desenhada de natureza humorística como recurso didático no ensino da Matemática. Para a realização desta investigação, foram selecionadas e aplicadas quatro tarefas matemáticas com banda desenhada baseada em situações humoristicas, que foram analisadas tendo em conta as seguintes categorias: Adesão dos alunos à tarefa e sua resolução, interpretação da banda desenhada e comunicação de raciocínios, relação com a realidade. Os resultados obtidos neste estudo indicam que as tarefas que se apoiam em BD humorística são recursos didáticos uteis para o ensino da Matemática dado que possibilitam a criação de um bom ambiente para a aprendizagem, possibilitando aos alunos pensar matematicamente, desenvolvendo o seu racíocinio e a comunicação matemática.This Final Stage Report is divided into two parts, the first refers to the critical reflection of pedagogical practices and activities developed during the internships carried out in the 1st cycle of basic education and in the 2nd cycle of basic education in Mathematics and Science. The second part is about the research on the potential of the use of comics in the teaching of Mathematics. The research developed is part of a qualitative paradigm and was developed with three 5th grade students, in a study support situation, aiming to understand the potential of comics as a didactic resource based on humorous strips in mathematics teaching. For this research, four mathematical comic tasks based on humorous situations were selected and applied, and they were analyzed according to the following categories: Adherence of students to the task and its resolution, interpretation of the comic and communication of reasoning and the relationship with reality. The results gathered in this mathematical study indicate that didactic resources for development are supported by humorous comics, as they enable the teaching of a good environment for learning, teaching students or skills such as reasoning and learning.Ribeiro, AntónioMenezes, LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRodrigues, Diogo José Dias2022-11-14T09:54:47Z2022-09-072022-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7370TID:203096940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:31Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:06.755235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso da Banda Desenhada no ensino da Matemática
title O uso da Banda Desenhada no ensino da Matemática
spellingShingle O uso da Banda Desenhada no ensino da Matemática
Rodrigues, Diogo José Dias
Ensino-aprendizagem
Matemática
Banda Desenhada
Tarefas matemáticas
Teaching and learning
Mathematics
Comics in teaching
Humorous tasks
title_short O uso da Banda Desenhada no ensino da Matemática
title_full O uso da Banda Desenhada no ensino da Matemática
title_fullStr O uso da Banda Desenhada no ensino da Matemática
title_full_unstemmed O uso da Banda Desenhada no ensino da Matemática
title_sort O uso da Banda Desenhada no ensino da Matemática
author Rodrigues, Diogo José Dias
author_facet Rodrigues, Diogo José Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, António
Menezes, Luís
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Diogo José Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Matemática
Banda Desenhada
Tarefas matemáticas
Teaching and learning
Mathematics
Comics in teaching
Humorous tasks
topic Ensino-aprendizagem
Matemática
Banda Desenhada
Tarefas matemáticas
Teaching and learning
Mathematics
Comics in teaching
Humorous tasks
description O presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes. A primeira parte é referente à reflexão crítica das práticas pedagógicas e às atividades desenvolvidas ao longo dos estágios realizados no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais. Na segunda parte relata-se a investigação sobre as potencialidades da utilização da Banda Desenhada no ensino da Matemática. A investigação insere-se num paradigma qualitativo tendo sido realizada com três alunos do 5.º ano de escolariedade, numa situação de apoio ao estudo. Esta investigação teve, como objetivo compreender as potencilidades da banda desenhada de natureza humorística como recurso didático no ensino da Matemática. Para a realização desta investigação, foram selecionadas e aplicadas quatro tarefas matemáticas com banda desenhada baseada em situações humoristicas, que foram analisadas tendo em conta as seguintes categorias: Adesão dos alunos à tarefa e sua resolução, interpretação da banda desenhada e comunicação de raciocínios, relação com a realidade. Os resultados obtidos neste estudo indicam que as tarefas que se apoiam em BD humorística são recursos didáticos uteis para o ensino da Matemática dado que possibilitam a criação de um bom ambiente para a aprendizagem, possibilitando aos alunos pensar matematicamente, desenvolvendo o seu racíocinio e a comunicação matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-14T09:54:47Z
2022-09-07
2022-09-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7370
TID:203096940
url http://hdl.handle.net/10400.19/7370
identifier_str_mv TID:203096940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130922697621504