Supervisão pedagógica interpares e desenvolvimento profissional de professores : a investigação-ação na transformação pessoal e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, José Manuel Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1424
Resumo: Este estudo baseia-se na ideia defendida por Day (1999; 2001; 2004; 2007) do desenvolvimento profissional e pessoal dos professores, que pressupõe a articulação entre as perspetivas pessoal e organizacional, a conceção da mudança e da inovação como estratégias de desenvolvimento, e o reconhecimento de que a comunidade educativa se desdobra em múltiplos contextos, concêntricos ao contexto onde o processo de ensino-aprendizagem tem lugar. Trata-se de um estudo que visa indagar até que ponto as práticas colaborativas entre professores, num ambiente de supervisão reflexivo interpares, podem contribuir para melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, melhorar a qualidade das aprendizagens dos seus alunos. A investigação-ação aparece como o design adotado, na medida em que a sua metodologia se adequa à investigação do contexto de ensino-aprendizagem e responde à necessidade de identificar transformações que se vão operando ao longo do processo, seja ao nível das perceções seja ao nível da ação, recorrendo-se à recolha de dados através de ciclos de observação mútua de aulas, da escrita reflexiva e da reflexão colaborativa dos professores participantes entre si e com os seus alunos, através de grupos focalizados. As conclusões deste estudo contribuem para confirmar que a supervisão interpares pode constituir uma estratégia eficaz para quebrar com as rotinas através da mudança e da inovação nas práticas de ensino, para ajustar o processo de ensino ao contexto de aprendizagem da turma e aos objetivos organizacionais da escola enquanto comunidade de aprendizagem e, finalmente, para renovar a motivação dos docentes, particularmente quando se dá voz aos próprios alunos.
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