Supervisão pedagógica interpares e desenvolvimento profissional de professores : a investigação-ação na transformação pessoal e profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1424 |
Resumo: | Este estudo baseia-se na ideia defendida por Day (1999; 2001; 2004; 2007) do desenvolvimento profissional e pessoal dos professores, que pressupõe a articulação entre as perspetivas pessoal e organizacional, a conceção da mudança e da inovação como estratégias de desenvolvimento, e o reconhecimento de que a comunidade educativa se desdobra em múltiplos contextos, concêntricos ao contexto onde o processo de ensino-aprendizagem tem lugar. Trata-se de um estudo que visa indagar até que ponto as práticas colaborativas entre professores, num ambiente de supervisão reflexivo interpares, podem contribuir para melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, melhorar a qualidade das aprendizagens dos seus alunos. A investigação-ação aparece como o design adotado, na medida em que a sua metodologia se adequa à investigação do contexto de ensino-aprendizagem e responde à necessidade de identificar transformações que se vão operando ao longo do processo, seja ao nível das perceções seja ao nível da ação, recorrendo-se à recolha de dados através de ciclos de observação mútua de aulas, da escrita reflexiva e da reflexão colaborativa dos professores participantes entre si e com os seus alunos, através de grupos focalizados. As conclusões deste estudo contribuem para confirmar que a supervisão interpares pode constituir uma estratégia eficaz para quebrar com as rotinas através da mudança e da inovação nas práticas de ensino, para ajustar o processo de ensino ao contexto de aprendizagem da turma e aos objetivos organizacionais da escola enquanto comunidade de aprendizagem e, finalmente, para renovar a motivação dos docentes, particularmente quando se dá voz aos próprios alunos. |
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Supervisão pedagógica interpares e desenvolvimento profissional de professores : a investigação-ação na transformação pessoal e profissionalDesenvolvimento profissional de professoresInvestigação-açãoReflexãoSupervisão interparesSupervisão pedagógicaTrabalho colaborativoTransformaçãoAction-researchCollaborative workPedagogical supervisionPeer supervisionReflectionTeachers professional developmentTransformationEste estudo baseia-se na ideia defendida por Day (1999; 2001; 2004; 2007) do desenvolvimento profissional e pessoal dos professores, que pressupõe a articulação entre as perspetivas pessoal e organizacional, a conceção da mudança e da inovação como estratégias de desenvolvimento, e o reconhecimento de que a comunidade educativa se desdobra em múltiplos contextos, concêntricos ao contexto onde o processo de ensino-aprendizagem tem lugar. Trata-se de um estudo que visa indagar até que ponto as práticas colaborativas entre professores, num ambiente de supervisão reflexivo interpares, podem contribuir para melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, melhorar a qualidade das aprendizagens dos seus alunos. A investigação-ação aparece como o design adotado, na medida em que a sua metodologia se adequa à investigação do contexto de ensino-aprendizagem e responde à necessidade de identificar transformações que se vão operando ao longo do processo, seja ao nível das perceções seja ao nível da ação, recorrendo-se à recolha de dados através de ciclos de observação mútua de aulas, da escrita reflexiva e da reflexão colaborativa dos professores participantes entre si e com os seus alunos, através de grupos focalizados. As conclusões deste estudo contribuem para confirmar que a supervisão interpares pode constituir uma estratégia eficaz para quebrar com as rotinas através da mudança e da inovação nas práticas de ensino, para ajustar o processo de ensino ao contexto de aprendizagem da turma e aos objetivos organizacionais da escola enquanto comunidade de aprendizagem e, finalmente, para renovar a motivação dos docentes, particularmente quando se dá voz aos próprios alunos.This study is based on the idea advocated by Day (1999, 2001, 2004, 2007) of professional and personal development of teachers, which implies a link between the personal and organizational perspectives, the conception of change and innovation as development strategies, and the recognition that the educational community unfolds in multiple contexts that are concentric to the context where the teaching-learning process takes place. The aim is to investigate the extent to which collaborative practices among teachers in an environment of reflective peer supervision can contribute to improve the quality of teaching and hence improve the quality of learning of their students. Action research appears as the design adopted, to the extent that its methodology is suitable for the investigation of the teaching-learning and addresses the need to identify changes that are operating throughout the process, whether at the level of perceptions or at the level of action, resorting to collecting data through cycles of mutual observation of lessons, reflective writing and collaborative reflection of the participating teachers with each other and with their students through focus groups. The findings of this study contribute to confirming that peer supervision may be an effective strategy to break with the routines through change and innovation in teaching practices, to adjust the teaching process to the learning context of the classroom and school organizational objectives as a learning community and, finally, to renew the motivation of teachers, particularly when it gives voice to the students themselves.2015-12-02T17:55:58Z2013-07-29T00:00:00Z2013-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1424porCastilho, José Manuel Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:19Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:09.018490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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