Da coadjuvação ao trabalho colaborativo e do trabalho colaborativo à supervisão pedagógica: impactos no desenvolvimento profissional dos docentes e nas aprendizagens dos alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2086 |
Resumo: | Atualmente, a educação nas escolas requer dos professores uma atitude e postura de grande dinamismo e pró-atividade, tendo como determinantes uma aprendizagem e atualização constantes. Para além disso, é necessário que tenham, ainda espírito de equipa e de entreajuda, adaptabilidade às situações e aos problemas do quotidiano da sala de aula, organização e boa gestão de metodologias e estratégias de ensino, abertura, dedicação às necessidades educativas dos alunos, assim como preocupação com a imagem e bom desempenho organizacional da escola. Supervisão pedagógica e trabalho colaborativo despontam como estratégias que propiciam o alinhamento entre estas exigências e o ensino de qualidade que se ambiciona, constituindo, deste modo, requisitos essenciais no trabalho docente. Observa-se, porém, que nem sempre se afigura fácil estabelecer nas escolas e na rotina do trabalho dos professores, práticas de trabalho colaborativo e, menos ainda, de processos supervisivos, já que práticas individualistas, de trabalho à porta fechada, o receio à exposição, ao olhar crítico e à avaliação por outros e, paralelamente, conceções desajustadas e pouco esclarecidas sobre o significado e objetivos da supervisão pedagógica, subsistem na atividade docente, constituindo fortes barreiras aqueles processos e, de um modo geral, à interação entre os professores, à inovação e à mudança na atividade pedagógica. Em face desta problemática, esta dissertação teve como propósito estudar a conveniência da coadjuvação em sala de aula como estratégia fomentadora de trabalho colaborativo entre docentes e, por sua vez, compreender a importância do trabalho colaborativo como meio que vem facilitar a implementação e desenvolvimento de um processo de supervisão pedagógica, minimizando as barreiras anteriormente citadas e a rejeição que o termo suscita. A metodologia utilizada neste estudo enquadra-se no contexto de uma investigação qualitativa, tendo-se adotado a investigação-ação como método de investigação. Os dados foram recolhidos mediante: técnicas baseadas na observação, nomeadamente, a observação participante, as notas de campo e grelhas de observação focadas; técnicas baseadas na conversação, nomeadamente, a entrevista semiestruturada e o focus group; e análise de documentos. Foram, posteriormente, tratados através da metodologia de análise de conteúdo. No contexto desta investigação, os resultados alcançados permitiram, essencialmente, confirmar a coadjuvação como estratégia relevante no desenvolvimento de trabalho colaborativo entre docentes e este como meio facilitador de um processo de supervisão pedagógica, com impactos importantes na prática pedagógica, no desenvolvimento profissional dos professores e nas aprendizagens dos alunos. |
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Da coadjuvação ao trabalho colaborativo e do trabalho colaborativo à supervisão pedagógica: impactos no desenvolvimento profissional dos docentes e nas aprendizagens dos alunosCoadjuvaçãoTrabalho colaborativoSupervisão pedagógicaCo-TeachingCollaborative workPedagogical supervisionAtualmente, a educação nas escolas requer dos professores uma atitude e postura de grande dinamismo e pró-atividade, tendo como determinantes uma aprendizagem e atualização constantes. Para além disso, é necessário que tenham, ainda espírito de equipa e de entreajuda, adaptabilidade às situações e aos problemas do quotidiano da sala de aula, organização e boa gestão de metodologias e estratégias de ensino, abertura, dedicação às necessidades educativas dos alunos, assim como preocupação com a imagem e bom desempenho organizacional da escola. Supervisão pedagógica e trabalho colaborativo despontam como estratégias que propiciam o alinhamento entre estas exigências e o ensino de qualidade que se ambiciona, constituindo, deste modo, requisitos essenciais no trabalho docente. Observa-se, porém, que nem sempre se afigura fácil estabelecer nas escolas e na rotina do trabalho dos professores, práticas de trabalho colaborativo e, menos ainda, de processos supervisivos, já que práticas individualistas, de trabalho à porta fechada, o receio à exposição, ao olhar crítico e à avaliação por outros e, paralelamente, conceções desajustadas e pouco esclarecidas sobre o significado e objetivos da supervisão pedagógica, subsistem na atividade docente, constituindo fortes barreiras aqueles processos e, de um modo geral, à interação entre os professores, à inovação e à mudança na atividade pedagógica. Em face desta problemática, esta dissertação teve como propósito estudar a conveniência da coadjuvação em sala de aula como estratégia fomentadora de trabalho colaborativo entre docentes e, por sua vez, compreender a importância do trabalho colaborativo como meio que vem facilitar a implementação e desenvolvimento de um processo de supervisão pedagógica, minimizando as barreiras anteriormente citadas e a rejeição que o termo suscita. A metodologia utilizada neste estudo enquadra-se no contexto de uma investigação qualitativa, tendo-se adotado a investigação-ação como método de investigação. Os dados foram recolhidos mediante: técnicas baseadas na observação, nomeadamente, a observação participante, as notas de campo e grelhas de observação focadas; técnicas baseadas na conversação, nomeadamente, a entrevista semiestruturada e o focus group; e análise de documentos. Foram, posteriormente, tratados através da metodologia de análise de conteúdo. No contexto desta investigação, os resultados alcançados permitiram, essencialmente, confirmar a coadjuvação como estratégia relevante no desenvolvimento de trabalho colaborativo entre docentes e este como meio facilitador de um processo de supervisão pedagógica, com impactos importantes na prática pedagógica, no desenvolvimento profissional dos professores e nas aprendizagens dos alunos.Education in schools, nowadays, requires teachers to be very dynamic and proactive in their attitude and posture, based on life-long learning and constant updating. In addition, they are also expected to have team spirit and mutual help, adaptability to daily classroom situations and problems, organization skills and be able to manage teaching methodologies and strategies. Also, an open mind, commitment to the educational needs of the students, as well as concern for the image and good organizational performance of the school are part of the required skills. Pedagogical supervision and collaborative work come up as strategies that allow aligning those demands with the quality education desired, thus being essential requirements in teachers’ work. However, it is not always easy to establish practices of collaborative work, and even less of supervising processes, in schools and in the teachers' work routine. In fact, individualism and behind-the-scenes practices, the fear of exposing oneself, of criticism and of evaluation by others, and, at the same time, misconceptions about the meaning and objectives of pedagogical supervision, are still common in the teaching activity, acting as strong barriers to those processes and, overall, to the teachers´ interaction, innovation and pedagogical change. In view of this, the aim of this dissertation was to study the benefits of co-teaching as an encouraging strategy for collaborative work among teachers and, on the other hand, to understand the importance of collaborative work as an enabler to the practice and development of a pedagogical supervision process, reducing the mentioned above mentioned barriers and the resistance to the concept of “supervision”. This research was based on a qualitative methodology, using action-research as the main method. Data were collected based on: - observation techniques, in particular, participant’s observation, field notes and focused observation sheets; - conversation techniques, such as semi-structured interview and focus group; - document analysis. Subsequently, the data were reviewed and submitted to a content analysis. Results allowed us to confirm that co-teaching is a relevant strategy to the development of teachers´ collaborative work and also that the latter works an enabler of a pedagogical supervision process, with important impacts in the pedagogical practice, in teachers’ career and in the pupils’ learning process.2018-11-15T19:18:09Z2018-06-29T00:00:00Z2018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2086TID:202024032porLourenço, Eduardo Carlos Fidalgoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:43Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:29.005993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Atualmente, a educação nas escolas requer dos professores uma atitude e postura de grande dinamismo e pró-atividade, tendo como determinantes uma aprendizagem e atualização constantes. Para além disso, é necessário que tenham, ainda espírito de equipa e de entreajuda, adaptabilidade às situações e aos problemas do quotidiano da sala de aula, organização e boa gestão de metodologias e estratégias de ensino, abertura, dedicação às necessidades educativas dos alunos, assim como preocupação com a imagem e bom desempenho organizacional da escola. Supervisão pedagógica e trabalho colaborativo despontam como estratégias que propiciam o alinhamento entre estas exigências e o ensino de qualidade que se ambiciona, constituindo, deste modo, requisitos essenciais no trabalho docente. Observa-se, porém, que nem sempre se afigura fácil estabelecer nas escolas e na rotina do trabalho dos professores, práticas de trabalho colaborativo e, menos ainda, de processos supervisivos, já que práticas individualistas, de trabalho à porta fechada, o receio à exposição, ao olhar crítico e à avaliação por outros e, paralelamente, conceções desajustadas e pouco esclarecidas sobre o significado e objetivos da supervisão pedagógica, subsistem na atividade docente, constituindo fortes barreiras aqueles processos e, de um modo geral, à interação entre os professores, à inovação e à mudança na atividade pedagógica. Em face desta problemática, esta dissertação teve como propósito estudar a conveniência da coadjuvação em sala de aula como estratégia fomentadora de trabalho colaborativo entre docentes e, por sua vez, compreender a importância do trabalho colaborativo como meio que vem facilitar a implementação e desenvolvimento de um processo de supervisão pedagógica, minimizando as barreiras anteriormente citadas e a rejeição que o termo suscita. A metodologia utilizada neste estudo enquadra-se no contexto de uma investigação qualitativa, tendo-se adotado a investigação-ação como método de investigação. Os dados foram recolhidos mediante: técnicas baseadas na observação, nomeadamente, a observação participante, as notas de campo e grelhas de observação focadas; técnicas baseadas na conversação, nomeadamente, a entrevista semiestruturada e o focus group; e análise de documentos. Foram, posteriormente, tratados através da metodologia de análise de conteúdo. No contexto desta investigação, os resultados alcançados permitiram, essencialmente, confirmar a coadjuvação como estratégia relevante no desenvolvimento de trabalho colaborativo entre docentes e este como meio facilitador de um processo de supervisão pedagógica, com impactos importantes na prática pedagógica, no desenvolvimento profissional dos professores e nas aprendizagens dos alunos. |
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