A diversidade cultural e as suas implicações no processo de ensino e aprendizagem : como integrar a diversidade na educação de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1507 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar |
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A diversidade cultural e as suas implicações no processo de ensino e aprendizagem : como integrar a diversidade na educação de infânciadiversidadeeducação multiculturalintegraçãoeducação de infânciadiversitymulticultural educationintegrationchildhood educationRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolarO presente relatório encontra-se organizado em duas grandes partes: uma primeira, onde são apresentadas e analisadas as principais aprendizagens realizadas nos estágios curriculares, e uma segunda parte onde é apresentada a pesquisa realizada. Esta teve como finalidade refletir sobre a problemática da diversidade cultural na escola, analisando sobretudo as suas implicações na Educação de Infância: as consequências da interação de culturas e etnias; os desafios que se colocam aos professores, técnicos e assistentes operacionais; - quais as estratégias que estes podem ou estão a utilizar nas suas práticas educativas com o objetivo de facilitar a integração de crianças oriundas de diversas culturas. Após a observação e a interação com um grupo de crianças de diferentes culturas durante os meus estágios curriculares, achei que seria relevante saber mais sobre as suas culturas, para melhor fundamentar o meu trabalho. No entanto, as crianças com as quais interagi nos estágios não formavam uma amostra considerável para uma pesquisa mais aprofundada, pelo que decidi explorar uma outra instituição -Escola Básica nº1 de Coruche (com jardim de infância e 1ºciclo integrados), que dada à sua população escolar é considerada TEIP- Território Educativo de Intervenção Prioritária. Na verdade, como conheço bem a população de Coruche, foquei-me mais na observação da etnia cigana, muito evidente neste concelho. Considerando as transformações sociais e políticas verificadas em Portugal desde o 25 de abril de 1974, altura em que foi implementado o sistema democrático, passou a vigorar a conceção de cidadania universal para todos os portugueses. Contudo, nem todos os cidadãos estão em iguais circunstâncias no acesso pleno dos direitos de cidadania. O objetivo da pesquisa realizada é refletir e discutir alguns dos impactos das medidas e políticas sociais sobre as pessoas e famílias ciganas, bem como as mudanças (in)visíveis subjacentes aos processos plurais de reconfiguração sócio identitária. A comunidade cigana, durante muitos anos perseguida, incompreendida e discriminada, apresenta agora alguma tendência para aceitar a coabitação com a cultura dominante dos países/regiões onde se instala. No entanto, a especificidade do povo cigano preocupa os profissionais de educação, uma vez que o sistema de ensino nem sempre está preparado para integrar estes alunos e as suas normas da vida comunitária. No mesmo sentido, quis perceber como se processa a integração dos alunos imigrantes na escola em estudo. De uma forma geral, o que se pretende abordar neste relatório é a Multiculturaldiade e a forma como é trabalhada desde as primeiras idades. A multiculturalidade é, hoje, vista como uma integração de diversas minorias numa cultura dominante, o termo minorias refere, por regra, grupos de pessoas que ao nível de características como, a raça, a cor e a etnia, o género, as incapacidades físicas e motoras, a idade, a orientação sexual, a nacionalidade de origem ou a religião, diferem do socialmente concebido como «normal» ou «padrão». (Dass & Parker, 1999; Marsden, 1997) Pretende-se assim neste relatório,analisar as práticas pedagógicas dos profissionais de ensino, para perceber o que pode e está a ser feito para receber e integrar crianças de culturas diferentes na sala de aula, mostrando que a multiculturalidade pode ser uma mais-valia para todos os intervenientes do processo educativo. Como metodologia optou-se pela realização de inquéritos por questionário a alguns docentes e técnicos de diversas áreas que têm um contacto diário com crianças de diferentes etnias e origens culturais. Achei também pertinente ter o testemunho dos pais, com o objetivo de perceber as suas perspetivas em relação à educação das suas crianças.Em síntese, a conclusão a que se chega é que o meio familiar influencia bastante o processo de aprendizagem da criança e as conceções e perspetivas que tem em relação à escola e ao futuro. O educador através da sua atitude, prática e formação, tem também ele um papel determinante. A verdade, é que existe ainda um longo caminho a percorrer, para que se consigam colmatar as lacunas existentes no sistema no que respeita às políticas que visam a integração da diversidade cultural nas escolas. Verficase, no entanto, que nos últimos anos tem havido uma grande evolução sobre a forma de como trabalhar a diversidade cultural nas instituições educativas desde as primeiras idades. Com este relatório procurei, entre outros aspetos, perceber se o projeto TEIP é ou não, efetivamente, um projeto que promove o sucesso educativo a todos aqueles que se encontram em situação de exclusão escolar e social. Em relação ao projeto TEIP deste estudo, as dinâmicas implementadas procuram, em termos de estrutura organizativa, alguma diversidade de respostas. A escola TEIP em estudo procura, essencialmente, tornar a escola mais apelativa para os alunos, mudar comportamentos individuais e coletivos (alunos e respetivas famílias) , prevenir a insdisciplina e combater o absentismo escolar. O recurso às actividades lúdicas para conseguir esse efeito é, sem dúvida, o aspecto mais inovador do projecto. Para tal, há uma diversidade de acções em curso, implicando um conjunto de recursos humanos e materiais que só poderiam ser garantidos através de um projecto como o TEIP. Acima de tudo, o agrupamento em estudo (no qual se incluí a escola em estudo- Escola EB nº1 de Coruche), espera que as dinâmicas em curso, possam ser interiorizadas pelos agentes educativos dos diferentes estabelecimentos de ensino do Agrupamento, de modo a que as mudanças alcançadas pelo TEIP passem a constituir-se como práticas educativas assumidas por todos, depois do TEIP. Este estudo destaca o agrupamento de Escolas de Coruche, que muito se tem esforçado e conseguido resultados brilhantes no que respeita à promoção da Multiculturalidade e da inclusão, tendo vindo a demonstrar o seu envolvimento na resolução dos problemas da comunidade. Em síntese e após a elaboração deste relatório, efetuado com base na análise do percurso de aprendizagem decorrido durante os estágios e no trabalho de pesquisa realizado, importa realçar que a realização destas aprendizagens constituíram-se como pilares fundamentais face ao meu futuro percurso profissional como educadora de infância. O contato com a realidade vivenciada e apreendida serão futuramente ferramentas essenciais no âmbito do meu desempenho profissional.This report is organized into two major parts: the first, where are presented and analyzed the major studies undertaken in internships, and a second part where the survey is presented. This was intended to reflect on the issue of cultural diversity in school, particularly analyzing their implications for childhood education. The consequences of the interaction of cultures and ethnic groups; the challenges faced by teachers, technical and operational staff; - Which strategies they can or are using in their educational practices in order to facilitate the integration of children from different cultures. After observing and interacting with a group of children from different cultures during my internships, I thought it would be relevant to know more about their cultures, to better support my work. However, the children with whom I interacted in stages they did not form a significant sample for further research, so I decided to explore another institution -School Basic 1 of Coruche that given to their school population is considered TEIP- Educational Territory Intervention priority. In fact, as well know the population of Coruche, I focused me more on the observation of Roma, very evident in this county. Considering the social and political transformations verified in Portugal since April 25, 1974, when it was implemented the democratic system became effective universal citizenship design for all Portuguese. However, not all citizens are equal circumstances in the full access of citizenship rights. The purpose of the survey is to reflect and discuss some of the impacts of the measures and social policies on people and Roma families, as well as changes (in) visible underlying the plural processes of social identity reconfiguration. The Roma community for many years persecuted, misunderstood and discriminated against, now has a tendency to accept cohabitation with the dominant culture of the countries / regions where they are located. However, the specificity of the Roma people concerned education professionals, since the education system is not always prepared to integrate these students and their standards of community life. Similarly, I wanted to see how it handles the integration of immigrant pupils in the school studied. In general, what you want to address in this report is the Multiculturaldiade and the way it is crafted from the earliest ages. Multiculturalism is now seen as an integration of minorities in the dominant culture, the term minority refers, as a rule, groups of people in terms of characteristics as race, color and ethnicity, gender, physical disability and motor, age, sexual orientation, national origin or religion, differ socially conceived as 'normal' or 'standard'. (Dass & Parker, 1999; Marsden, 1997) This is to this report, analyse the pedagogical practices of teaching professionals to understand what can and is being done to receive and integrate children from different cultures in the classroom, showing that multiculturalism can be an asset to all stakeholders in the educational process. The methodology was chosen for conducting questionnaire surveys to some teachers and technicians from different areas who have a daily contact with children from different ethnic and cultural backgrounds. I also have relevant testimony of the parents, in order to understand their perspectives regarding the education of their children.In summary, the conclusion reached is that the family environment greatly influences the child's learning process and the conceptions and perspectives that have about the school and the future. The educator through his attitude, practice and training, he also has a decisive role. The truth is that there is still a long way to go, so that they are able to fill the gaps in the system with regard to policies aimed at integration of cultural diversity in schools. if Verfica, however, that in recent years there has been considerable progress on the way to work the cultural diversity in educational institutions from the earliest ages. The greatest ambition in this report was to see if the TEIP project or not, effectively, a project that promotes educational success for all those who are in situations of school and social exclusion. Regarding TEIP project in this study, the dynamics implemented aim in terms of organizational structure, some diversity of responses. The TEIP school study seeks essentially make the school attractive to students, change individual and collective behavior (students and respective families), insdisciplina prevent and combat truancy. The use of recreational activities to achieve this effect is undoubtedly the most innovative aspect of the project. To this end, a variety of ongoing actions, involving a set of human and material resources that could only be secured through a project like TEIP. Above all, the group under study (in which included the school in study- Escola EB 1 of Coruche) expects the dynamics in progress, can be internalized by educators of different grouping schools, so that the changes achieved by TEIP would then be as educational practices assumed by all, after TEIP. This study highlights the group of Coruche schools, much has strived and achieved brilliant results with regard to the promotion of multiculturalism and inclusion, has been demonstrating its involvement in solving community problems. In summary and after this report, made based on the analysis of the learning process elapsed during internships and research work, it is noted that the achievement of these learning constituted as fundamental pillars face my future career as an educator childhood. Contact with the reality experienced and perceived future will be essential tools in the context of my work performance.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSousa, Ana Rita2016-06-13T20:38:31Z2016-04-202016-04-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1507TID:201137828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:18Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:46.582204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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