Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7160 |
Resumo: | O debate conceptual na educação, relacionado com a diversidade cultural e a realidade multidimensional, leva-nos a abordar a inter e multiculturalidade, sabendo que esta conceptualização está condicionada a contextos e discursos. O estudo, de índole hermenêutico, ancora-se no fenómeno da diversidade cultural, tendo como fulcro argumentativo a educação inter e multicultural. Pretendemos, por um lado, clarificar conceptualmente esses termos relacionados com as identidades e diferenças culturais e, por outro lado, analisar as respostas educativas capazes de conjugar as culturas (língua própria do território como língua comum de relação entre os cidadãos, a diversidade cultural e linguística como riqueza, a educação cívica e a identificação da igualdade de oportunidades), de modo a consolidar-se na escola uma educação para todos e em valores e uma convivência tolerante e solidária na sociedade. O texto está dividido em três pontos de abordagem: a dialética conceitual entre inter e multiculturalismo; as respostas educativas de intervenção à inter e multiculturalidade; programas/modelos de implementação da educação inter e multicultural. |
id |
RCAP_6d701c78c6589775599177070e6fa768 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7160 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidadeDiversidade culturalInterculturalismoMulticulturalismoEducação interculturalEscola multiculturalCultural diversityInterculturalismMulticulturalismIntercultural educationMulticultural schoolDiversidad culturalInterculturalidadMulticulturalismoEducación interculturalEscuela MulticulturalO debate conceptual na educação, relacionado com a diversidade cultural e a realidade multidimensional, leva-nos a abordar a inter e multiculturalidade, sabendo que esta conceptualização está condicionada a contextos e discursos. O estudo, de índole hermenêutico, ancora-se no fenómeno da diversidade cultural, tendo como fulcro argumentativo a educação inter e multicultural. Pretendemos, por um lado, clarificar conceptualmente esses termos relacionados com as identidades e diferenças culturais e, por outro lado, analisar as respostas educativas capazes de conjugar as culturas (língua própria do território como língua comum de relação entre os cidadãos, a diversidade cultural e linguística como riqueza, a educação cívica e a identificação da igualdade de oportunidades), de modo a consolidar-se na escola uma educação para todos e em valores e uma convivência tolerante e solidária na sociedade. O texto está dividido em três pontos de abordagem: a dialética conceitual entre inter e multiculturalismo; as respostas educativas de intervenção à inter e multiculturalidade; programas/modelos de implementação da educação inter e multicultural.The conceptual debate on education, related to cultural diversity and multidimensional reality, takes us to inter and multiculturalism, knowing that this conceptualization that «air-conditioned the contexts and discourses. The study of hermeneutic is based in the phenomenon of cultural diversity, with Fulcrum argumentative inter and multicultural education. We intend to, on the one hand to clarify conceptually these related terms with the identities and cultural differences and, on the other hand, analyzing the educational responses capable of combining cultures (language of the territory as a common language relationship between citizens, cultural and linguistic diversity the wealth, civic education and the identification of equal opportunities), in order to consolidate the school education for all and in values and tolerant coexistence and solidarity in society. The text is divided into 3 points of approach: the conceptual dialectics between inter and multiculturalism; the educational intervention responses to inter and multiculturalism; programs/implementation models of interracial and multicultural education.El debate conceptual sobre la educación se relaciona con la diversidad cultural y la realidad multidimensional, implica el abordaje sobre la inter y la multiculturalidad, sabiendo que esta conceptualización está condicionada por los contextos y discursos. Se trata de un estudio hermenéutico apoyado en el fenómeno de la diversidad cultural, el cual tiene como núcleo argumentativo la educación inter y multicultural. Pretendemos, por un lado, aclarar conceptualmente estos términos, relacionarlos con las identidades y las diferencias culturales y, por otro lado, analizar respuestas educativas capaces de combinar las culturas (idioma del territorio como lenguaje común de relación entre los ciudadanos, la diversidad cultural y lingüística como riqueza, la educación cívica y la identificación de la igualdad de oportunidades), con el fin de consolidar una educación para todos y en valores, así como una convivencia tolerante y solidaria en la sociedad. El texto se organiza en tres puntos: la dialéctica conceptual entre inter y multiculturalidad; las respuestas de la intervención educativa a la inter y multiculturalidad; los modelos/programas de implementación de la educación inter y multicultural.CeiED -Universidade Lusófona de Humanidades e TecnologiasUNINTER-BrasilRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2020-06-24T08:02:54Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7160porMartins, Ernesto Candeias (2020) -Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade. Revista Intersaberes (Uninter), Vol. 15, nº 35 (maio/agosto), p. 1-13.1809-7286http://dx.doi.org/10.22169info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:29Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:44.657066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade |
title |
Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade |
spellingShingle |
Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade Martins, Ernesto Candeias Diversidade cultural Interculturalismo Multiculturalismo Educação intercultural Escola multicultural Cultural diversity Interculturalism Multiculturalism Intercultural education Multicultural school Diversidad cultural Interculturalidad Multiculturalismo Educación intercultural Escuela Multicultural |
title_short |
Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade |
title_full |
Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade |
title_fullStr |
Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade |
title_full_unstemmed |
Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade |
title_sort |
Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade cultural Interculturalismo Multiculturalismo Educação intercultural Escola multicultural Cultural diversity Interculturalism Multiculturalism Intercultural education Multicultural school Diversidad cultural Interculturalidad Multiculturalismo Educación intercultural Escuela Multicultural |
topic |
Diversidade cultural Interculturalismo Multiculturalismo Educação intercultural Escola multicultural Cultural diversity Interculturalism Multiculturalism Intercultural education Multicultural school Diversidad cultural Interculturalidad Multiculturalismo Educación intercultural Escuela Multicultural |
description |
O debate conceptual na educação, relacionado com a diversidade cultural e a realidade multidimensional, leva-nos a abordar a inter e multiculturalidade, sabendo que esta conceptualização está condicionada a contextos e discursos. O estudo, de índole hermenêutico, ancora-se no fenómeno da diversidade cultural, tendo como fulcro argumentativo a educação inter e multicultural. Pretendemos, por um lado, clarificar conceptualmente esses termos relacionados com as identidades e diferenças culturais e, por outro lado, analisar as respostas educativas capazes de conjugar as culturas (língua própria do território como língua comum de relação entre os cidadãos, a diversidade cultural e linguística como riqueza, a educação cívica e a identificação da igualdade de oportunidades), de modo a consolidar-se na escola uma educação para todos e em valores e uma convivência tolerante e solidária na sociedade. O texto está dividido em três pontos de abordagem: a dialética conceitual entre inter e multiculturalismo; as respostas educativas de intervenção à inter e multiculturalidade; programas/modelos de implementação da educação inter e multicultural. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-24T08:02:54Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7160 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias (2020) -Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade. Revista Intersaberes (Uninter), Vol. 15, nº 35 (maio/agosto), p. 1-13. 1809-7286 http://dx.doi.org/10.22169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNINTER-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
UNINTER-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130840606703616 |