Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7160
Resumo: O debate conceptual na educação, relacionado com a diversidade cultural e a realidade multidimensional, leva-nos a abordar a inter e multiculturalidade, sabendo que esta conceptualização está condicionada a contextos e discursos. O estudo, de índole hermenêutico, ancora-se no fenómeno da diversidade cultural, tendo como fulcro argumentativo a educação inter e multicultural. Pretendemos, por um lado, clarificar conceptualmente esses termos relacionados com as identidades e diferenças culturais e, por outro lado, analisar as respostas educativas capazes de conjugar as culturas (língua própria do território como língua comum de relação entre os cidadãos, a diversidade cultural e linguística como riqueza, a educação cívica e a identificação da igualdade de oportunidades), de modo a consolidar-se na escola uma educação para todos e em valores e uma convivência tolerante e solidária na sociedade. O texto está dividido em três pontos de abordagem: a dialética conceitual entre inter e multiculturalismo; as respostas educativas de intervenção à inter e multiculturalidade; programas/modelos de implementação da educação inter e multicultural.
id RCAP_6d701c78c6589775599177070e6fa768
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidadeDiversidade culturalInterculturalismoMulticulturalismoEducação interculturalEscola multiculturalCultural diversityInterculturalismMulticulturalismIntercultural educationMulticultural schoolDiversidad culturalInterculturalidadMulticulturalismoEducación interculturalEscuela MulticulturalO debate conceptual na educação, relacionado com a diversidade cultural e a realidade multidimensional, leva-nos a abordar a inter e multiculturalidade, sabendo que esta conceptualização está condicionada a contextos e discursos. O estudo, de índole hermenêutico, ancora-se no fenómeno da diversidade cultural, tendo como fulcro argumentativo a educação inter e multicultural. Pretendemos, por um lado, clarificar conceptualmente esses termos relacionados com as identidades e diferenças culturais e, por outro lado, analisar as respostas educativas capazes de conjugar as culturas (língua própria do território como língua comum de relação entre os cidadãos, a diversidade cultural e linguística como riqueza, a educação cívica e a identificação da igualdade de oportunidades), de modo a consolidar-se na escola uma educação para todos e em valores e uma convivência tolerante e solidária na sociedade. O texto está dividido em três pontos de abordagem: a dialética conceitual entre inter e multiculturalismo; as respostas educativas de intervenção à inter e multiculturalidade; programas/modelos de implementação da educação inter e multicultural.The conceptual debate on education, related to cultural diversity and multidimensional reality, takes us to inter and multiculturalism, knowing that this conceptualization that «air-conditioned the contexts and discourses. The study of hermeneutic is based in the phenomenon of cultural diversity, with Fulcrum argumentative inter and multicultural education. We intend to, on the one hand to clarify conceptually these related terms with the identities and cultural differences and, on the other hand, analyzing the educational responses capable of combining cultures (language of the territory as a common language relationship between citizens, cultural and linguistic diversity the wealth, civic education and the identification of equal opportunities), in order to consolidate the school education for all and in values and tolerant coexistence and solidarity in society. The text is divided into 3 points of approach: the conceptual dialectics between inter and multiculturalism; the educational intervention responses to inter and multiculturalism; programs/implementation models of interracial and multicultural education.El debate conceptual sobre la educación se relaciona con la diversidad cultural y la realidad multidimensional, implica el abordaje sobre la inter y la multiculturalidad, sabiendo que esta conceptualización está condicionada por los contextos y discursos. Se trata de un estudio hermenéutico apoyado en el fenómeno de la diversidad cultural, el cual tiene como núcleo argumentativo la educación inter y multicultural. Pretendemos, por un lado, aclarar conceptualmente estos términos, relacionarlos con las identidades y las diferencias culturales y, por otro lado, analizar respuestas educativas capaces de combinar las culturas (idioma del territorio como lenguaje común de relación entre los ciudadanos, la diversidad cultural y lingüística como riqueza, la educación cívica y la identificación de la igualdad de oportunidades), con el fin de consolidar una educación para todos y en valores, así como una convivencia tolerante y solidaria en la sociedad. El texto se organiza en tres puntos: la dialéctica conceptual entre inter y multiculturalidad; las respuestas de la intervención educativa a la inter y multiculturalidad; los modelos/programas de implementación de la educación inter y multicultural.CeiED -Universidade Lusófona de Humanidades e TecnologiasUNINTER-BrasilRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2020-06-24T08:02:54Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7160porMartins, Ernesto Candeias (2020) -Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade. Revista Intersaberes (Uninter), Vol. 15, nº 35 (maio/agosto), p. 1-13.1809-7286http://dx.doi.org/10.22169info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:29Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:44.657066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade
title Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade
spellingShingle Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade
Martins, Ernesto Candeias
Diversidade cultural
Interculturalismo
Multiculturalismo
Educação intercultural
Escola multicultural
Cultural diversity
Interculturalism
Multiculturalism
Intercultural education
Multicultural school
Diversidad cultural
Interculturalidad
Multiculturalismo
Educación intercultural
Escuela Multicultural
title_short Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade
title_full Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade
title_fullStr Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade
title_full_unstemmed Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade
title_sort Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade cultural
Interculturalismo
Multiculturalismo
Educação intercultural
Escola multicultural
Cultural diversity
Interculturalism
Multiculturalism
Intercultural education
Multicultural school
Diversidad cultural
Interculturalidad
Multiculturalismo
Educación intercultural
Escuela Multicultural
topic Diversidade cultural
Interculturalismo
Multiculturalismo
Educação intercultural
Escola multicultural
Cultural diversity
Interculturalism
Multiculturalism
Intercultural education
Multicultural school
Diversidad cultural
Interculturalidad
Multiculturalismo
Educación intercultural
Escuela Multicultural
description O debate conceptual na educação, relacionado com a diversidade cultural e a realidade multidimensional, leva-nos a abordar a inter e multiculturalidade, sabendo que esta conceptualização está condicionada a contextos e discursos. O estudo, de índole hermenêutico, ancora-se no fenómeno da diversidade cultural, tendo como fulcro argumentativo a educação inter e multicultural. Pretendemos, por um lado, clarificar conceptualmente esses termos relacionados com as identidades e diferenças culturais e, por outro lado, analisar as respostas educativas capazes de conjugar as culturas (língua própria do território como língua comum de relação entre os cidadãos, a diversidade cultural e linguística como riqueza, a educação cívica e a identificação da igualdade de oportunidades), de modo a consolidar-se na escola uma educação para todos e em valores e uma convivência tolerante e solidária na sociedade. O texto está dividido em três pontos de abordagem: a dialética conceitual entre inter e multiculturalismo; as respostas educativas de intervenção à inter e multiculturalidade; programas/modelos de implementação da educação inter e multicultural.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-24T08:02:54Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7160
url http://hdl.handle.net/10400.11/7160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias (2020) -Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade. Revista Intersaberes (Uninter), Vol. 15, nº 35 (maio/agosto), p. 1-13.
1809-7286
http://dx.doi.org/10.22169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNINTER-Brasil
publisher.none.fl_str_mv UNINTER-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130840606703616