Risco da construção do conhecimento de alunos num ambiente térmico quente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talaia, Mário
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17487
Resumo: Começa a ser aceite que o ambiente térmico influencia a construção de conhecimento de alunos e por isso afeta o ensino e a aprendizagem. Neste trabalho é mostrado como o risco da construção de conhecimento de alunos aumenta para ambientes térmicos quentes. Os resultados obtidos mostram que o desenvolvimento de competências e a avaliação registada são condicionados pelo ambiente térmico e que é possível avaliar o risco quando as condições térmicas do interior de uma sala de aula divergem da zona de conforto.
id RCAP_0cad63219be950ae44dc6e66399c38de
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17487
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Risco da construção do conhecimento de alunos num ambiente térmico quenteAmbiente térmicoconstrução conhecimentoeducação ambientalensino e aprendizagemsensação térmicaComeça a ser aceite que o ambiente térmico influencia a construção de conhecimento de alunos e por isso afeta o ensino e a aprendizagem. Neste trabalho é mostrado como o risco da construção de conhecimento de alunos aumenta para ambientes térmicos quentes. Os resultados obtidos mostram que o desenvolvimento de competências e a avaliação registada são condicionados pelo ambiente térmico e que é possível avaliar o risco quando as condições térmicas do interior de uma sala de aula divergem da zona de conforto.The thermal environment influences the construction of knowledge of students and affects the teaching and learning. In this work it is shown how the risk of students’ knowledge construction is increasing for hot thermal environments. The results have shows that the development of skills and evaluation registered are influenced by the thermal environment and that it is possible to assess the risk when the thermal conditions of the inside of a classroom diverge from the comfort zone.Riesgo de construcción del conocimiento de los estudiantes en medio ambiente caliente – El medio ambiente caliente influye en la construcción del conocimiento de los estudiantes y afecta a la enseñanza y el aprendizaje. En este trabajo se muestra cómo el riesgo de construcción del conocimiento de los estudiantes aumenta en entornos termales calientes. Los resultados han mostrado que el desarrollo de habilidades y la evaluación registrada están influenciadas por el medio ambiente térmico y que es posible evaluar el riesgo cuando las condiciones térmicas del interior de un salón de clases divergen de la zona de confort.Risque de la construction de la connaissance pour étudiantes pour dans un environnement thermique chaud – L'environnement thermique influe sur la construction de la connaissance des étudiants et affecte l'enseignement et l'apprentissage. Dans ce travail, il est montré comment le risque de construction de connaissances augmente pour environnements thermiques chaud. Les résultats ont montré que le développement de compétences et l'évaluation enregistrés sont influencés par l’environnement thermiques.2017-05-18T18:01:07Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17487por0872-8941Talaia, MárioSilva, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:39Zoai:ria.ua.pt:10773/17487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:18.010143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Risco da construção do conhecimento de alunos num ambiente térmico quente
title Risco da construção do conhecimento de alunos num ambiente térmico quente
spellingShingle Risco da construção do conhecimento de alunos num ambiente térmico quente
Talaia, Mário
Ambiente térmico
construção conhecimento
educação ambiental
ensino e aprendizagem
sensação térmica
title_short Risco da construção do conhecimento de alunos num ambiente térmico quente
title_full Risco da construção do conhecimento de alunos num ambiente térmico quente
title_fullStr Risco da construção do conhecimento de alunos num ambiente térmico quente
title_full_unstemmed Risco da construção do conhecimento de alunos num ambiente térmico quente
title_sort Risco da construção do conhecimento de alunos num ambiente térmico quente
author Talaia, Mário
author_facet Talaia, Mário
Silva, Marta
author_role author
author2 Silva, Marta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Talaia, Mário
Silva, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente térmico
construção conhecimento
educação ambiental
ensino e aprendizagem
sensação térmica
topic Ambiente térmico
construção conhecimento
educação ambiental
ensino e aprendizagem
sensação térmica
description Começa a ser aceite que o ambiente térmico influencia a construção de conhecimento de alunos e por isso afeta o ensino e a aprendizagem. Neste trabalho é mostrado como o risco da construção de conhecimento de alunos aumenta para ambientes térmicos quentes. Os resultados obtidos mostram que o desenvolvimento de competências e a avaliação registada são condicionados pelo ambiente térmico e que é possível avaliar o risco quando as condições térmicas do interior de uma sala de aula divergem da zona de conforto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-05-18T18:01:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17487
url http://hdl.handle.net/10773/17487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-8941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137573019320320