Inovação no mercado vitivinícola em Portugal: análise da implementação de vinho em lata (To-Be)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Maria Carolina Abreu
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19605
Resumo: O mercado vitivinícola em Portugal assume uma dimensão estratégica relevante no contributo para a economia e tradição. Com uma longa história, o ritmo da globalização deste mercado acelerou na última década e apresenta um crescimento exponencial. À medida que o ritmo acelera, o comércio internacional também não apresenta sinais de abrandamento. Com a convergência dos fenómenos de crescimento da globalização e comércio internacional, o mercado vitivinícola expande e torna-se mais competitivo. Além da convergência dos dois fenómenos anteriores, à medida que as gerações se rejuvenescem, também se assiste a uma mudança nos padrões e preferências dos consumidores. Combinando os fatores anteriores, resulta um mercado vitivinícola português tradicional, que urge por um imperativo de diferenciação e inovação, como chave para o crescimento sustentável dos players do setor. Neste contexto, a presente dissertação explorou o potencial de implementação de uma nova embalagem de vinho em Portugal: o vinho em lata. Considerada como uma inovação e fator diferenciador orientada para o consumidor final, o vinho em lata tem ganho uma dimensão e relevância notáveis em mercados emergentes, como os Estados Unidos da América. Neste sentido, e para analisar de forma eficaz a implementação do vinho em lata em Portugal, a investigação combinou técnicas de focus group e realização de um inquérito a uma amostra com 312 indivíduos, ambas sustentadas no modelo concetual e no desenvolvimento de hipóteses. Tendo como base os dados reais obtidos e analisados, a presente dissertação referirá que o sucesso desta implementação é viável, sendo recomendável definir corretamente o segmento-alvo, apostar em comunicação e marketing, definir uma estratégia de pricing adequada e destacar a sustentabilidade ambiental associada à lata. Não obstante, as limitações e perspetivas de futuras investigações serão também objeto de análise e debate.
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