Intervenção cognitivo-comportamental em casos de insucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galindo, Edgar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13105
Resumo: A psicologia cognitivo-comportamental tem desenvolvido técnicas de diagnóstico e reabilitação aplicadas com sucesso para resolver problemas psicológicos e treinar um treinar um vasto leque de aptidões em pessoas que apresentam deficiências mentais, sensoriais, motoras e deficiências mentais, sensoriais, motoras e psicossociais. O autor realizou intervenções deste tipo com casos de atraso mental e cegueira. Esta experiência foi adaptada a crianças com problemas de insucesso escolar em Lisboa. O sucesso educativo é definido como o resultado da existência de um conjunto de competências que são necessárias para uma criança se desenvolver adequadamente no primeiro ciclo do ensino básico. Estas competências são definidas em termos de objectivos comportamentais para três áreas: Autosuficiência Básica, Académica e Comportamento Social. Os objectivos comportamentais são derivados das exigências da escola (estabelecidas pelos livros escolares e pelos professores). As crianças com problemas de insucesso escolar são treinadas para atingir esses objectivos. Os resultados são avaliados em termos de: a) percentagem de objectivos obtidos por cada criança nas aplicações sucessivas do instrumento de avaliação; b) tempo de treino; e c) grau de satisfação da pessoa, da família e/ou da escola. Neste momento, o alvo do projecto é alargar os resultados obtidos em Lisboa a outros grupos de crianças com problemas de insucesso escolar no Alentejo. São apresentados resultados preliminares dos programas que estão a ser aplicados em Évora a crianças de 6-7 anos do 1º e 2º anos da EB.
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