O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18218 |
Resumo: | O objetivo principal desta investigação é desenvolver procedimentos de diagnóstico e treino baseados nas técnicas de modificação do comportamento para ajudar a eliminar os problemas de insucesso escolar de alunos em contexto escolar. Neste sentido foram implementados programas de treino baseados nas técnicas de modificação do comportamento a três alunos do 4.0 ano de escolaridade na situação de insucesso escolar, de acordo com um design de linha de base múltipla entre individuas. Após a intervenção foram detetados ganhos consideráveis nas competências de compreensão verbal, leitura, ortografia e Matemática em todos os alunos, os quais parecem derivar da implementação dos programas de treino. Concluindo-se assim, que uma intervenção de caráter individual baseada nas técnicas cognitivo-comportamentais pareça melhorar o desempenho escolar de alunos do ensino básico na situação de insucesso escolar; ABSTRACT: The main objective of this research is to develop diagnostic and training procedures based on behavior modification techniques to help eliminate the problems of school failure in school children. Training programs based on the behavior modification techniques have been applied to three 4th grade children with school failure problems, according to a multiple baseline across subjects design. Considerable gains in verbal skills, reading, spelling and mathematics have been observed after the intervention, which seem to be a consequence of the implementation of training programs in all children. lt is concluded that an individual intervention based on cognitivebehavioral techniques seems to improve the academic performance of elementary school children with problems of school failure. |
id |
RCAP_6e17b0cbb8d5f7ff5e4ee104ed07e21d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18218 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamentalInsucesso escolarAvaliaçãoIntervenção cognitivo-comportamentalModificação do comportamentoCompreensão verbalLeituraOrtografiaMatemáticaSchool failureCognitive-behavioral interventionBehavior modificationVerbal comprehensionReadingSpellingMathematicsO objetivo principal desta investigação é desenvolver procedimentos de diagnóstico e treino baseados nas técnicas de modificação do comportamento para ajudar a eliminar os problemas de insucesso escolar de alunos em contexto escolar. Neste sentido foram implementados programas de treino baseados nas técnicas de modificação do comportamento a três alunos do 4.0 ano de escolaridade na situação de insucesso escolar, de acordo com um design de linha de base múltipla entre individuas. Após a intervenção foram detetados ganhos consideráveis nas competências de compreensão verbal, leitura, ortografia e Matemática em todos os alunos, os quais parecem derivar da implementação dos programas de treino. Concluindo-se assim, que uma intervenção de caráter individual baseada nas técnicas cognitivo-comportamentais pareça melhorar o desempenho escolar de alunos do ensino básico na situação de insucesso escolar; ABSTRACT: The main objective of this research is to develop diagnostic and training procedures based on behavior modification techniques to help eliminate the problems of school failure in school children. Training programs based on the behavior modification techniques have been applied to three 4th grade children with school failure problems, according to a multiple baseline across subjects design. Considerable gains in verbal skills, reading, spelling and mathematics have been observed after the intervention, which seem to be a consequence of the implementation of training programs in all children. lt is concluded that an individual intervention based on cognitivebehavioral techniques seems to improve the academic performance of elementary school children with problems of school failure.Universidade de Évora2016-03-31T18:08:43Z2016-03-312015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18218http://hdl.handle.net/10174/18218TID:201165740porDepartamento de Psicologialena.coradinho@gmail.com681Coradinho, Helena Isabel Falcãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:09.543042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental |
title |
O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental |
spellingShingle |
O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental Coradinho, Helena Isabel Falcão Insucesso escolar Avaliação Intervenção cognitivo-comportamental Modificação do comportamento Compreensão verbal Leitura Ortografia Matemática School failure Cognitive-behavioral intervention Behavior modification Verbal comprehension Reading Spelling Mathematics |
title_short |
O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental |
title_full |
O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental |
title_fullStr |
O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental |
title_full_unstemmed |
O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental |
title_sort |
O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental |
author |
Coradinho, Helena Isabel Falcão |
author_facet |
Coradinho, Helena Isabel Falcão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coradinho, Helena Isabel Falcão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Insucesso escolar Avaliação Intervenção cognitivo-comportamental Modificação do comportamento Compreensão verbal Leitura Ortografia Matemática School failure Cognitive-behavioral intervention Behavior modification Verbal comprehension Reading Spelling Mathematics |
topic |
Insucesso escolar Avaliação Intervenção cognitivo-comportamental Modificação do comportamento Compreensão verbal Leitura Ortografia Matemática School failure Cognitive-behavioral intervention Behavior modification Verbal comprehension Reading Spelling Mathematics |
description |
O objetivo principal desta investigação é desenvolver procedimentos de diagnóstico e treino baseados nas técnicas de modificação do comportamento para ajudar a eliminar os problemas de insucesso escolar de alunos em contexto escolar. Neste sentido foram implementados programas de treino baseados nas técnicas de modificação do comportamento a três alunos do 4.0 ano de escolaridade na situação de insucesso escolar, de acordo com um design de linha de base múltipla entre individuas. Após a intervenção foram detetados ganhos consideráveis nas competências de compreensão verbal, leitura, ortografia e Matemática em todos os alunos, os quais parecem derivar da implementação dos programas de treino. Concluindo-se assim, que uma intervenção de caráter individual baseada nas técnicas cognitivo-comportamentais pareça melhorar o desempenho escolar de alunos do ensino básico na situação de insucesso escolar; ABSTRACT: The main objective of this research is to develop diagnostic and training procedures based on behavior modification techniques to help eliminate the problems of school failure in school children. Training programs based on the behavior modification techniques have been applied to three 4th grade children with school failure problems, according to a multiple baseline across subjects design. Considerable gains in verbal skills, reading, spelling and mathematics have been observed after the intervention, which seem to be a consequence of the implementation of training programs in all children. lt is concluded that an individual intervention based on cognitivebehavioral techniques seems to improve the academic performance of elementary school children with problems of school failure. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-31T18:08:43Z 2016-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18218 http://hdl.handle.net/10174/18218 TID:201165740 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18218 |
identifier_str_mv |
TID:201165740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia lena.coradinho@gmail.com 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136583570423808 |