O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coradinho, Helena Isabel Falcão
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18218
Resumo: O objetivo principal desta investigação é desenvolver procedimentos de diagnóstico e treino baseados nas técnicas de modificação do comportamento para ajudar a eliminar os problemas de insucesso escolar de alunos em contexto escolar. Neste sentido foram implementados programas de treino baseados nas técnicas de modificação do comportamento a três alunos do 4.0 ano de escolaridade na situação de insucesso escolar, de acordo com um design de linha de base múltipla entre individuas. Após a intervenção foram detetados ganhos consideráveis nas competências de compreensão verbal, leitura, ortografia e Matemática em todos os alunos, os quais parecem derivar da implementação dos programas de treino. Concluindo-se assim, que uma intervenção de caráter individual baseada nas técnicas cognitivo-comportamentais pareça melhorar o desempenho escolar de alunos do ensino básico na situação de insucesso escolar; ABSTRACT: The main objective of this research is to develop diagnostic and training procedures based on behavior modification techniques to help eliminate the problems of school failure in school children. Training programs based on the behavior modification techniques have been applied to three 4th grade children with school failure problems, according to a multiple baseline across subjects design. Considerable gains in verbal skills, reading, spelling and mathematics have been observed after the intervention, which seem to be a consequence of the implementation of training programs in all children. lt is concluded that an individual intervention based on cognitive­behavioral techniques seems to improve the academic performance of elementary school children with problems of school failure.
id RCAP_6e17b0cbb8d5f7ff5e4ee104ed07e21d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamentalInsucesso escolarAvaliaçãoIntervenção cognitivo-comportamentalModificação do comportamentoCompreensão verbalLeituraOrtografiaMatemáticaSchool failureCognitive-behavioral interventionBehavior modificationVerbal comprehensionReadingSpellingMathematicsO objetivo principal desta investigação é desenvolver procedimentos de diagnóstico e treino baseados nas técnicas de modificação do comportamento para ajudar a eliminar os problemas de insucesso escolar de alunos em contexto escolar. Neste sentido foram implementados programas de treino baseados nas técnicas de modificação do comportamento a três alunos do 4.0 ano de escolaridade na situação de insucesso escolar, de acordo com um design de linha de base múltipla entre individuas. Após a intervenção foram detetados ganhos consideráveis nas competências de compreensão verbal, leitura, ortografia e Matemática em todos os alunos, os quais parecem derivar da implementação dos programas de treino. Concluindo-se assim, que uma intervenção de caráter individual baseada nas técnicas cognitivo-comportamentais pareça melhorar o desempenho escolar de alunos do ensino básico na situação de insucesso escolar; ABSTRACT: The main objective of this research is to develop diagnostic and training procedures based on behavior modification techniques to help eliminate the problems of school failure in school children. Training programs based on the behavior modification techniques have been applied to three 4th grade children with school failure problems, according to a multiple baseline across subjects design. Considerable gains in verbal skills, reading, spelling and mathematics have been observed after the intervention, which seem to be a consequence of the implementation of training programs in all children. lt is concluded that an individual intervention based on cognitive­behavioral techniques seems to improve the academic performance of elementary school children with problems of school failure.Universidade de Évora2016-03-31T18:08:43Z2016-03-312015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18218http://hdl.handle.net/10174/18218TID:201165740porDepartamento de Psicologialena.coradinho@gmail.com681Coradinho, Helena Isabel Falcãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:09.543042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental
title O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental
spellingShingle O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental
Coradinho, Helena Isabel Falcão
Insucesso escolar
Avaliação
Intervenção cognitivo-comportamental
Modificação do comportamento
Compreensão verbal
Leitura
Ortografia
Matemática
School failure
Cognitive-behavioral intervention
Behavior modification
Verbal comprehension
Reading
Spelling
Mathematics
title_short O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental
title_full O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental
title_fullStr O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental
title_full_unstemmed O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental
title_sort O insucesso escolar: da avaliação à intervenção cognitivo-comportamental
author Coradinho, Helena Isabel Falcão
author_facet Coradinho, Helena Isabel Falcão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coradinho, Helena Isabel Falcão
dc.subject.por.fl_str_mv Insucesso escolar
Avaliação
Intervenção cognitivo-comportamental
Modificação do comportamento
Compreensão verbal
Leitura
Ortografia
Matemática
School failure
Cognitive-behavioral intervention
Behavior modification
Verbal comprehension
Reading
Spelling
Mathematics
topic Insucesso escolar
Avaliação
Intervenção cognitivo-comportamental
Modificação do comportamento
Compreensão verbal
Leitura
Ortografia
Matemática
School failure
Cognitive-behavioral intervention
Behavior modification
Verbal comprehension
Reading
Spelling
Mathematics
description O objetivo principal desta investigação é desenvolver procedimentos de diagnóstico e treino baseados nas técnicas de modificação do comportamento para ajudar a eliminar os problemas de insucesso escolar de alunos em contexto escolar. Neste sentido foram implementados programas de treino baseados nas técnicas de modificação do comportamento a três alunos do 4.0 ano de escolaridade na situação de insucesso escolar, de acordo com um design de linha de base múltipla entre individuas. Após a intervenção foram detetados ganhos consideráveis nas competências de compreensão verbal, leitura, ortografia e Matemática em todos os alunos, os quais parecem derivar da implementação dos programas de treino. Concluindo-se assim, que uma intervenção de caráter individual baseada nas técnicas cognitivo-comportamentais pareça melhorar o desempenho escolar de alunos do ensino básico na situação de insucesso escolar; ABSTRACT: The main objective of this research is to develop diagnostic and training procedures based on behavior modification techniques to help eliminate the problems of school failure in school children. Training programs based on the behavior modification techniques have been applied to three 4th grade children with school failure problems, according to a multiple baseline across subjects design. Considerable gains in verbal skills, reading, spelling and mathematics have been observed after the intervention, which seem to be a consequence of the implementation of training programs in all children. lt is concluded that an individual intervention based on cognitive­behavioral techniques seems to improve the academic performance of elementary school children with problems of school failure.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-31T18:08:43Z
2016-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18218
http://hdl.handle.net/10174/18218
TID:201165740
url http://hdl.handle.net/10174/18218
identifier_str_mv TID:201165740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
lena.coradinho@gmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136583570423808