Drawing machines: das máquinas de desenho à expressividade da linha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/72074 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Tecnologias e Sistemas de Informação |
id |
RCAP_0cb85cd93d8911053315d12c69c46459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72074 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Drawing machines: das máquinas de desenho à expressividade da linhaMáquinas de desenhoDesenhoInteraçãoMultimédiaDrawingmachinesDrawingInteractionMultimediaEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Tecnologias e Sistemas de InformaçãoAtravés das narrativas pictóricas gravadas nas paredes das cavernas durante a pré-história, a humanidade usou o desenho para expressar sentimentos e comunicar informações, muito antes de inventar a escrita. Os artefatos foram utilizados para ajudar os seres humanos nas tarefas da vida cotidiana e, da mesma forma, vários artefatos / utensílios foram utilizados para desenhar. Dando um salto para a metade do século 20, as máquinas ajudaram os artistas no processo de desenho / criação. Os artistas usavam artefatos não apenas no processo de criação, mas também usavam máquinas / artefatos como extensões de si mesmos. O objetivo principal da dissertação consistiu no desenvolvimento experimental de um sistema robótico capaz de desenhar de forma autónoma, baseado na exploração de máquinas de desenho. Para contextualizar o principal objetivo do presente trabalho, foi realizado um estudo cronológico não linear sobre a evolução / uso de máquinas de desenho no processo de criação artística, com o objetivo de destacar importantes estatísticas históricas adaptadas e reinventadas de acordo com a tecnologia mais atual e em desenvolvimento; numa segunda fase, foram desenvolvidas e testadas máquinas de desenho em oficinas educacionais; a terceira fase foi subdividida em duas fases: a primeira fase consistiu na construção de um protótipo de hardware e software, e a segunda fase foi caracterizada pela adaptação e implementação do software desenvolvido usando uma máquina de maior precisão, a Line-us. Com a implementação deste software no Line-us, verificou-se que os desenhos mostram uma expressividade de linha muito semelhante aos desenhos feitos por humanos, de modo que, através da pergunta num questionário sobre a autoria dos desenhos, as respostas são ambíguas quanto à máquina ou humano!Through the pictorial narratives engraved into cave walls during prehistory, humanity used drawing to express feelings and communicate information, long before they invented writing. Artifacts were used to help humans in daily life tasks, and in the same way several artifacts/utensils were used to draw. Making a leap into the middle of the twenty century, machines helped artists in the drawing/creation process. Artists used artifacts not only in the creation process but also used machines/artifacts as extensions of themselves. The dissertation main objective consisted on the experimental development of a robotic system capable of drawing autonomously, based on the exploration of drawing machines. In order to contextualize or main objective of the present work, a nonlinear chronological study on the evolution / use of drawing machines in the artistic creation process was carried out, aiming to highlight important historical statistics adapted and reinvented according to the most current and developing technology; in a second phase, drawing machines were developed and tested using educational workshops; The third phase was subdivided into two phases: the first phase consisted of building a hardware and software prototype, and the second phase was characterized by the adaptation and implementation of the software developed using a higher precision machine, Line-us. With the implementation of this software in Line-us, it was found that the drawings show a line expressiveness very similar to the drawings made by humans, by asking a question about drawing authorship, the answers are ambiguous about the machine or human!Branco, PedroMoura, João MartinhoUniversidade do MinhoCoelho, António José dos Santos20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/72074por202664074info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:01.317804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Drawing machines: das máquinas de desenho à expressividade da linha |
title |
Drawing machines: das máquinas de desenho à expressividade da linha |
spellingShingle |
Drawing machines: das máquinas de desenho à expressividade da linha Coelho, António José dos Santos Máquinas de desenho Desenho Interação Multimédia Drawingmachines Drawing Interaction Multimedia Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
title_short |
Drawing machines: das máquinas de desenho à expressividade da linha |
title_full |
Drawing machines: das máquinas de desenho à expressividade da linha |
title_fullStr |
Drawing machines: das máquinas de desenho à expressividade da linha |
title_full_unstemmed |
Drawing machines: das máquinas de desenho à expressividade da linha |
title_sort |
Drawing machines: das máquinas de desenho à expressividade da linha |
author |
Coelho, António José dos Santos |
author_facet |
Coelho, António José dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Branco, Pedro Moura, João Martinho Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, António José dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Máquinas de desenho Desenho Interação Multimédia Drawingmachines Drawing Interaction Multimedia Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
topic |
Máquinas de desenho Desenho Interação Multimédia Drawingmachines Drawing Interaction Multimedia Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
description |
Dissertação de mestrado em Tecnologias e Sistemas de Informação |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/72074 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/72074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202664074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132846531543040 |