Espaço exterior da escola: Uma sala de aula a descobrir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Nádia Sofia Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26830
Resumo: Numa altura em que o contributo dos espaços exteriores para uma aprendizagem ativa e participada, centrada no aluno e baseada em métodos ativos e inovadores tem vindo a ganhar destaque, este trabalho procurou conhecer as representações dos professores relativamente às práticas pedagógicas em espaços escolares exteriores e perceber se estas práticas são ou não já adotadas pelos docentes no âmbito da sua intervenção pedagógica, identificando o que as potencia e sinalizando os principais obstáculos à sua implementação. Pretendeu ainda perceber se a arquitetura dos espaços e os recursos disponíveis no espaço escolar exterior têm influência na adoção de práticas pedagógicas ao ar livre. Utilizando uma metodologia qualitativa comparativa-tipológica entrevistámos 12 professoras do 1º ciclo do ensino básico, distribuídas por duas tipologias de escola definidas com base no potencial educativo inscrito no espaço exterior. Em linha com outros estudos já realizados, concluiu-se acerca da valorização generalizada das práticas pedagógicas em espaços exteriores, embora ainda persista a resistência à inovação das práticas docentes. Encontrámos dois perfis de professoras - as inovadoras e as resistentes - que se distinguem pelas suas representações e práticas. Não obstante todas as professoras identificarem obstáculos à inovação, os processos de mudança parecem ser mais mobilizadores e significativos quando têm caráter coletivo e decorrem em escolas de menor dimensão, com projetos de escola coesos, numa relação de partilha e interação com as famílias e com a comunidade. Foi ainda possível concluir que o espaço influencia, mas não determina as práticas inovadoras.
id RCAP_0cbc568265e59a2452e8a601627c0a68
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Espaço exterior da escola: Uma sala de aula a descobrirEspaço exterior da escolaInovação pedagógicaMudança nas práticas pedagógicasPráticas pedagógicas ao ar livreMetodologias ativasOutdoor school spacePedagogical innovationTeaching practices changesOutdoor teaching practicesActive learningNuma altura em que o contributo dos espaços exteriores para uma aprendizagem ativa e participada, centrada no aluno e baseada em métodos ativos e inovadores tem vindo a ganhar destaque, este trabalho procurou conhecer as representações dos professores relativamente às práticas pedagógicas em espaços escolares exteriores e perceber se estas práticas são ou não já adotadas pelos docentes no âmbito da sua intervenção pedagógica, identificando o que as potencia e sinalizando os principais obstáculos à sua implementação. Pretendeu ainda perceber se a arquitetura dos espaços e os recursos disponíveis no espaço escolar exterior têm influência na adoção de práticas pedagógicas ao ar livre. Utilizando uma metodologia qualitativa comparativa-tipológica entrevistámos 12 professoras do 1º ciclo do ensino básico, distribuídas por duas tipologias de escola definidas com base no potencial educativo inscrito no espaço exterior. Em linha com outros estudos já realizados, concluiu-se acerca da valorização generalizada das práticas pedagógicas em espaços exteriores, embora ainda persista a resistência à inovação das práticas docentes. Encontrámos dois perfis de professoras - as inovadoras e as resistentes - que se distinguem pelas suas representações e práticas. Não obstante todas as professoras identificarem obstáculos à inovação, os processos de mudança parecem ser mais mobilizadores e significativos quando têm caráter coletivo e decorrem em escolas de menor dimensão, com projetos de escola coesos, numa relação de partilha e interação com as famílias e com a comunidade. Foi ainda possível concluir que o espaço influencia, mas não determina as práticas inovadoras.At a time that contribution of outdoor spaces to active and participative learning, centered on the student and based on active and innovative methods has been gaining prominence, this work sought to know the representations of teachers regarding pedagogical practices in outdoor school spaces and to understand whether or not these practices are already adopted by teachers in the context of their pedagogical intervention, identifying what drives them and pointing out the main obstacles to their implementation. It also intended to understand whether the architecture of spaces and the resources available in the outdoor school space have an influence on the adoption of outdoor pedagogical practices. Using a qualitative comparative-typological methodology, we interviewed 12 primary education teachers, distributed among two school typologies defined based on the educational potential inscribed in the outdoor space. In line with other studies already carried out, it was concluded that there is a generalized appreciation of pedagogical practices in outdoor spaces, although resistance to innovation in teaching practices still persists. We found two profiles of teachers - the innovative and the resistant - who are distinguished by their representations and practices. Despite all teachers identifying obstacles to innovation, the processes of change of practices seem to be more mobilizing and significant when they have a collective character and take place in smaller schools, with cohesive school projects, in a relationship of sharing and interaction with families and with the community. It was also possible to conclude that space influences, but does not determine innovative practices.2022-12-28T11:06:56Z2022-12-15T00:00:00Z2022-12-152022-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26830TID:203130065porRosa, Nádia Sofia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:27:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:19.285600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Espaço exterior da escola: Uma sala de aula a descobrir
title Espaço exterior da escola: Uma sala de aula a descobrir
spellingShingle Espaço exterior da escola: Uma sala de aula a descobrir
Rosa, Nádia Sofia Pereira
Espaço exterior da escola
Inovação pedagógica
Mudança nas práticas pedagógicas
Práticas pedagógicas ao ar livre
Metodologias ativas
Outdoor school space
Pedagogical innovation
Teaching practices changes
Outdoor teaching practices
Active learning
title_short Espaço exterior da escola: Uma sala de aula a descobrir
title_full Espaço exterior da escola: Uma sala de aula a descobrir
title_fullStr Espaço exterior da escola: Uma sala de aula a descobrir
title_full_unstemmed Espaço exterior da escola: Uma sala de aula a descobrir
title_sort Espaço exterior da escola: Uma sala de aula a descobrir
author Rosa, Nádia Sofia Pereira
author_facet Rosa, Nádia Sofia Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Nádia Sofia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço exterior da escola
Inovação pedagógica
Mudança nas práticas pedagógicas
Práticas pedagógicas ao ar livre
Metodologias ativas
Outdoor school space
Pedagogical innovation
Teaching practices changes
Outdoor teaching practices
Active learning
topic Espaço exterior da escola
Inovação pedagógica
Mudança nas práticas pedagógicas
Práticas pedagógicas ao ar livre
Metodologias ativas
Outdoor school space
Pedagogical innovation
Teaching practices changes
Outdoor teaching practices
Active learning
description Numa altura em que o contributo dos espaços exteriores para uma aprendizagem ativa e participada, centrada no aluno e baseada em métodos ativos e inovadores tem vindo a ganhar destaque, este trabalho procurou conhecer as representações dos professores relativamente às práticas pedagógicas em espaços escolares exteriores e perceber se estas práticas são ou não já adotadas pelos docentes no âmbito da sua intervenção pedagógica, identificando o que as potencia e sinalizando os principais obstáculos à sua implementação. Pretendeu ainda perceber se a arquitetura dos espaços e os recursos disponíveis no espaço escolar exterior têm influência na adoção de práticas pedagógicas ao ar livre. Utilizando uma metodologia qualitativa comparativa-tipológica entrevistámos 12 professoras do 1º ciclo do ensino básico, distribuídas por duas tipologias de escola definidas com base no potencial educativo inscrito no espaço exterior. Em linha com outros estudos já realizados, concluiu-se acerca da valorização generalizada das práticas pedagógicas em espaços exteriores, embora ainda persista a resistência à inovação das práticas docentes. Encontrámos dois perfis de professoras - as inovadoras e as resistentes - que se distinguem pelas suas representações e práticas. Não obstante todas as professoras identificarem obstáculos à inovação, os processos de mudança parecem ser mais mobilizadores e significativos quando têm caráter coletivo e decorrem em escolas de menor dimensão, com projetos de escola coesos, numa relação de partilha e interação com as famílias e com a comunidade. Foi ainda possível concluir que o espaço influencia, mas não determina as práticas inovadoras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28T11:06:56Z
2022-12-15T00:00:00Z
2022-12-15
2022-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/26830
TID:203130065
url http://hdl.handle.net/10071/26830
identifier_str_mv TID:203130065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134678677979136