Os espaços exteriores como espaços de aprendizagem : Compreender o seu potencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Glória Daniela Malheiro dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2728
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, num jardim de infância do concelho de Viana do Castelo e está dividido em 3 partes. A parte I consiste na caraterização do contexto de pré-escolar e no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a parte II é constituída pelo trabalho de investigação e a parte III é a reflexão final. O trabalho investigativo do relatório final teve como objetivos principais (i) caraterizar os espaços exteriores do Jardim de Infância e (ii) conhecer as perceções de educadoras de infância sobre o seu potencial enquanto espaço de aprendizagem. Os participantes deste estudo foram 5 educadoras de infância e a perceção de observação de uma educadora estagiária. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram uma grelha de observação de espaços exteriores (Bento, 2020), assim como entrevistas semiestruturadas, individuais a educadoras de infância do jardim de infância onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. A Análise de dados foi a junção das observações utilizadas na grelha de observação e as entrevistas realizadas às educadoras de infância. Os resultados mostraram que o espaço exterior do jardim de infância onde decorreu esta investigação pode beneficiar de uma intervenção de forma a melhorar e alterar alguns dos seus espaços, estruturas e ligações entre o meio exterior e interior. Percebeu-se também que já foram feitas melhorias ao longo do tempo, no entanto, por falta de ajudas monetárias, o espaço ainda não se encontra totalmente finalizado, consoante as ideias das educadoras. Em suma, este estudo conclui que este espaço precisa de ser intervencionado para que seja um espaço totalmente adequado a esta faixa etária, criando momentos de maiores aprendizagem e autonomia.
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