Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/54185 |
Resumo: | Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2021 |
id |
RCAP_0cc3f815d29c573c93e46f61759eb108 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/54185 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagementBurnout do estudanteEnvolvimento académicoCopingEstudantes de medicinaIntenção de abandonoDomínio/Área Científica::Ciências MédicasTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2021Introdução: O Burnout no estudante refere-se ao exceder dos recursos emocionais devido à exigência do estudo, cinismo e desempenho acadêmico reduzido. As consequências são relevantes, pelo que os fatores de risco e proteção do burnout não devem ser negligenciados. Há poucos estudos sobre as variáveis psicológicas e influência no burnout em estudantes de medicina em Portugal. Foi desenhado um modelo estrutural para estimar os efeitos das estratégias de coping, satisfação com o suporte social, distress geral, no envolvimento académico, burnout do aluno e intenção de abandono do curso, numa amostra de estudantes de medicina portugueses, com a intenção de planear intervenções futuras para prevenir o Burnout. Métodos: Neste estudo transversal, a amostra foi composta por 532 alunos, matriculados no 1.º e 2.º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2020. Os dados foram recolhidos através de instrumentos psicométricos de autorrelato online (Maslach Burnout Inventory - Student Survey, Social Support Satisfaction Scale for College Students, Brief COPE Scale for College Students, University Student Engagement Inventory, e Depression, Ansiety and Stress Scale) juntamente com variáveis sociodemográficas e académicas. Os dados foram analisados por meio de modelos de equações estruturais (análise fatorial confirmatória e modelo estrutural latente). Resultados: O modelo estrutural das variáveis latentes apresentou um bom ajuste aos dados e confirmou que em relação à intenção de abandono, o efeito da satisfação com o suporte social e coping adaptativo é negativo, enquanto o efeito do coping desadaptativo, depressão, stress e ansiedade é positivo. Conclusão: A satisfação com suporte o social, o distress geral, o coping adaptativo e mal-adaptativo são preditores de burnout do aluno, que por sua vez, prediz a intenção de abandono. O envolvimento académico atua como um protetor das intenções de abandono e atenua o efeito do burnout na intenção de abandono.Introduction: Student burnout refers to feelings of exceeding emotional resources due to the requirement of study, cynicism, and reduced academic achievement. Its consequences are relevant, so risk vs protective factors of student burnout should not be neglected. There is a lack of studies on how psychological variables influence student burnout in Portuguese medical students. A structural model was designed to estimate the effects of coping strategies, satisfaction with social support, general distress on academic engagement, student burnout and dropout intention, on a sample of Portuguese medical students, with the intent to plan future interventions to prevent student burnout. Methods: In this cross-sectional study, the sample was composed of 532 students, enrolled in the 1st and 2nd year of Integrated Master's in Medicine at the Faculty of Medicine of the University of Lisbon in 2020. Data was collected using online self-report psychometric instruments (Maslach Burnout Inventory – Student Survey, Social Support Satisfaction Scale for College Students, Brief COPE Scale for College Students, University Student Engagement Inventory, and Depression, Anxiety and Stress Scale) together with sociodemographic and academic variables. Data was analyzed using structural equation modeling (confirmatory factor analysis and latent structural model). Results: The latent variables structural model presented a good fit to the data and confirmed that regarding dropout intention, the effect of satisfaction with social support and adaptive coping is negative, while the effect of maladaptive coping, depression, stress, and anxiety is positive. Conclusion: Social support satisfaction, general distress, adaptive and maladaptive coping are predictors of Student Burnout which in turn predict dropout intention. Academic engagement acts as a protector of dropout intentions and attenuates the effect of student burnout on drop out.Oliveira, PedroSinval, JorgeRepositório da Universidade de LisboaAlves, Sara Isabel Abreu2023-05-31T00:31:55Z2021-072021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54185TID:202905160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:39.372710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement |
title |
Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement |
spellingShingle |
Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement Alves, Sara Isabel Abreu Burnout do estudante Envolvimento académico Coping Estudantes de medicina Intenção de abandono Domínio/Área Científica::Ciências Médicas |
title_short |
Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement |
title_full |
Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement |
title_fullStr |
Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement |
title_full_unstemmed |
Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement |
title_sort |
Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement |
author |
Alves, Sara Isabel Abreu |
author_facet |
Alves, Sara Isabel Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Pedro Sinval, Jorge Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Sara Isabel Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Burnout do estudante Envolvimento académico Coping Estudantes de medicina Intenção de abandono Domínio/Área Científica::Ciências Médicas |
topic |
Burnout do estudante Envolvimento académico Coping Estudantes de medicina Intenção de abandono Domínio/Área Científica::Ciências Médicas |
description |
Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07 2021-07-01T00:00:00Z 2023-05-31T00:31:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/54185 TID:202905160 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/54185 |
identifier_str_mv |
TID:202905160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134597965938688 |