Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sara Isabel Abreu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54185
Resumo: Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2021
id RCAP_0cc3f815d29c573c93e46f61759eb108
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/54185
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagementBurnout do estudanteEnvolvimento académicoCopingEstudantes de medicinaIntenção de abandonoDomínio/Área Científica::Ciências MédicasTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2021Introdução: O Burnout no estudante refere-se ao exceder dos recursos emocionais devido à exigência do estudo, cinismo e desempenho acadêmico reduzido. As consequências são relevantes, pelo que os fatores de risco e proteção do burnout não devem ser negligenciados. Há poucos estudos sobre as variáveis psicológicas e influência no burnout em estudantes de medicina em Portugal. Foi desenhado um modelo estrutural para estimar os efeitos das estratégias de coping, satisfação com o suporte social, distress geral, no envolvimento académico, burnout do aluno e intenção de abandono do curso, numa amostra de estudantes de medicina portugueses, com a intenção de planear intervenções futuras para prevenir o Burnout. Métodos: Neste estudo transversal, a amostra foi composta por 532 alunos, matriculados no 1.º e 2.º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2020. Os dados foram recolhidos através de instrumentos psicométricos de autorrelato online (Maslach Burnout Inventory - Student Survey, Social Support Satisfaction Scale for College Students, Brief COPE Scale for College Students, University Student Engagement Inventory, e Depression, Ansiety and Stress Scale) juntamente com variáveis sociodemográficas e académicas. Os dados foram analisados por meio de modelos de equações estruturais (análise fatorial confirmatória e modelo estrutural latente). Resultados: O modelo estrutural das variáveis latentes apresentou um bom ajuste aos dados e confirmou que em relação à intenção de abandono, o efeito da satisfação com o suporte social e coping adaptativo é negativo, enquanto o efeito do coping desadaptativo, depressão, stress e ansiedade é positivo. Conclusão: A satisfação com suporte o social, o distress geral, o coping adaptativo e mal-adaptativo são preditores de burnout do aluno, que por sua vez, prediz a intenção de abandono. O envolvimento académico atua como um protetor das intenções de abandono e atenua o efeito do burnout na intenção de abandono.Introduction: Student burnout refers to feelings of exceeding emotional resources due to the requirement of study, cynicism, and reduced academic achievement. Its consequences are relevant, so risk vs protective factors of student burnout should not be neglected. There is a lack of studies on how psychological variables influence student burnout in Portuguese medical students. A structural model was designed to estimate the effects of coping strategies, satisfaction with social support, general distress on academic engagement, student burnout and dropout intention, on a sample of Portuguese medical students, with the intent to plan future interventions to prevent student burnout. Methods: In this cross-sectional study, the sample was composed of 532 students, enrolled in the 1st and 2nd year of Integrated Master's in Medicine at the Faculty of Medicine of the University of Lisbon in 2020. Data was collected using online self-report psychometric instruments (Maslach Burnout Inventory – Student Survey, Social Support Satisfaction Scale for College Students, Brief COPE Scale for College Students, University Student Engagement Inventory, and Depression, Anxiety and Stress Scale) together with sociodemographic and academic variables. Data was analyzed using structural equation modeling (confirmatory factor analysis and latent structural model). Results: The latent variables structural model presented a good fit to the data and confirmed that regarding dropout intention, the effect of satisfaction with social support and adaptive coping is negative, while the effect of maladaptive coping, depression, stress, and anxiety is positive. Conclusion: Social support satisfaction, general distress, adaptive and maladaptive coping are predictors of Student Burnout which in turn predict dropout intention. Academic engagement acts as a protector of dropout intentions and attenuates the effect of student burnout on drop out.Oliveira, PedroSinval, JorgeRepositório da Universidade de LisboaAlves, Sara Isabel Abreu2023-05-31T00:31:55Z2021-072021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54185TID:202905160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:39.372710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement
title Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement
spellingShingle Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement
Alves, Sara Isabel Abreu
Burnout do estudante
Envolvimento académico
Coping
Estudantes de medicina
Intenção de abandono
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
title_short Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement
title_full Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement
title_fullStr Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement
title_full_unstemmed Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement
title_sort Burnout and dropout intention in medical students : the protective role of student engagement
author Alves, Sara Isabel Abreu
author_facet Alves, Sara Isabel Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Pedro
Sinval, Jorge
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Sara Isabel Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Burnout do estudante
Envolvimento académico
Coping
Estudantes de medicina
Intenção de abandono
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
topic Burnout do estudante
Envolvimento académico
Coping
Estudantes de medicina
Intenção de abandono
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
description Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07
2021-07-01T00:00:00Z
2023-05-31T00:31:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/54185
TID:202905160
url http://hdl.handle.net/10451/54185
identifier_str_mv TID:202905160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134597965938688