Os produtos locais apícolas : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/6293 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais (Marketing), 17 de janeiro de 2022, Universidade dos Açores. |
id |
RCAP_0cc623d8f36462ff0ed386e1c58e554f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6293 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os produtos locais apícolas : um estudo de casoComportamento do ConsumidorConsumoEtnocentrismoProduto ApícolaApiculture ProductsConsumer BehaviorEthnocentrismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais (Marketing), 17 de janeiro de 2022, Universidade dos Açores.A sustentabilidade é uma temática que tem ganho expressão nos mais diversos domínios de atividade. No caso da Região Autónoma dos Açores, a procura por um desenvolvimento sustentável tem ocorrido tanto a nível ambiental, com a promoção enquanto destino verde e sustentável, quanto ao nível económico e social. Porém, a grande maioria dos trabalhos tem se centrado no domínio ambiental, pelo que o presente trabalho procura contribuir para minimizar esta lacuna, explorando a relação do consumidor com uma categoria de produtos que é por natureza sustentável: os produtos apícolas. É de facto relevante compreender o comportamento da população açoriana no ato de aquisição destes produtos, já que estes são no imediato grandes provas de conceito principalmente no mercado em estudo, o setor apícola. Questões como comportamentos e atitudes podem levar a um comportamento etnocêntrico e abrir oportunidades para num futuro próximo. Para se ter um entendimento do comportamento dos consumidores é necessário compreender as suas dinâmicas e preferências, bem como o seu processo de valorização de alguns elementos da proposta de valor dos produtos, pelo que se realizou um questionário online, tendo-se obtido 270 respostas. Os resultados indiciam que os produtos apícolas ainda não são utilizados pelo consumidor regional na sua plenitude. Foi possível confirmar, ainda, a existência de diferentes níveis de etnocentricidade na população açoriana que, por sua vez condicionam o comportamento de compra aquando da aquisição de produtos apícolas.ABSTRACT: Sustainability is a theme that has gained expression in the most diverse areas of activity. In the Autonomous Region of the Azores, the route to sustainable development has been trailed looking to the environmental dimension, promoting the region as a green and sustainable destination, and not neglecting the economic and social dimensions. The vast majority of the literature and evidence collected has focused on the environmental dimension. This work seeks to help minimize this gap by exploiting the consumer’s relationship with a products category that is by nature sustainable: apiculture products. Furthermore, it is essential to understand the behavior of the Azorean population when purchasing these products since they are known as the primary target of the local beekeeping sector. Issues such as behaviors and attitudes can lead to ethnocentric behavior and influence consumer purchasing behavior. To further understand consumer behavior, it is necessary to unveil their preferences and behavioral characteristics. Therefore, an online survey was conducted on 270 consumers. The results indicate that apiculture products are not yet fully known and used by regional consumers. Furthermore, it was also possible to confirm the existence of different ethnocentricity levels in the Azorean population, which influences the purchasing behavior for honeybee products.Tiago, Maria Teresa BorgesRepositório da Universidade dos AçoresBraga, Pedro Medeiros2022-05-07T10:16:50Z2022-01-172022-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6293202935280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:44Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:25.952038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os produtos locais apícolas : um estudo de caso |
title |
Os produtos locais apícolas : um estudo de caso |
spellingShingle |
Os produtos locais apícolas : um estudo de caso Braga, Pedro Medeiros Comportamento do Consumidor Consumo Etnocentrismo Produto Apícola Apiculture Products Consumer Behavior Ethnocentrism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Os produtos locais apícolas : um estudo de caso |
title_full |
Os produtos locais apícolas : um estudo de caso |
title_fullStr |
Os produtos locais apícolas : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Os produtos locais apícolas : um estudo de caso |
title_sort |
Os produtos locais apícolas : um estudo de caso |
author |
Braga, Pedro Medeiros |
author_facet |
Braga, Pedro Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tiago, Maria Teresa Borges Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Pedro Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do Consumidor Consumo Etnocentrismo Produto Apícola Apiculture Products Consumer Behavior Ethnocentrism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Comportamento do Consumidor Consumo Etnocentrismo Produto Apícola Apiculture Products Consumer Behavior Ethnocentrism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais (Marketing), 17 de janeiro de 2022, Universidade dos Açores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-07T10:16:50Z 2022-01-17 2022-01-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/6293 202935280 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/6293 |
identifier_str_mv |
202935280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130742020636672 |