Os produtos locais apícolas : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Pedro Medeiros
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/6293
Resumo: Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais (Marketing), 17 de janeiro de 2022, Universidade dos Açores.
id RCAP_0cc623d8f36462ff0ed386e1c58e554f
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os produtos locais apícolas : um estudo de casoComportamento do ConsumidorConsumoEtnocentrismoProduto ApícolaApiculture ProductsConsumer BehaviorEthnocentrismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais (Marketing), 17 de janeiro de 2022, Universidade dos Açores.A sustentabilidade é uma temática que tem ganho expressão nos mais diversos domínios de atividade. No caso da Região Autónoma dos Açores, a procura por um desenvolvimento sustentável tem ocorrido tanto a nível ambiental, com a promoção enquanto destino verde e sustentável, quanto ao nível económico e social. Porém, a grande maioria dos trabalhos tem se centrado no domínio ambiental, pelo que o presente trabalho procura contribuir para minimizar esta lacuna, explorando a relação do consumidor com uma categoria de produtos que é por natureza sustentável: os produtos apícolas. É de facto relevante compreender o comportamento da população açoriana no ato de aquisição destes produtos, já que estes são no imediato grandes provas de conceito principalmente no mercado em estudo, o setor apícola. Questões como comportamentos e atitudes podem levar a um comportamento etnocêntrico e abrir oportunidades para num futuro próximo. Para se ter um entendimento do comportamento dos consumidores é necessário compreender as suas dinâmicas e preferências, bem como o seu processo de valorização de alguns elementos da proposta de valor dos produtos, pelo que se realizou um questionário online, tendo-se obtido 270 respostas. Os resultados indiciam que os produtos apícolas ainda não são utilizados pelo consumidor regional na sua plenitude. Foi possível confirmar, ainda, a existência de diferentes níveis de etnocentricidade na população açoriana que, por sua vez condicionam o comportamento de compra aquando da aquisição de produtos apícolas.ABSTRACT: Sustainability is a theme that has gained expression in the most diverse areas of activity. In the Autonomous Region of the Azores, the route to sustainable development has been trailed looking to the environmental dimension, promoting the region as a green and sustainable destination, and not neglecting the economic and social dimensions. The vast majority of the literature and evidence collected has focused on the environmental dimension. This work seeks to help minimize this gap by exploiting the consumer’s relationship with a products category that is by nature sustainable: apiculture products. Furthermore, it is essential to understand the behavior of the Azorean population when purchasing these products since they are known as the primary target of the local beekeeping sector. Issues such as behaviors and attitudes can lead to ethnocentric behavior and influence consumer purchasing behavior. To further understand consumer behavior, it is necessary to unveil their preferences and behavioral characteristics. Therefore, an online survey was conducted on 270 consumers. The results indicate that apiculture products are not yet fully known and used by regional consumers. Furthermore, it was also possible to confirm the existence of different ethnocentricity levels in the Azorean population, which influences the purchasing behavior for honeybee products.Tiago, Maria Teresa BorgesRepositório da Universidade dos AçoresBraga, Pedro Medeiros2022-05-07T10:16:50Z2022-01-172022-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6293202935280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:44Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:25.952038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os produtos locais apícolas : um estudo de caso
title Os produtos locais apícolas : um estudo de caso
spellingShingle Os produtos locais apícolas : um estudo de caso
Braga, Pedro Medeiros
Comportamento do Consumidor
Consumo
Etnocentrismo
Produto Apícola
Apiculture Products
Consumer Behavior
Ethnocentrism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Os produtos locais apícolas : um estudo de caso
title_full Os produtos locais apícolas : um estudo de caso
title_fullStr Os produtos locais apícolas : um estudo de caso
title_full_unstemmed Os produtos locais apícolas : um estudo de caso
title_sort Os produtos locais apícolas : um estudo de caso
author Braga, Pedro Medeiros
author_facet Braga, Pedro Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiago, Maria Teresa Borges
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Pedro Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do Consumidor
Consumo
Etnocentrismo
Produto Apícola
Apiculture Products
Consumer Behavior
Ethnocentrism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comportamento do Consumidor
Consumo
Etnocentrismo
Produto Apícola
Apiculture Products
Consumer Behavior
Ethnocentrism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais (Marketing), 17 de janeiro de 2022, Universidade dos Açores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-07T10:16:50Z
2022-01-17
2022-01-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/6293
202935280
url http://hdl.handle.net/10400.3/6293
identifier_str_mv 202935280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130742020636672