Inteligência emocional e bem-estar académico : papel mediador do afeto positivo e do afeto negativo dos estudantes de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Bianca de Sá
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20538
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
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spelling Inteligência emocional e bem-estar académico : papel mediador do afeto positivo e do afeto negativo dos estudantes de medicinaInteligência emocionalBurnoutEngagementAfetividade (Psicologia)Estudantes de medicinaTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015Considerando as evidências do impacto que a Inteligência Emocional (IE) tem ao nível da vertente negativa e positiva do bem-estar académico, o burnout e o engagement, respetivamente, e as elevadas exigências de trabalho a que os estudantes de medicina se encontram sujeitos, o presente estudo procura investigar a relação entre a IE e as duas vertentes do bem-estar académico junto destes estudantes, e analisar o seu papel enquanto fonte de recursos emocionais associados negativamente ao burnout e positivamente ao engagement. Concretamente, foi analisada a relação direta da IE com o burnout e o engagement, bem como o papel mediador do afeto positivo e do afeto negativo nessa relação. Para tal, foi aplicado um questionário onde estavam incluídas as escalas de medida de IE, do burnout, do engagement, do afeto positivo e do afeto negativo, a uma amostra de 487 estudantes de medicina. Os resultados demonstraram uma relação negativa entre a IE e o burnout, e uma relação positiva entre a IE e o engagement. No que concerne ambas as dimensões da variável humor, de um modo geral, os resultados confirmaram o seu papel mediador na relação entre a IE e ambas as vertentes do bem-estar académico. Especificamente, o afeto positivo encontrou suporte nos resultados enquanto mediador da relação da IE com o burnout e o engagement. Relativamente ao afeto negativo não foi comprovado o seu papel mediador na relação da IE e o burnout e, embora no caso da relação entre a IE e o engagement se tenha verificado essa mediação, esta não ocorreu na direção esperada. Em suma, a presente investigação aponta para importância da IE enquanto recurso e fonte de recursos emocionas, especificamente de afeto positivo, que impede não só os estudantes de medicina de experienciar atitudes cínicas para com o trabalho, e consequentemente de desenvolver burnout, como influência positivamente o engagement.Considering the evidences of the impact that Emotional Intelligence (EI) has in the negative and positive aspects of academic wellbeing, burnout and engagement, respectively, and the high demands that medicine students are subjected to, this study aims to investigate the relationship between EI and both sides of academic wellbeing among these students, and its role as source of emotional resources negatively associated with burnout and positively with engagement. In particular, it was analyzed the direct relationship of EI with burnout and engagement, as well as the mediating role of positive and negative affect in that relationship. To this end, a survey including EI, burnout, engagement, positive affect and negative affect measurement scales, was conducted with a sample of 487 medicine students. The results showed a negative relationship between EI and burnout, and a positive one between EI and engagement. Regarding the mood variable, generally, the results confirmed its mediating role in the relationship between EI and both aspects of academic wellbeing. Specifically, positive affect is supported by the results as mediator in the relationship of EI with burnout and engagement. For negative affect, it wasn’t proved its mediating role in the relationship of EI and burnout and, although in the case of the relationship between EI and engagement this mediation has been verified, this didn’t occur as expected. In conclusion, the present investigation points to the importance of EI as resource and a source of emotional resources, specifically of positive affect, preventing not only the medicine students to experience cynical attitudes toward work, and consequently to develop burnout, as wells as positively influencing engagement.Chambel, Maria José, 1962-Repositório da Universidade de LisboaViana, Bianca de Sá2015-11-19T18:47:15Z20152015-07-022015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:06:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:31.669407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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