Inteligência emocional e bem-estar académico dos estudantes de medicina : moderação pelo sexo?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/23576 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015 |
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Inteligência emocional e bem-estar académico dos estudantes de medicina : moderação pelo sexo?Estudantes de medicinaInteligência emocionalBurnoutBem-estarSexoTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da Inteligência Emocional (IE) como preditora do bem-estar dos estudantes de Medicina. Assim, hipotetizou-se que os estudantes com maiores níveis de IE, por um lado, apresentariam níveis reduzidos de burnout e, por outro, níveis elevados de engagement, quando comparados com estudantes com níveis inferiores de IE. Foi ainda hipotetizada a relação entre inteligência emocional e burnout ser moderada pelo sexo, de tal modo que é mais forte nas mulheres do que nos homens. Para tal, foi realizado um estudo no ano letivo 2014/2015 do curso superior de Medicina da Universidade de Lisboa, sendo que a amostra foi de 479 estudantes, cujas respostas a um questionário de autoavaliação foram posteriormente analisadas. Os resultados indicaram que existem, de fato, diferenças entre homens e mulheres, na relação entre IE e burnout, sendo os resultados superiores, em todas as situações, para as mulheres, exceto no caso do engagement, onde os homens registam um coeficiente de determinação superior. Esta investigação contribui para a questão da problemática do bem-estar académico, no contexto de estudantes de Medicina, nomeadamente na diferença registada entre os géneros. Apresenta ainda implicações práticas para considerações futuras, por parte das Universidades de Medicina, para que se proponham a educar futuros médicos com um grau de IE mais elevado e, consequentemente, um nível de bem-estar superior. Estes são aspectos que levarão a uma melhor qualidade na assistência aos serviços prestados.The present study aims to analyses the role of emotional intelligence (EI) as a predictor of well-being of medical students. Thus hypothesized that students with higher levels of EI would present reduced levels of burnout, and on the other hand, high levels of engagement, compared to students with lower levels of EI. It was also hypothesized the relationship between emotional intelligence and burnout be moderate for the gender, that is stronger in women than in men. To this end, it was conducted a study in 2014/2015 academic year, of the degree of medicine at the University of Lisbon, and the sample was of 479 students whose responses to a self- evaluation questionnaire were subsequently analyzed. The results indicated that there are, in fact, differences in the relationship between EI and burnout, in men and women, being the superior results in every situation, for women (except for engagement, where men are higher determination coefficient). This research contributes to the subject of academic welfare issues, in the context of medical students, in particular the difference recorded between the genders. Also features practical implications for possible future considerations by the universities of Medicine to propose to educate future doctors with a higher degree of EI and, consequently, a higher level of well-being. These are aspects that will lead to a better quality in the services provided.Chambel, Maria José, 1962-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Joana Rocha Rodrigues2016-04-29T16:34:33Z20152015-10-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23576porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:53.774649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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