Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lumbela, Narciso Amoroso Salomão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2078
Resumo: Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre na Área de Educação e Comunicação Multimédia
id RCAP_0cd855ca4a8bfc66ef39abf1a1a9b9eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.educação à distânciatecnologias de informação e comunicaçãoensino superiorMoçambiquedistance educationinformation technology and communicationhigher educationMozambiqueDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre na Área de Educação e Comunicação MultimédiaO presente estudo tem como tema “Educação a distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio” e foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia e teve como objectivo a análise do modelo de educação a distância adotado pela Escola Superior Aberta, refletindo sobre os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes relacionado com o uso de tecnologias educativas ajustadas à esta modalidade. Para a concretização do objectivo supracitado, privilegiámos a aplicação de um questionário e uma entrevista em profundidade como instrumentos de recolha de dados. Igualmente fez-se a revisão bibliográfica e documental. A amostra do estudo foi constituída por estudantes que frequentam cursos a distância oferecidos pela Escola Superior Aberta em Nampula. A principal conclusão a que chegamos foi a que, o modelo adotado por esta Escola se adequa a realidade e condições socioeconómicas e do desenvolvimento tecnológico da província de Nampula, uma vez que ficou demonstrado que os intervenientes têm acesso e habilidades de manipulação das tecnologias de informação e comunicação, necessitando apenas de alguns ajustes para responder a algumas necessidades específicas relacionadas com ambientes virtuais de aprendizagem.This study has its theme "Distance Education in higher Education in Mozambique: a reality, a challenge" and was developed under the scope of Master of Education and Multimedia Communication, aiming at analyzing the model of distance education adopted by (Higher Open School) ‘Escola Superior Aberta’, reflecting on the main obstacles faced by students related to the use of educational technologies set to this model. To achieve the aforementioned objective, it was privileged the use of a questionnaire and an interview in depth as instruments of data collection. In addition, a literature and documentary review were carried out. The study sample consisted of students attending distance courses offered by the Higher Open School ‘Escola Superior Aberta’ in Nampula. The main conclusion reached was that the model adopted by this school suits to the reality, socio-economic, and technological development conditions of Nampula Province, since it was shown that the participants have access to and hability of handling the information technology and communication, requiring only a few adjustments to respond to some specific needs related to virtual learning environments.Loureiro, AnaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLumbela, Narciso Amoroso Salomão2018-01-30T09:22:31Z2017-12-132017-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2078TID:201831155por201831155info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:42Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:14.478564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.
title Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.
spellingShingle Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.
Lumbela, Narciso Amoroso Salomão
educação à distância
tecnologias de informação e comunicação
ensino superior
Moçambique
distance education
information technology and communication
higher education
Mozambique
title_short Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.
title_full Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.
title_fullStr Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.
title_full_unstemmed Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.
title_sort Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.
author Lumbela, Narciso Amoroso Salomão
author_facet Lumbela, Narciso Amoroso Salomão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loureiro, Ana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Lumbela, Narciso Amoroso Salomão
dc.subject.por.fl_str_mv educação à distância
tecnologias de informação e comunicação
ensino superior
Moçambique
distance education
information technology and communication
higher education
Mozambique
topic educação à distância
tecnologias de informação e comunicação
ensino superior
Moçambique
distance education
information technology and communication
higher education
Mozambique
description Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre na Área de Educação e Comunicação Multimédia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
2017-12-13T00:00:00Z
2018-01-30T09:22:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2078
TID:201831155
url http://hdl.handle.net/10400.15/2078
identifier_str_mv TID:201831155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201831155
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032134459392