Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2078 |
Resumo: | Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre na Área de Educação e Comunicação Multimédia |
id |
RCAP_0cd855ca4a8bfc66ef39abf1a1a9b9eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2078 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.educação à distânciatecnologias de informação e comunicaçãoensino superiorMoçambiquedistance educationinformation technology and communicationhigher educationMozambiqueDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre na Área de Educação e Comunicação MultimédiaO presente estudo tem como tema “Educação a distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio” e foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia e teve como objectivo a análise do modelo de educação a distância adotado pela Escola Superior Aberta, refletindo sobre os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes relacionado com o uso de tecnologias educativas ajustadas à esta modalidade. Para a concretização do objectivo supracitado, privilegiámos a aplicação de um questionário e uma entrevista em profundidade como instrumentos de recolha de dados. Igualmente fez-se a revisão bibliográfica e documental. A amostra do estudo foi constituída por estudantes que frequentam cursos a distância oferecidos pela Escola Superior Aberta em Nampula. A principal conclusão a que chegamos foi a que, o modelo adotado por esta Escola se adequa a realidade e condições socioeconómicas e do desenvolvimento tecnológico da província de Nampula, uma vez que ficou demonstrado que os intervenientes têm acesso e habilidades de manipulação das tecnologias de informação e comunicação, necessitando apenas de alguns ajustes para responder a algumas necessidades específicas relacionadas com ambientes virtuais de aprendizagem.This study has its theme "Distance Education in higher Education in Mozambique: a reality, a challenge" and was developed under the scope of Master of Education and Multimedia Communication, aiming at analyzing the model of distance education adopted by (Higher Open School) ‘Escola Superior Aberta’, reflecting on the main obstacles faced by students related to the use of educational technologies set to this model. To achieve the aforementioned objective, it was privileged the use of a questionnaire and an interview in depth as instruments of data collection. In addition, a literature and documentary review were carried out. The study sample consisted of students attending distance courses offered by the Higher Open School ‘Escola Superior Aberta’ in Nampula. The main conclusion reached was that the model adopted by this school suits to the reality, socio-economic, and technological development conditions of Nampula Province, since it was shown that the participants have access to and hability of handling the information technology and communication, requiring only a few adjustments to respond to some specific needs related to virtual learning environments.Loureiro, AnaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLumbela, Narciso Amoroso Salomão2018-01-30T09:22:31Z2017-12-132017-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2078TID:201831155por201831155info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:42Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:14.478564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio. |
title |
Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio. |
spellingShingle |
Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio. Lumbela, Narciso Amoroso Salomão educação à distância tecnologias de informação e comunicação ensino superior Moçambique distance education information technology and communication higher education Mozambique |
title_short |
Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio. |
title_full |
Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio. |
title_fullStr |
Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio. |
title_full_unstemmed |
Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio. |
title_sort |
Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio. |
author |
Lumbela, Narciso Amoroso Salomão |
author_facet |
Lumbela, Narciso Amoroso Salomão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Loureiro, Ana Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lumbela, Narciso Amoroso Salomão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação à distância tecnologias de informação e comunicação ensino superior Moçambique distance education information technology and communication higher education Mozambique |
topic |
educação à distância tecnologias de informação e comunicação ensino superior Moçambique distance education information technology and communication higher education Mozambique |
description |
Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre na Área de Educação e Comunicação Multimédia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-13 2017-12-13T00:00:00Z 2018-01-30T09:22:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2078 TID:201831155 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2078 |
identifier_str_mv |
TID:201831155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201831155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137032134459392 |