Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loreiro, Iolanda Cadima Serra
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/106
http://hdl.handle.net/20.500.11816/106
Resumo: O presente estudo tem como objectivo central caracterizar o funcionamento executivo dando especial ênfase às capacidades de planeamento, inibição e flexibilidade do comportamento, através da aplicação da bateria neuropsicológica Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS) a sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico (TCE). Os sujeitos pertencentes ao GCTE constituem uma amostra de conveniência, ou seja, não-probabilística intencional, que atendeu a critérios rigorosos de inclusão e exclusão, passando assim a amostra a ser constituída por 20 sujeitos (nTCE=10; nC=10). Os resultados obtidos sugerem que existem diferenças significativas entre os grupos, essencialmente quanto aos tempos de execução das sub-provas da bateria neuropsicológica BADS. Estes resultados sugerem que os sujeitos vítimas de TCE apresentam paralelamente aos défices executivos uma redução na velocidade de processamento, requerendo assim mais tempo para executar este tipo de tarefas.
id RCAP_0cdf4651384564c89b96de6d2e151b4c
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálicotraumatismo crânio encefálicoO presente estudo tem como objectivo central caracterizar o funcionamento executivo dando especial ênfase às capacidades de planeamento, inibição e flexibilidade do comportamento, através da aplicação da bateria neuropsicológica Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS) a sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico (TCE). Os sujeitos pertencentes ao GCTE constituem uma amostra de conveniência, ou seja, não-probabilística intencional, que atendeu a critérios rigorosos de inclusão e exclusão, passando assim a amostra a ser constituída por 20 sujeitos (nTCE=10; nC=10). Os resultados obtidos sugerem que existem diferenças significativas entre os grupos, essencialmente quanto aos tempos de execução das sub-provas da bateria neuropsicológica BADS. Estes resultados sugerem que os sujeitos vítimas de TCE apresentam paralelamente aos défices executivos uma redução na velocidade de processamento, requerendo assim mais tempo para executar este tipo de tarefas.2011-10-17T10:14:34Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/106http://hdl.handle.net/20.500.11816/106porLoreiro, Iolanda Cadima Serrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-07T11:18:22Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-07T11:18:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
title Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
spellingShingle Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
Loreiro, Iolanda Cadima Serra
traumatismo crânio encefálico
title_short Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
title_full Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
title_fullStr Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
title_full_unstemmed Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
title_sort Caracterização do funcionamento executivo em sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico
author Loreiro, Iolanda Cadima Serra
author_facet Loreiro, Iolanda Cadima Serra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loreiro, Iolanda Cadima Serra
dc.subject.por.fl_str_mv traumatismo crânio encefálico
topic traumatismo crânio encefálico
description O presente estudo tem como objectivo central caracterizar o funcionamento executivo dando especial ênfase às capacidades de planeamento, inibição e flexibilidade do comportamento, através da aplicação da bateria neuropsicológica Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS) a sujeitos vítimas de traumatismo crânio encefálico (TCE). Os sujeitos pertencentes ao GCTE constituem uma amostra de conveniência, ou seja, não-probabilística intencional, que atendeu a critérios rigorosos de inclusão e exclusão, passando assim a amostra a ser constituída por 20 sujeitos (nTCE=10; nC=10). Os resultados obtidos sugerem que existem diferenças significativas entre os grupos, essencialmente quanto aos tempos de execução das sub-provas da bateria neuropsicológica BADS. Estes resultados sugerem que os sujeitos vítimas de TCE apresentam paralelamente aos défices executivos uma redução na velocidade de processamento, requerendo assim mais tempo para executar este tipo de tarefas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-10-17T10:14:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/106
http://hdl.handle.net/20.500.11816/106
url https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/106
http://hdl.handle.net/20.500.11816/106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544177273012224