Moda Plus Size

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Cátia Chiquita
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6637
Resumo: O tema deste projeto surge na constatação de uma falha no mercado como resposta a este tipo de consumidores- os consumidores plus size. Como designers de moda temos a nosso cargo a compreensão antropológica, ergonómica e psicológica do corpo humano e da ligação que a roupa faz com o seu usuário mas também com o próximo, na medida em que transmite mensagem e fomenta o discurso interpessoal. Desse modo, procurei neste projeto entender este tipo de consumidores, primeiro percebendo os contextos de branding e todas as envolvências do universo das marcas, e de seguida os contextos do mercado de moda atuais, falando dos seus paradoxos, do eu individual como consumidor consciente de moda, mas também a consciência de que se pertence a um nicho de mercado, constantemente estigmatizado, e de que modo uma marca de moda consegue ser adequada a esse público e ultrapassar as barreiras da ambiguidade. Surgem respostas a como caracterizar este tipo de consumidoras, quem são, mas também a realidade do mercado que enfrentam, e o esquecimento e negligência a que estão sujeitas como consumidoras devido a questões de obesidade. Por último procurarei dar algumas respostas positivas para uma maior oferta e para a consciencialização que este tipo de mercado pode ser frutífero, com exemplos de “fatshionistas” ativas em demostrar o seu descontentamento e dispostas a emergir como consumidoras de moda, assim como tentar demonstrar alguns exemplos de marcas reais, nacionais, e os seus esforços para se propagarem no mercado plus size. Após a fundamentação teórica segue-se o processo principal do projeto que será a criação da marca de moda dedicada a este público, seguindo o modelo TXM Branding para a criação do ADN da marca e o Modelo linear para a conceção de sistemas de identidade visual, para a elaboração da Identidade Visual da Marca.
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